União Farma
Informax

Cassilândia Urgente: Reforma da Avenida Juracy Lucas custará R$ 1.541.289,16

As obras de reforma e revitalização da Avenida Juracy Lucas terão um custo estimado pela Prefeitura Municipal de Cassilândia de R$ 1.541.289,16.

A previsão é que a obra estará concluída em seis meses.

Com custo nada modesto, espera-se que a reforma esteja concluída no prazo prometido de 180 dias e que seja diferente do que vem ocorrendo com a reforma da sede da Prefeitura prometida para ser concluída em julho do ano passado e continua em ritmo de tartaruga até hoje.

Esperamos também que a reforma seja feita com qualidade melhor do que o mal sucedido serviço de tapa buraco espalhado pela cidade.

Confira as imagens.

Compartilhe:

Brasil no mata-mata: veja dias e horários caso a Seleção avance

Caso avance em primeiro lugar do Grupo C, jogo dos 16-avos será em horário comercial

O Brasil enfrenta seu último adversário da fase de grupos da Copa do Mundo nesta quarta-feira (24). Às 19h (de Brasília), a Seleção Brasileira entra em campo contra a Escócia e caso avance para a próxima fase em primeiro lugar do Grupo C, jogará em horário comercial.

Na fase inédita, intitulada 16-avos, o Brasil pode ter diferentes adversários a depender de sua colocação na chave. O horário dos jogos também varia de acordo com o confronto que terá pela frente.

A Seleção Brasileira lidera o grupo com quatro pontos e depende apenas de si para avançar como líder da chave.

Veja cenários dos jogos do Brasil na Copa

Brasil passa em 1º lugar

  • 2ª fase: 29 de junho (segunda), às 14h
  • Oitavas de final: 5 de julho (domingo), às 17h
  • Quartas de final: 11 de julho (sábado), às 18h
  • Semifinal: 15 de julho (quarta), às 16h
  • Final: 18 de julho (sábado), às 18h

    Brasil passa em 2º lugar

    • 2ª fase: 29 de junho (segunda), às 22h
    • Oitavas de final: 4 de julho (sábado), às 14h
    • Quartas de final: 9 de julho (quinta), às 17h
    • Semifinal: 14 de julho (terça), às 16h
    • Final: 18 de julho (sábado), às 18h
  • Brasil passa em 3º lugar

    Na possibilidade da Seleção passar em terceiro lugar na chave, a data de cada confronto do mata-mata seria definida conforme a posição entre os melhores terceiros colocados.

    • 2ª fase: 30 de junho (terça), às 18h ou 22h

CNN Brasil

Compartilhe:

Lions Clube de Cassilândia empossa nova diretoria

Lions Clube de Cassilândia empossa nova diretoria

O Lions Clube de Cassilândia realizou neste final de semana a solenidade de posse de sua nova diretoria, consolidando um ciclo de renovação para a entidade que completa 34 anos de atuação ininterrupta em benefício da comunidade cassilandense. O evento marcou a transição de liderança de Marcos Antônio Peres Mata, para a nova presidente, Cássia Regina Calça. A nova composição da diretoria para o próximo período é formada pelos seguintes membros:

  • Presidente: Cássia Regina Calça.
  • Ex-presidente Imediato: Marcos Antônio Peres Mata.
  • 1º Vice-presidente: Demilto Camilo Silva.
  • 2º Vice-presidente: Norton Borges Rezende.
  • 1ª Secretária: Maria de Fátima Martins.
  • 2º Secretário: Nelmi Lourenço Garcia.
  • 1º Tesoureiro: Marcelo Leonel Toledo.
  • 2º Tesoureiro: Luís Antônio Leonel.
  • Diretora Social: Daniela Roberta Pereira Lata.
  • Diretor de Quadro Associativo: Ulysses Fernandes Magalhães.
  • Diretor de Patrimônio: João Teixeira Martins.
  • Assessor de Serviços: Edson de Lima Bobadilha.
  • Assessor de Comunicação e Marketing: Marco Antônio Peres Mata.

Durante o anúncio no programa Rotativa no Ar, destacou-se a importância do trabalho voluntário realizado pelos “leões” e “domadoras”, que há mais de três décadas desenvolvem serviços essenciais para Cassilândia. Os apresentadores reforçaram que a rádio permanece à disposição da nova diretoria para continuar divulgando as ações sociais e projetos da entidade. O Correio News’

 

Compartilhe:

Cassilândia: Condutor embriagado se envolve em acidente de trânsito e é preso pela Polícia Militar

Nessa sexta-feira (24/05), às 18h, policiais militares da 2ª Companhia de Cassilândia, subunidade integrante do 13° Batalhão de Polícia Militar, efetuaram a prisão de homem de 47 anos por conduzir embriagado veículo automotor e causar lesão corporal culposa em mulher de 20 anos, ao se envolver em acidente de trânsito.

Os policiais militares foram solicitados a comparecerem à rua Acyr Barbosa Sandoval, onde teria ocorrido um acidente de trânsito envolvendo um automóvel e uma motocicleta.

Ao chegarem ao local os policiais identificaram uma mulher de 20 anos caída ao solo, com fratura no fêmur, sendo que de acordo com a vítima e testemunhas, o acidente teria sido decorrente de uma colisão frontal entre uma Honda Biz conduzida pela vítima e um veículo GM Corsa conduzido por um homem de 47 anos.

A vítima foi encaminhada por uma ambulância à Santa Casal local e, durante entrevista ao outro envolvido, os policiais militares notaram que este apresentava visíveis sinais de embriaguez. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor por conduzir veículo automotor embriagado e lesão corporal culposa, sendo encaminhado à delegacia de polícia civil para as demais providências legais.

13º Batalhão de Polícia Militar – Polícia e comunidade unidas pela garantia da paz e da tranquilidade social!

Assessoria de Comunicação do 13º BPM

Compartilhe:

Homem agride esposa após discussão por venda de berço no Laranjeiras

Imagem ilustrativa gerada com auxílio de inteligência artificial (Fonte: Cassilândia Notícias)

Na noite de segunda-feira, 22 de junho, por volta das 19h53, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de lesão corporal decorrente de violência doméstica na Rua Odílio Ferreira dos Santos, no Jardim Laranjeiras. Uma jovem de 22 anos relatou que, durante uma conversa com seu marido, manifestou o desejo de vender o berço de um dos filhos. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta terça-feira, 23 de junho.

Diante da afirmação, o homem, de 31 anos, iniciou uma discussão agressiva e desferiu um tapa na região da testa da vítima. Após a mulher acionar o telefone 190, o suspeito se apossou de algumas mudas de roupa e fugiu do local. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e o autor responderá pela agressão contra a esposa. Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Conferência Municipal: Cassilândia define rumos do SUS neste dia 25 de junho

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "Participe! 1 শয় a Conferência Municipal de Saude SAUDE, DEMOCRACIA, SOBERANIA E SUS: CUIDAR DO POVO É CUIDAR DO BRASIL CASSILÂNDIA (MS) 田 25/jun/26 (quinta) Das 7h às 16h (MS) Rua Sebastião Leal, 600 Igreja Evangélica lica Avivamento Bíblico CONFIRA A PROGRAMAÇÃO SMS SECRETARIA MUNICIPAL SAÚDE Cassilándia TBaaиBo. SUS TRANUPARTNOMA CNS Conselho Nacional de Saúde Informações @prefeituracassilandia cassilandia.ms.gov.br gov.br"
Evento acontece no dia 25 de junho e reunirá profissionais, gestores e comunidade para debater políticas públicas de saúde
A Prefeitura de Cassilândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoverá no próximo dia 25 de junho, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”. O evento será realizado das 7h às 16h, na Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, localizada na Rua Sebastião Leal, nº 600.
A conferência é um importante espaço democrático de participação popular, onde usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores e representantes da sociedade civil poderão discutir propostas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.
A programação terá início às 7h com o credenciamento dos participantes. Às 7h30 será realizada a palestra magna com o tema da conferência, ministrada pelo advogado e especialista em Direito Público voltado à saúde, José Lourenço Braga Lira Marin.
Na sequência, às 9h45, serão apresentados os quatro eixos temáticos que nortearão os debates:
• Eixo I: Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
• Eixo II: Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
• Eixo III: Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde, com foco em questões climáticas e justiça socioambiental;
• Eixo IV: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
Após o intervalo para o almoço, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir e elaborar propostas relacionadas aos temas apresentados. As sugestões aprovadas serão encaminhadas à plenária final para apreciação e votação.
Outro momento importante da conferência será a eleição dos delegados que representarão Cassilândia na etapa estadual, levando as demandas e propostas definidas durante o encontro.
O encerramento está previsto para as 15h30, com um coffee break de confraternização entre os participantes.
A organização reforça o convite para que a população participe ativamente do evento, contribuindo com ideias e propostas para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, inclusiva e acessível para todos.
Serviço
Evento: 10ª Conferência Municipal de Saúde de Cassilândia
Data: 25 de junho
Horário: Das 7h às 16h (MS)
Local: Igreja Evangélica Avivamento Bíblico – Rua Sebastião Leal, 600
Tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”
Realização: Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Cassilândia e Conselho Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia
Pode ser uma imagem de texto que diz "Participe! ពំ 1 A 果 a Conferência Municipal de Saúde SAÚDE, DEMOCRACIA, SOBERANIA E ESUS: CUIDAR DO POVO É CUIDAR DO BRASIL CASSILÂNDIA (MS) 25 25/Jun/26 26 (quinta) Das 7h às 16h (MS) Rua Sebastião Leal, 600 Igreja Evangélica Avivamento Biblico CONFIRA A PROGRAMAÇÃO SMS MUNICIPAL Cassilandlia SAUDE SUS uMeTa Conselho Nacional CNS de Saude +Informações @prefeituracassilandia cassilandia. cassilandia.ms.gov.br ms.gov.br"
Compartilhe:

Panamá é eliminado da Copa do Mundo após 2ª derrota consecutiva

Jogadores disputam a posse da bola. (Foto: @fepafut no Twitter).

Croácia venceu o Panamá por 1 a 0 na noite desta terça-feira (23), no BMO Field, em Toronto, no Canadá, pela segunda rodada do Grupo L da Copa do Mundo. Ante Budimir marcou o gol da vitória no início do segundo tempo e eliminou a seleção panamenha, que perdeu os dois jogos que disputou no Mundial.

O resultado manteve a Croácia viva na disputa por uma vaga na próxima fase. A seleção chegou a três pontos e decidirá a classificação contra Gana, no sábado (27), às 16h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, nos Estados Unidos. No mesmo horário, o Panamá enfrenta a Inglaterra, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, apenas para cumprir tabela.

O jogo também marcou a 200ª partida de Luka Modric pela seleção croata. O meia começou como titular, participou da jogada do gol, mas teve atuação discreta e saiu aos 35 minutos do segundo tempo.

A Croácia teve mais posse de bola, mas encontrou dificuldade para criar chances claras. O Panamá assustou nos contra-ataques e chegou perto de abrir o placar no primeiro tempo. Murillo e Puma Rodríguez levaram perigo à defesa croata, mas não conseguiram superar o goleiro Livakovic.

A melhor chance croata antes do intervalo saiu aos 45 minutos. Baturina fez jogada individual na entrada da área e chutou forte. O goleiro Orlando Mosquera espalmou e evitou o gol.

O gol da vitória saiu aos nove minutos do segundo tempo. Stanisic avançou pela direita, tabelou com Pasalic e chegou à linha de fundo. Ele cruzou para a pequena área, a defesa panamenha falhou no corte, e Budimir apareceu livre na segunda trave para completar para o gol.

O Panamá reagiu aos 22 minutos e obrigou Livakovic a salvar a Croácia duas vezes. Bárcenas recebeu pela direita e finalizou forte. O goleiro espalmou para escanteio. Na sequência, Harvey cabeceou com perigo, e Livakovic fez nova defesa.

Nos minutos finais, a Croácia recuou para defender a vantagem. O Panamá pressionou, mas não conseguiu o empate. Aos 47 minutos, Murillo tentou de fora da área e voltou a assustar, sem mudar o placar.

Budimir, autor do gol, entrou no intervalo e decidiu a partida. O atacante de 34 anos defende o Osasuna, da Espanha, e é o maior artilheiro estrangeiro da história do clube. Ele nasceu em Zenica, na Bósnia e Herzegovina, e se mudou ainda bebê para a Croácia com a família durante a Guerra da Bósnia.

A Croácia busca manter a sequência de boas campanhas em Copas do Mundo. A seleção foi vice-campeã em 2018 e terminou em terceiro lugar em 2022. Campo Grande News

Compartilhe:

Aposta de MS acerta quina da Mega-Sena e leva R$ 17,9 mil

Volante de apostas da Mega-Sena. (Foto: Arquivo/Agência Brasil).

Uma aposta registrada em Campo Grande acertou cinco dezenas da Mega-Sena sorteada na noite desta terça-feira (23) e faturou R$ 17.929,48. O jogo foi realizado pelos canais eletrônicos das Loterias Caixa e ficou a um número de dividir o prêmio principal do concurso 3.022.

As dezenas sorteadas foram 2, 3, 8, 11, 17 e 22. O sorteio ocorreu no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP).

Segundo a Caixa Econômica Federal, apenas uma aposta no país acertou as seis dezenas e recebeu R$ 2.813.548,14. Outros 102 bilhetes fizeram a quina, com prêmio individual de R$ 8.964,74. No caso da aposta sul-mato-grossense, o valor foi maior porque o apostador escolheu sete números no volante.

Além da quina, Mato Grosso do Sul teve 82 apostas premiadas na quadra. Os valores variaram entre R$ 340,54 e R$ 1.702,70, conforme a quantidade de números apostados.

Campo Grande concentrou a maior parte dos ganhadores da quadra. Também houve apostas premiadas em Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Batayporã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Itaporã, Ivinhema, Jardim, Miranda, Mundo Novo, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Três Lagoas.

A estimativa da Caixa para o próximo concurso, que será realizado na quinta-feira (25), é de R$ 3,5 milhões. O prêmio acumulado para o sorteio especial também segue em crescimento e já soma R$ 12,9 milhões.

Campo Grande News

 

Compartilhe:

Cassilândia Urgente: Luciene Camargo assume nesta noite a presidência da Associação Comercial de Cassilândia

A professora e empresária Luciene Camargo é responsável por uma noite histórica em Cassilândia ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência da ACEC – Associação Comercial e Empresarial de Cassilândia.

O ato ocorre na sede da entidade com a presença de dezenas de comerciantes cassilandenses.

Luciene Camargo leva para a ACEC sua experiência como gestora do Colégio Geração e Universidade Anhanguera.

Confira a foto feita por Luiz da Gazeta.

Mesa diretora da ACEC

Compartilhe:

‘Não estava preparada’: família lamenta morte de idoso após cair de ônibus

Roberto Pupo morreu após bater a cabeça enquanto descia de um ônibus – Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Familiares e amigos lamentaram a morte de Roberto de Jesus Pupo, de 66 anos, que morreu na noite de segunda-feira (22). Roberto morreu após sair de um ônibus coletivo, cair e bater com a cabeça no chão. Ele foi socorrido e encaminhado para a Santa Casa, onde não resistiu.

Nas redes sociais, familiares lamentaram a morte de Roberto. Entre muitas publicações, algumas mudaram a foto de perfil para uma imagem de luto, simbolizando um momento de dor pela partida do idoso.

Nos comentários, muitos se solidarizaram com os familiares, prestando condolências. Uma irmã de Roberto publicou um texto emocionante em que descreve a relação entre os dois. “Não estava preparada para lhe dizer adeus, meu querido irmão Roberto Jesus Pupo […] Saber que não receberei mais suas mensagens de bom dia, que não ouvirei sua voz dizendo que nos amava deixa em minha vida um silêncio e um vazio difíceis de explicar”, escreveu.

Na mensagem, a mulher relata como Roberto era carinhoso ao demonstrar amor pela família. Nos comentários da publicação, diversos internautas desejaram força à família.

Queda do ônibus

Roberto morreu ao cair enquanto descia de um ônibus do transporte coletivo de Campo Grande na tarde de segunda-feira (22). Ele estava internado na Santa Casa.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima estava descendo do ônibus que faz a linha Coophavila II/Centro quando se desequilibrou e caiu.

Na ocasião, o idoso teria batido a cabeça no chão e apresentado sangramento. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.

A família autorizou a doação de órgãos e foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência. O caso foi registrado como morte decorrente de fato atípico.

Midiamax

Compartilhe:

Ex-governador Marcelo Miranda será velado na Alems nesta quarta-feira

Ex-governador Marcelo Miranda (Reprodução, Alems)

O velório do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, de 87 anos, acontecerá na Alems (Assembleia Legislativa de MS), na quarta-feira (24). O ex-político e avô do deputado estadual João Henrique Catan (Novo) morreu nesta terça-feira (23).

Segundo familiares, o ex-governador enfrentava problemas renais crônicos há anos e teve o quadro de saúde agravado recentemente após complicações de uma pneumonia. Por respeito e luto, a Casa de Leis está com suas bandeiras hasteadas a meio mastro. A Mesa Diretora também declarou luto oficial de três dias.

O velório será aberto ao público e começa às 8h. Natural de Belo Horizonte (MG), Marcelo Miranda Soares foi eleito prefeito de Campo Grande em 1976, nomeado governador do Estado de Mato Grosso do Sul no período de 1979 a 1980, eleito senador da República em 1982 e assumiu novamente o cargo de governador, em pleito direto ocorrido em 1986, para mandato no período de 1987 a 1990.

Ele veio para MS na década de 1970 para trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá, em Três Lagoas.

Nomeado governador

Quando Marcelo Miranda assumiu o governo, em 30 de junho de 1979, MS vivia um momento conturbado. Poucos dias antes, o então governador Harry Amorim Costa havia sido exonerado pelo presidente da República, João Batista Figueiredo, deixando vago o cargo máximo do Executivo estadual.

Como o estado não possuía vice-governador, coube ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Londres Machado, assumir interinamente o comando do governo.

A solução para a crise institucional passou pela própria Assembleia. Em 13 de junho de 1979, o Parlamento realizou sua primeira sessão extraordinária — antes mesmo da primeira sessão ordinária — para comunicar oficialmente aos deputados a exoneração do governador e definir os procedimentos legais necessários para garantir a continuidade administrativa do Estado.

Primeiro mandato

Amparado pelo artigo 55 da Constituição Estadual, que havia entrado em vigor poucas horas antes, Londres Machado permaneceu à frente do Executivo por pouco mais de duas semanas. O período de interinidade chegou ao fim em 29 de junho.

Midiamax

Compartilhe:

Dívidas podem ter motivado sequestro de jovem abandonado em área de mata

Vista aérea de Ladário. (PML, Divulgação)

Um rapaz, de 25 anos, foi sequestrado por homens encapuzados e abandonado em uma área de mata em Ladário, a 426 km da Capital. A vítima, moradora de Campo Grande, foi encontrada no fim da tarde desta segunda-feira (22) e dívidas podem ter motivado a ação criminosa.

Conforme o boletim de ocorrência, a vítima foi abordada por indivíduos encapuzados no domingo (21) e levada para uma casa desconhecida na cidade. Durante todo o tempo, ele teria permanecido com o rosto coberto, não conseguindo identificar os suspeitos, tampouco falar da quantidade de pessoas envolvidas.

O rapaz teria sofrido agressões físicas, sendo posteriormente abandonado na área de mata. Ao ser questionado sobre a motivação dos fatos, ele informou que possui dívidas com algumas pessoas e acredita que elas possam estar envolvidas.

Para a polícia, um familiar disse que, por volta das 18h, recebeu uma mensagem enviada do celular da vítima com uma foto e também a localização de onde estava. Assim, foi até lá e encontrou o jovem caído na área de mata.

O familiar acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o rapaz foi encaminhado para o pronto-socorro, onde o médico plantonista informou que ele estava consciente, orientado, mas se queixava de dores abdominais e nos braços. Dessa forma, passaria por exames de imagem e permaneceria em observação.

O caso foi registrado como lesão corporal dolosa, sequestro e cárcere privado.
Midiamax
Compartilhe:

SEBRAE Móvel chega a Cassilândia com atendimento gratuito para fortalecer pequenos negócios

Empresários, microempreendedores e quem deseja regularizar ou iniciar seu negócio terão uma oportunidade especial em Cassilândia nos dias 23 e 24 de junho. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae, promove o atendimento do SEBRAE Móvel, oferecendo orientações e serviços gratuitos voltados ao desenvolvimento empresarial.

A ação será realizada na Praça São José, das 8h às 17h (horário de Brasília), com plantão especial para abertura de MEIs, regularização empresarial, esclarecimentos sobre CNPJs e consultorias para micro e pequenas empresas.

Durante os dois dias de atendimento, empreendedores poderão receber suporte prático para organização financeira, emissão de guias, declarações e melhorias na gestão dos negócios. O objetivo é facilitar o acesso a serviços essenciais e contribuir para o fortalecimento do ambiente empreendedor no município.

O atendimento será direcionado para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), com orientações técnicas e acompanhamento especializado para auxiliar no crescimento sustentável dos empreendimentos locais.

A iniciativa integra as ações de incentivo ao empreendedorismo e reforça o compromisso de aproximar soluções e oportunidades dos empresários cassilandenses.

Os atendimentos são totalmente gratuitos.

Serviço:
Praça São José – Cassilândia
23 e 24 de junho
Das 8h às 17h (horário de Brasília)
Mais informações pelos WhatsApps: (67) 92000-3754 ou (67) 92000-3753

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia

Compartilhe:

Cassilândia recebe Ônibus Lilás com ações gratuitas voltadas às mulheres no Junho Prata

Iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul promoverá atendimento, acolhimento e diálogos sobre o envelhecimento feminino no município

Cassilândia será uma das cidades contempladas com a passagem do Ônibus Lilás, unidade móvel do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que desenvolve ações de orientação, acolhimento e promoção de direitos para as mulheres. A atividade acontecerá no próximo dia 23 de junho, a partir das 13h, na Câmara Municipal de Cassilândia.

A ação integra a campanha Junho Prata, voltada à conscientização sobre o envelhecimento e à valorização da pessoa idosa. Durante o evento, serão realizados atendimentos gratuitos, rodas de conversa, escuta qualificada e atividades de diálogo com foco nas mulheres, abordando temas relacionados ao envelhecimento, cidadania, direitos e qualidade de vida.

O Ônibus Lilás é coordenado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas (Subsidoso) e a Secretaria de Estado da Cidadania. A iniciativa percorre os municípios sul-mato-grossenses levando informação, orientação e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público feminino.

A chegada da unidade móvel a Cassilândia representa uma importante oportunidade para que as mulheres do município tenham acesso a serviços de acolhimento e orientação, além de participarem de um espaço de troca de experiências e reflexão sobre os desafios e as potencialidades do envelhecimento.

A Prefeitura de Cassilândia convida toda a população, especialmente as mulheres, para participar da programação e aproveitar os serviços disponibilizados gratuitamente durante a ação.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia

Compartilhe:

Confira os resultados dos jogos de segunda-feira (22) na Copa

As seleções dos grupos I e J entraram em campo nesta segunda-feira (22) na Copa do Mundo de 2026.

O maior destaque foi a atual campeã, Argentina, que venceu a Áustria com placar de 2 a 0. O atacante Lionel Messi se isolou como o maior artilheiro dos Mundiais masculinos ao marcar os dois gols contra os austríacos e garantir a classificação dos argentinos para o mata-mata.

>> Veja os resultados dos jogos desta segunda-feira:

Argentina 2 x 0 Áustria (Grupo J)

A Argentina venceu a Áustria com dois gols de Lionel Messi, que se tornou o maior artilheiro de Copas. Com seis pontos, a Argentina lidera o Grupo J. Pela última rodada da fase de grupos, os hermanos voltam a jogar em Dallas, agora com a seleção jordaniana, às 23h de sábado (27).

França 3 x 0 Iraque (Grupo I)

A França venceu por 3 a 0 o Iraque, com dois gols de Kylian Mbappé. O atacante já tem 16 gols marcados em três Copas do Mundo. Os franceses assumem a liderança do grupo. O início do segundo tempo da partida foi adiado devido a tempestades, e o jogo só foi retomado após mais de duas horas.

Noruega x Senegal (Grupo I) – em andamento

Com uma vitória, a Noruega chega a seis pontos, garantindo vaga na próxima fase. O Senegal busca seus primeiros pontos, na esperança de, com uma vitória na rodada final contra o Iraque, tentar se classificar entre os oito melhores terceiros colocados.

Jordânia x Argélia (Grupo J) – em andamento

A última partida do dia será entre Jordânia e Argélia, que buscam avançar entre as oito melhores terceiras colocadas, após derrotas na primeira rodada. Agencia Brasil

Compartilhe:

Homem de 69 anos é preso em flagrante após agredir esposa

Imagem ilustrativa gerada com auxílio de inteligência artificial (Fonte: Cassilândia Notícias)

Na última sexta-feira, 19 de junho, por volta das 16h52, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na Rua Antônio de Freitas Pedrosa, na Vila Imperatriz. Uma mulher de 49 anos relatou que seu marido, de 69 anos, retornou para casa visivelmente embriagado após passar o dia fora. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta segunda-feira, 22 de junho.

De acordo com o depoimento, o autor passou a ofendê-la com palavras de baixo calão e a empurrou sobre a cama, desferindo socos contra sua face. Em um ato de defesa, a vítima lançou uma escova contra o agressor, causando um corte em seu supercílio. Diante dos fatos, a PM deu voz de prisão ao homem, que foi encaminhado à delegacia. A vítima passou por exame de corpo de delito na Santa Casa de Misericórdia antes de prosseguir com o registro da ocorrência. Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Falta de profissionais leva MPMS a recomendar reestruturação da assistência social em Cassilândia

Visualizar

Município tem até 60 dias para adequar quadro de profissionais da assistência social às exigências do Suas e garantir continuidade dos serviços

A estrutura dos principais equipamentos da assistência social de Cassilândia passou a ser alvo de recomendação formal do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que orientou o município a adequar, em prazo determinado, as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) aos parâmetros exigidos nacionalmente.

A medida, expedida pela 2ª Promotoria de Justiça do município, determina que a administração municipal adote providências para recompor o quadro de profissionais responsáveis pelo atendimento à população em situação de vulnerabilidade. O documento foi elaborado após análise técnica da rede socioassistencial, com base em dados oficiais, reuniões com órgãos locais e levantamento detalhado da estrutura existente.

O principal ponto da recomendação é a constatação de que o quadro atual de servidores não atende integralmente às normas do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Segundo o diagnóstico, há indícios de defasagem na composição das equipes, especialmente quanto à presença de profissionais de nível médio, considerados essenciais para o funcionamento adequado dos serviços.

Medidas solicitadas

Diante desse cenário, o Promotor de Justiça Guilermo Timm Rocha recomendou que o Município de Cassilândia regularize a situação no prazo de até 60 dias, com base nas diretrizes da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Suas e nas resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social.

A recomendação leva em consideração o porte do município — classificado como pequeno porte II —, condição que estabelece quantitativos mínimos de profissionais para garantir a execução das políticas públicas de assistência social.

Outro eixo da medida trata da continuidade dos serviços. O Promotor de Justiça orienta que o município não apenas preencha as vagas atualmente necessárias, mas também adote mecanismos permanentes para evitar novas descontinuidades decorrentes de afastamentos, exonerações ou vacâncias. O objetivo é assegurar estabilidade no atendimento e evitar prejuízos à população usuária.

A orientação também destaca a importância da realização de concurso público para o provimento das vagas. A medida busca fortalecer a estrutura administrativa de forma permanente, em conformidade com os princípios da legalidade, impessoalidade e eficiência da administração pública.

O documento ainda estabelece obrigações de transparência e acompanhamento. O município deverá informar ao MPMS, no prazo de 10 dias úteis, se irá acatar as orientações. Em seguida, deverá apresentar relatório detalhado contendo a composição atual das equipes, as medidas adotadas para adequação, os vínculos dos profissionais e o cronograma de implementação das ações pendentes.

A recomendação ocorre em um contexto mais amplo de fiscalização da política de assistência social no município. Durante o acompanhamento, também foram identificadas dificuldades relacionadas à estrutura física dos equipamentos, à organização dos atendimentos e à articulação entre os órgãos que compõem a rede de proteção, como saúde, educação e Conselho Tutelar.

Esses fatores reforçaram a necessidade de atuação prioritária na área de recursos humanos, considerada peça-chave para o funcionamento do sistema. As equipes do Cras e do Creas atuam desde o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade até o atendimento de casos de violação de direitos, o que exige uma estrutura mínima adequada para garantir a qualidade e a continuidade dos serviços.

O acompanhamento do caso segue em curso, com foco na implementação das medidas recomendadas e nos impactos práticos dessas mudanças para a população atendida no município.

Texto: Alessandra Frazão
Foto: Banco de imagens
Revisão: Fabrício Judson

Número dos autos no MPMS: 09.2026.00001150-7

Compartilhe:

Campanha “Junho Prata” oferece mutirão de serviços nesta terça-feira

Pode ser uma imagem de ‎texto que diz "‎JUNHO PRATA Mês de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa PALESTRA SOBRE PROTEÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS NA TERCEIRA IDADE Palestra com Larissa Diniz Paraguassu Jornalista e Subsecretária de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas de MS. 18 18h 23 junho 8 Câmara de Cassilândia Realização: CÂMARA MUNICIPALDE DE CASSILANDIA هن Apoio/Parceria: SMAS SMS SENDE VUNCIPALDE SECRETARIA SECHENON SECRETAR Cassilandlia SOCL SOCIAL SALDE GOVERNO DE Mato Grosso Grosso do doSul‎"‎Evento acontece no dia 23 de junho, na Câmara Municipal, e abordará a proteção e a garantia dos direitos da terceira idade_

Especialista do Governo do Estado participa da programação e reforça a importância do combate à violência contra a pessoa idosa

Como parte das ações da campanha Junho Prata, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, Cassilândia receberá uma importante palestra voltada à conscientização, proteção e promoção dos direitos da terceira idade. O evento será realizado no dia 23 de junho, às 18 horas, na Câmara Municipal de Cassilândia.

A palestra terá como tema “Proteção e Garantia dos Direitos na Terceira Idade” e será ministrada por Larissa Diniz Paraguassu, jornalista e subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas de Mato Grosso do Sul. A iniciativa busca ampliar o debate sobre os direitos da população idosa, promovendo informação, conscientização e o fortalecimento das políticas públicas voltadas a esse público.

A ação integra a programação do Junho Prata, campanha que mobiliza instituições públicas e a sociedade para o enfrentamento de todas as formas de violência contra a pessoa idosa, incentivando o respeito, a dignidade e a valorização daqueles que contribuíram para a construção da comunidade.

O evento é uma realização da Câmara Municipal de Cassilândia, com apoio da Prefeitura Municipal de Cassilândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além da parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A participação é aberta à população e representa uma oportunidade para que familiares, profissionais da área, cuidadores e a comunidade em geral ampliem seus conhecimentos sobre os direitos da pessoa idosa e sobre a importância da construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

**Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia*

 

 

Compartilhe:

Messi marca contra a Áustria, chega a 17 gols e se torna o maior artilheiro da história das Copas

Messi marcou seu 17º gol em Copas. (Foto: Reprodução, Fifa)

Lionel Messi escreveu mais um capítulo histórico na Copa do Mundo nesta segunda-feira (22). O camisa 10 da Argentina marcou contra a Áustria, pela segunda rodada do Grupo J, chegou a 17 gols em Mundiais e se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

O gol saiu aos 38 minutos do primeiro tempo, quando Facundo Medina foi acionado pela esquerda e rolou para o meio da área. Thiago Almada fez o corta-luz e Messi apareceu livre para finalizar de canhota no canto direito do goleiro Alexander Schlager, abrindo o placar para a atual campeã mundial.

A marca coloca o argentino isolado no topo da lista histórica de goleadores do torneio. Antes da partida, Messi dividia a liderança com o alemão Miroslav Klose, ambos com 16 gols. Agora, o astro argentino assume sozinho o primeiro lugar, com 17.

Pênalti perdido

O feito ganha ainda mais destaque porque aconteceu poucos minutos depois de um momento de frustração. Aos nove minutos, Messi desperdiçou uma cobrança de pênalti marcada após revisão do VAR. O argentino deslocou o goleiro austríaco, mas chutou para fora, registrando seu terceiro pênalti perdido em edições de Copa do Mundo.

Mesmo após o erro, o camisa 10 seguiu sendo o principal nome da partida. Com liberdade dada pelo técnico Lionel Scaloni, Messi tem atuado como um meia-atacante central, sem grandes obrigações defensivas. O esquema argentino favorece sua movimentação por todo o setor ofensivo, permitindo que apareça constantemente próximo da área adversária.

A estratégia tem funcionado. Messi tem sobrado em campo nesta Copa, chegando com frequência para finalizar e sendo constantemente procurado pelos companheiros, que direcionam muitas das jogadas para o capitão argentino.

Disputa em aberto

Apesar da nova marca histórica, a disputa pela artilharia das Copas ainda promete fortes emoções nesta edição do Mundial. O francês Kylian Mbappé soma 14 gols em Copas do Mundo e tem demonstrado apetite para ampliar rapidamente seus números. Aos 27 anos, o atacante ainda possui idade para desafiar o recorde estabelecido pelo argentino.

Com o gol diante da Áustria, o ranking histórico dos maiores artilheiros das Copas passa a ter Messi na liderança isolada, seguido por Miroslav Klose, com 16 gols, Ronaldo Fenômeno, com 15, e Kylian Mbappé e Gerd Müller, ambos com 14.

Midiamax

Compartilhe:

Cassilândia: Homem de 69 anos é preso em flagrante após agredir esposa

Imagem ilustrativa gerada com auxílio de inteligência artificial (Fonte: Cassilândia Notícias)

Na última sexta-feira, 19 de junho, por volta das 16h52, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na Rua Antônio de Freitas Pedrosa, na Vila Imperatriz. Uma mulher de 49 anos relatou que seu marido, de 69 anos, retornou para casa visivelmente embriagado após passar o dia fora. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta segunda-feira, 22 de junho.

De acordo com o depoimento, o autor passou a ofendê-la com palavras de baixo calão e a empurrou sobre a cama, desferindo socos contra sua face. Em um ato de defesa, a vítima lançou uma escova contra o agressor, causando um corte em seu supercílio. Diante dos fatos, a PM deu voz de prisão ao homem, que foi encaminhado à delegacia. A vítima passou por exame de corpo de delito na Santa Casa de Misericórdia antes de prosseguir com o registro da ocorrência.

Cassilândia Notícias

Compartilhe:

Apreensão de 50 toneladas de cocaína na fronteira de MS teve apoio dos EUA e Bolivia e pode ser a maior da história do Brasil

Operação nos estados de MT e MS envolveu agentes da Receita, da PF e do Exército em colaboração com EUA e Bolívia. Droga estava em oito caminhões, escondida em cerca de 260 toneladas de madeira.

Uma operação internacional realizada neste domingo (21) levou à apreensão de uma carga suspeita de transportar dezenas de toneladas de cocaína escondidas em madeira em Mato Grosso do Sul na fronteira do Brasil com a Bolívia. A ação ocorreu em Corumbá (MS) e em Cáceres (MT) e pode resultar na maior apreensão de cocaína já registrada no Brasil.

A operação, batizada de Timber Shield, foi coordenada pela Receita Federal com apoio da Polícia Federal, Exército Brasileiro, autoridades da Bolívia e dos Estados Unidos.

Segundo a Receita, com base em ocorrências anteriores, calcula-se que entre 10% e 20% do peso da madeira possa corresponder a cocaína, com potencial para atingir de 20 a 50 toneladas da droga.

Como a droga era escondida?

 

A droga foi encontrada em estado líquido e misturada à própria estrutura da madeira — Foto: Receita Federal
A droga foi encontrada em estado líquido e misturada à própria estrutura da madeira — Foto: Receita Federal

Segundo a Receita Federal, a cocaína não estava armazenada em tabletes ou pacotes, como ocorre na maioria das apreensões. Os criminosos encharcaram a madeira com a cocaína, que estava em estado líquido.

Esse método é considerado sofisticado e tem sido utilizado por organizações criminosas para dificultar a identificação da droga durante inspeções em portos, estradas e fronteiras. A técnica altera a aparência da carga e permite que a substância ilícita seja transportada junto com um produto aparentemente legal.

As autoridades monitoravam o esquema após receberem informações de inteligência compartilhadas entre Brasil, Estados Unidos e Bolívia.

Segundo a Receita Federal, análises de inteligência compartilhadas por autoridades dos Estados Unidos e pela Aduana da Bolívia indicavam a possibilidade real de que a carga estivesse contaminada com cocaína. A suspeita levou ao monitoramento dos caminhões ainda na região de fronteira.

A partir dessas informações, equipes iniciaram uma fiscalização reforçada na fronteira e interceptaram oito caminhões carregados com madeira.

Do total, quatro veículos foram retidos em Corumbá (MS) e outros quatro em Cáceres (MT).

Durante as inspeções, um cão farejador demonstrou interesse excessivo na carga, reforçando as suspeitas das equipes de fiscalização e contribuindo para o aprofundamento das análises. As cargas somam aproximadamente 260 toneladas de madeira.

Testes preliminares realizados pelas equipes de perícia apontaram indícios da presença de cocaína na carga. No entanto, a confirmação definitiva ainda depende das análises laboratoriais conduzidas pela Polícia Federal, que acompanha a custódia dos caminhões e a investigação do caso.

Quantidade pode chegar a 50 toneladas

 

Material estava em caminhões apreendidos pelos agentes — Foto: Divugação
Material estava em caminhões apreendidos pelos agentes — Foto: Divugação

Com base em apreensões anteriores que utilizaram o mesmo método de ocultação, a Receita Federal estima que entre 10% e 20% do peso total da carga possa corresponder à cocaína.

Se a suspeita for confirmada, o volume pode variar entre 20 e 50 toneladas da droga.

Segundo a Receita, esse número colocaria a operação como a maior apreensão de cocaína da história do Brasil e uma das maiores já registradas no mundo.

Ligação com apreensão recorde no Chile

As investigações também apontam semelhanças com outras apreensões realizadas recentemente no Peru, o que reforça a suspeita de atuação de uma organização criminosa transnacional utilizando o mesmo método para transportar cocaína em grandes volumes pela América do Sul.

A suspeita é que o esquema descoberto em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso pode estar ligado a uma apreensão realizada no Chile no último dia 6 de junho.

Na ocasião, autoridades chilenas interceptaram cerca de 100 toneladas de cocaína provenientes da Bolívia utilizando exatamente o mesmo método: cocaína líquida misturada à madeira.

Informações compartilhadas pelos Estados Unidos indicam que as cargas apreendidas no Chile e no Brasil teriam saído do mesmo centro de produção localizado em território boliviano.

Qual seria o destino da droga?

De acordo com as informações obtidas durante a operação, a carga tinha como destino os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Parte dos caminhões seguiria para Campo Grande antes da distribuição da mercadoria.

Enquanto os laudos definitivos não são concluídos, os caminhões permanecem sob vigilância das autoridades. Em Corumbá, as cargas estão armazenadas no pátio da Agesa, principal porto seco da região e importante terminal logístico e aduaneiro na fronteira com a Bolívia.

A investigação da Polícia Federal deverá identificar os responsáveis pelo transporte, os destinatários da carga e os países que receberiam a cocaína.

Investigação continua

A Polícia Federal acompanha a custódia da carga e conduz as análises que irão determinar a quantidade exata de droga transportada.

Também participaram da operação a Receita Federal, o Exército Brasileiro, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), de Mato Grosso, e as polícias técnico-científicas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Segundo a Receita Federal, as cargas permanecem sob fiscalização e não poderão retornar para a Bolívia. Os trabalhos periciais continuam para confirmar a presença da droga e determinar o volume exato apreendido.

Para as autoridades, a operação evidencia o grau de sofisticação das organizações criminosas que atuam no tráfico internacional e demonstra a importância da cooperação entre os países no combate ao crime organizado.

Fonte: Mirian Machado, G1 MS 

Compartilhe:

Técnico de Escolinha de futebol é morto e corpo é encontrado em concreto dentro de geladeira

O professor de escolinha de futebol Euclides de Oliveira, de 62 anos

O caso ocorreu em Uberlândia e chamou atenção pela brutalidade. O professor de escolinha de futebol Euclides de Oliveira, de 62 anos, estava desaparecido desde 8 de junho e foi encontrado morto dentro de uma geladeira, com o corpo envolvido em concreto. A Polícia Civil investiga o crime como sequestro, tortura, homicídio e ocultação de cadáver.

O que se sabe até agora

Euclides foi retirado à força da porta de sua casa por homens que chegaram em veículos e o levaram sob ameaça. Câmeras de segurança registraram a ação.

A principal linha de investigação aponta que ele foi levado para um galpão, onde teria sido submetido a um chamado “tribunal do crime”, prática associada a facções criminosas.

O corpo foi localizado após a polícia analisar imagens de monitoramento que mostravam o transporte de uma geladeira considerada suspeita. Dentro dela, os investigadores encontraram o cadáver concretado e com sinais de queimaduras.

Segundo a investigação, integrantes do grupo criminoso acusavam Euclides de um suposto abuso sexual contra uma criança de 9 anos. No entanto, a Polícia Civil informou que não encontrou registros de ocorrência, denúncias formais ou provas que sustentassem a acusação até o momento.

A polícia identificou que, após o sequestro, suspeitos compraram materiais como cimento e areia, que teriam sido usados para ocultar o corpo.

Três pessoas já foram presas temporariamente por suspeita de participação direta no crime. Outras duas foram detidas em flagrante durante a operação policial por tráfico de drogas.

Quem era a vítima

Euclides de Oliveira era conhecido por atuar como professor e treinador em escolinhas de futebol na região. Familiares e amigos chegaram a mobilizar buscas e divulgar cartazes após seu desaparecimento.

Próximos passos da investigação

A Polícia Civil continua apurando a participação de outros envolvidos, a dinâmica exata do homicídio e a motivação do crime. Exames periciais e análises complementares devem ajudar a esclarecer todos os detalhes do caso

Araçatuba News

Compartilhe:

Homem em surto procura delegacia e diz ter cometido homicídio inexistente em Paraíso das Águas

Polícia Civil de Paraíso das Águas

Uma situação incomum mobilizou a Polícia Civil de Paraíso das Águas no final da tarde da última quinta-feira (19). Um homem em aparente surto psicológico procurou espontaneamente a delegacia do município afirmando ter cometido um homicídio. Após diligências e apurações realizadas pelas autoridades, foi constatado que nenhum crime havia ocorrido.

De acordo com o registro policial, o homem chegou à unidade descalço, sem camisa, visivelmente alterado e apresentando comportamento desorientado. Conforme relato dos policiais, ele batia insistentemente na porta da delegacia e fazia declarações desconexas, demonstrando nervosismo e medo.

Durante o atendimento, afirmou ter matado uma pessoa utilizando um pedaço de madeira e chegou a solicitar que fosse preso. Diante do estado emocional apresentado e visando preservar sua integridade física e a segurança de terceiros, os policiais decidiram mantê-lo temporariamente em uma das celas da delegacia enquanto os fatos eram apurados.

Na sequência, equipes realizaram diligências pela cidade em busca de informações que pudessem confirmar a suposta ocorrência. Também foram feitas consultas ao hospital local e à Polícia Militar. Nenhuma vítima ou situação compatível com o relato foi encontrada.

Durante as investigações, familiares do homem foram localizados e informaram que ele possui histórico de transtornos mentais e faz uso de medicação controlada. Segundo os parentes, ele estaria afastado temporariamente de suas atividades em uma propriedade rural da região e não estaria utilizando regularmente os medicamentos prescritos.

Ainda conforme a família, episódios semelhantes já ocorreram em outras ocasiões durante períodos de interrupção do tratamento médico.

A Polícia Civil também constatou que o homem já havia sido atendido anteriormente em ocorrência relacionada ao mesmo quadro de alteração comportamental, reforçando a hipótese de surto psicológico.

Após a confirmação de que não havia qualquer crime ou vítima relacionada às declarações apresentadas, a ocorrência foi registrada apenas para fins de informação e acompanhamento.

Por solicitação dos familiares, o homem permaneceu sob proteção na delegacia durante a noite e posteriormente foi entregue aos cuidados da família para continuidade do tratamento médico e retorno ao local onde reside e trabalha.

A Polícia Civil ressaltou que não houve registro de vítima, homicídio ou qualquer outro fato criminoso relacionado às declarações feitas pelo homem durante o episódio.

Com informações: BNC Notícias

Compartilhe:

Chefe do tráfico é executado em estacionamento de pizzaria

Maurilho Murer Chaves, de 36 anos, foi assassinado a tiros na noite deste domingo

Maurilho Mures Chaves, de 36 anos, apontado como chefe do tráfico na Vila Nhanhá, foi assassinado a tiros no estacionamento de uma pizzaria no bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande, na noite de domingo. Três homens aguardaram a vítima no local e efetuaram os disparos antes de fugir. Maurilho tinha sete passagens pela polícia, incluindo tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Conforme apurado pela reportagem, o crime ocorreu por volta das 22h30. A suspeita inicial é de que a execução tenha sido motivada por um possível acerto de contas. Maurilho seria apontado como um dos chefes do tráfico na região da Vila Nhanhá.

Leia Também
Responsável por abastecer bocas de fumo na Nhá-Nhá é preso pela Denar

A vítima foi atingida por disparos na cabeça e no tronco. Segundo informações preliminares, ao menos três homens participaram da ação. Dois deles estariam armados. O grupo teria aguardado Maurilho no estacionamento.


Parte do couro cabeludo com cabelo da vítima foi encontrado no estacionamento da pizzaria (Foto: Juliano Almeida)

Antes do crime, ele estava em um bar ao lado do local. Quando seguiu para o estacionamento, foi surpreendido pelos atiradores, que estavam em uma motocicleta e em uma Volkswagen Saveiro.

Após os disparos, os suspeitos fugiram. Maurilho caiu no estacionamento. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima morreu antes da chegada do socorro.

Na manhã desta segunda-feira, a reportagem esteve no local e encontrou marcas deixadas pela perícia no canto do estacionamento, além de vestígios do crime, como partes de um relógio quebrado, manchas de sangue, massa encefálica da vítima e partes do couro cabeludo e do cabelo.
Chefe do tráfico da Nhanhá é executado em estacionamento de pizzaria


Parte de relógio quebrado ficou espalhada no estacionamento onde Maurilho foi assassinado (Foto: Juliano Almeida)

Tráfico de drogas – Maurilho já havia sido apontado, em 2014, como responsável por abastecer bocas de fumo na Vila Nhanhá. Na época, ele foi preso pela Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico).

Segundo registro do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o homem tinha outras seis passagens pela polícia, registradas entre 2006 e 2014, por crimes como tráfico de drogas, posse de droga para consumo pessoal, violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo.

 Campo Grande News

Compartilhe:

Fundo falso em carreta escondia mais de 4 toneladas de maconha

Fundo falso em carreta escondia mais de 4 toneladas de maconha

Uma ação conjunta de inteligência entre a Polícia Federal de Guaíra e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Dourados resultou na apreensão de 4.417 quilos de maconha durante a madrugada deste domingo (21), no oeste do Paraná.

De acordo com as informações divulgadas pelas forças de segurança, a operação teve início na região da Ponte Ayrton Senna, importante corredor de ligação entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Após o monitoramento do veículo suspeito, uma carreta com placas paraguaias foi abordada no município de Terra Roxa (PR).

Durante a fiscalização, os policiais solicitaram a documentação do veículo e do motorista. O condutor informou que não portava os documentos, o que levou as equipes a realizarem uma vistoria mais minuciosa na carreta.

No semirreboque, do tipo graneleiro, os agentes localizaram um compartimento oculto, conhecido como fundo falso. No local estavam escondidos diversos fardos de maconha, que após pesagem totalizaram 4.417 quilos da droga.

O motorista foi preso em flagrante. Durante a abordagem, ele optou por exercer o direito constitucional de permanecer em silêncio.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra, onde serão realizados os procedimentos de polícia judiciária e as investigações para identificar a origem e o destino da carga ilícita.

Dourados News

Compartilhe:

Inocência: Tribunal decide que ‘Casa da Barbie’ deve deixar imóvel comprado em leilão

Tribunal rejeitou argumento de benfeitorias feitas pelo ocupante e manteve decisão que determina a entrega do imóvel em Inocência

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) manteve a decisão que determina a desocupação de um imóvel utilizado por uma casa noturna em Inocência, identificado como Casa da Barbie. O local foi adquirido em leilão por um empresário após a execução de uma garantia financeira decorrente de dívida da antiga proprietária.

O ocupante do imóvel alegou que utilizava o espaço mediante acordo verbal e afirmou ter investido cerca de R$ 200 mil em reformas e melhorias na estrutura. Ele também pediu mais prazo para transferir as atividades para outro endereço.

Ao analisar o caso, os desembargadores entenderam que as benfeitorias realizadas não impedem o exercício do direito de posse pelo novo proprietário, que adquiriu o imóvel de forma regular em leilão.

A decisão da 3ª Câmara Cível foi unânime e confirmou a ordem de desocupação, mantendo o entendimento de que o comprador tem direito à imissão na posse do bem.

O caso ganhou repercussão no município, que vive forte crescimento econômico e imobiliário nos últimos anos. A decisão encerra a disputa judicial sobre a posse do imóvel. Dourado News

Compartilhe:

Mulher é esfaqueada ao defender irmã grávida de agressão

André de Abreu/Ilustrativa

Uma mulher de 26 anos ficou ferida após ser atingida por golpes de faca ao tentar proteger a irmã, de 24 anos, grávida de 38 semanas, durante uma briga familiar registrada na noite de sábado (20), em Batayporã, a 306 quilômetros de Campo Grande.

Conforme o boletim de ocorrência, a gestante e o companheiro, de 24 anos, estavam hospedados há cerca de um mês na residência da irmã dela. Após retornarem de uma viagem ao Paraguai, o casal iniciou uma discussão logo após chegar ao imóvel.

Durante o desentendimento, a mulher entrou no veículo do companheiro para retirar uma quantia em dinheiro que, segundo ela, lhe pertencia. Nesse momento, o homem teria reagido e iniciado agressões físicas contra a gestante. O registro policial aponta que ele chegou a subir sobre a vítima dentro do automóvel.

Ao perceber a situação, a irmã da mulher interveio para impedir as agressões e conseguiu separar o casal. Na sequência, a gestante deixou o veículo levando o celular do companheiro. Irritado, o homem pegou uma faca que estava dentro do carro e foi em direção à mulher, fazendo ameaças para que o aparelho fosse devolvido.

Ao tentar impedir a aproximação do suspeito, a irmã da gestante acabou sofrendo cortes no polegar e no dedo indicador da mão esquerda. O homem também teve um pequeno ferimento em um dos dedos durante a confusão.

Segundo a Polícia Militar, as ameaças contra a gestante continuaram até a chegada da equipe ao local.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao hospital para atendimento médico. As vítimas também passaram por avaliação médica e, posteriormente, todos foram levados à Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência e demais providências legais. Top Midia News

 

 

Compartilhe:

O que beber para apagar o fogo da pimenta e por que água só piora tudo

A sensação de queimadura causada pela pimenta engana o cérebro e ativa mecanismos naturais de alívio da dor

Quem já exagerou na pimenta conhece a cena. A boca começa a arder, o rosto esquenta, o suor aparece e a primeira reação costuma ser correr para um copo de água. O problema é que, na maioria das vezes, isso não resolve. Em alguns casos, a sensação parece até piorar.

O mais curioso é que a pimenta não está realmente queimando sua boca. Na verdade, ela está enganando o seu sistema nervoso.

Por trás dessa experiência existe um mecanismo biológico fascinante que envolve receptores de dor, neurotransmissores e uma molécula chamada capsaicina, responsável pela ardência característica das pimentas.

Seu cérebro acredita que você encostou no fogo

A capsaicina atua sobre proteínas conhecidas como receptores TRPV1. Esses receptores funcionam como sensores naturais de calor extremo e dor.

Normalmente, eles são ativados quando entramos em contato com temperaturas potencialmente perigosas, como água fervente ou superfícies muito quentes.

Quando você come uma pimenta, a capsaicina se liga a esses receptores e envia ao cérebro exatamente o mesmo tipo de sinal que seria gerado por uma queimadura.

Por isso surgem sintomas como:

  • Ardência intensa
  • Vermelhidão
  • Suor
  • Aumento da salivação
  • Sensação de calor

Uma revisão publicada em fevereiro de 2026 na revista CNS Drugs, liderada por Edward H. Tsai, descreveu o receptor TRPV1 como um importante sensor biológico capaz de responder tanto ao calor quanto à capsaicina, participando diretamente da percepção da dor e de estímulos potencialmente nocivos.

O motivo pelo qual algumas pessoas adoram sentir ardência

Se a experiência é dolorosa, por que tanta gente gosta de comer alimentos extremamente picantes?

A resposta envolve a química do cérebro.

Quando o organismo interpreta a ardência como uma ameaça, ele ativa mecanismos naturais para reduzir o desconforto. Entre eles estão a liberação de endorfinas e dopamina.

As endorfinas funcionam como analgésicos produzidos pelo próprio corpo. Já a dopamina está relacionada às sensações de prazer e recompensa.

Esse efeito ajuda a explicar por que muitas pessoas descrevem uma sensação de bem-estar ou até de euforia após consumir alimentos muito picantes.

Por que a água não consegue apagar a ardência?

Aqui está o erro mais comum.

capsaicina é uma molécula lipossolúvel, ou seja, dissolve-se muito melhor em gorduras do que em água.

Quando você bebe água, ela praticamente não consegue remover a capsaicina dos receptores da boca. Em vez disso, pode espalhar a substância para outras áreas da cavidade oral, aumentando a sensação de ardência.

É por isso que muitas pessoas percebem pouco ou nenhum alívio após vários goles de água.

O leite é o verdadeiro “antídoto” da pimenta

Se a água não funciona, o que realmente ajuda?

A melhor opção costuma ser o leite ou outros derivados lácteos.

Isso acontece porque eles contêm caseína, uma proteína capaz de interagir com a capsaicina e ajudar a removê-la das superfícies da boca.

Além disso, a gordura presente em muitos laticínios também auxilia na dissolução dessa molécula.

Outras opções que podem proporcionar algum alívio incluem:

  • Iogurte natural
  • Queijos
  • Bebidas lácteas
  • Sorvete de leite

Uma sensação de queimadura que não é queimadura

O mais interessante é que a pimenta não causa uma queimadura real na maioria das situações. O que acontece é uma ativação intensa dos receptores responsáveis por detectar calor e dor.

Pesquisas recentes continuam investigando os receptores TRPV1 justamente porque eles desempenham papel central na forma como percebemos estímulos dolorosos e térmicos. Um estudo publicado em fevereiro de 2026 na revista Channels, liderado por Tal Brandwine-Shemmer, analisou os mecanismos de ativação do TRPV1 pela capsaicina, ampliando o entendimento sobre essa interação molecular.

Da próxima vez que a pimenta parecer insuportável, lembre-se: você não está pegando fogo. Seu cérebro apenas acredita que está. E, nesse caso, um copo de leite vale muito mais do que um copo de água.

R7/Fala Ciência 

Compartilhe:

Criança de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em fazenda

Caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil do município (Foto: divulgação/Polícia Civil)..

Criança de 10 anos morreu na tarde deste domingo (21) após sofrer uma descarga elétrica em uma propriedade rural na região de Ribas do Rio Pardo, distante 98 quilômetros de Campo Grande.

Conforme o site Notícias do Cerrado, o menino estava no quintal da fazenda quando encontrou um pedaço de arame. Conforme o relato inicial, o material teria entrado em contato com uma rede elétrica de alta tensão. Ao tentar retirar o objeto, a criança acabou atingida pela descarga.

Familiares ainda tentaram prestar socorro, mas o menino não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência. A Polícia Científica também esteve na propriedade e realizou os levantamentos periciais que devem auxiliar na investigação.

Após os procedimentos, o corpo foi encaminhado ao Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), em Campo Grande. O caso foi registrado pela Polícia Civil como morte a esclarecer. As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades. Campo Grande News

Compartilhe:

Ex-peão cobra R$ 84 mil de Almir Sater após acidente em fazenda

Ex-funcionário da Fazenda Campo Novo (de boné, à direita) em foto com Almir Sater e outro peão. (Foto: Reprodução processual)

Um ex-funcionário da Fazenda Campo Novo, propriedade rural atribuída ao cantor Almir Sater em Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, acionou a Justiça do Trabalho e cobra R$ 84.725,88 em indenizações e verbas trabalhistas.

Na ação, protocolada em abril deste ano, o ex-campeiro afirma ter sofrido fraturas nas costelas após cair de um cavalo que, segundo ele, já havia provocado outro acidente dias antes e cujo comportamento teria sido comunicado a responsáveis pela fazenda.

Segundo a petição obtida pelo Campo Grande News neste sábado (20), o trabalhador foi contratado em novembro de 2025 para atuar como campeiro. O documento informa que ele recebia salário de R$ 1.923 e iniciava a jornada às 3h30. Entre as atividades descritas estão a ordenha de vacas durante a madrugada, o acompanhamento de animais doentes e a condução do rebanho bovino montado a cavalo.

A narrativa apresentada à Justiça começa em fevereiro deste ano. O ex-funcionário afirma que sofreu uma primeira queda ao montar um cavalo chamado “Branco”. Na ação, os advogados relatam que ele “alertou expressamente ao capataz e seu encarregado” sobre o comportamento do animal e pediu a substituição da montaria, mas o pedido teria sido ignorado.

Dias depois, em 26 de fevereiro, ocorreu o acidente que deu origem ao processo. Conforme a petição, o mesmo cavalo voltou a ser utilizado durante a condução do gado.

“Durante a condução do gado, o animal saltou quatro vezes bruscamente e arremessou o obreiro ao solo, vindo a pisotear sua região torácica”, descreve a ação.

Ainda segundo os autos, o impacto provocou fraturas nas costelas e afastou o trabalhador das atividades.

O ex-funcionário, à esquerda (Foto: Reprodução processual)
A partir desse momento, a petição passa a detalhar o período entre o acidente e o atendimento médico. O trabalhador afirma que pediu ajuda para ser levado a uma unidade de saúde, mas permaneceu na propriedade rural. Em um dos trechos da ação, os advogados afirmam que ele ficou “moendo de dor” na fazenda e dependia de medicamentos fornecidos por colegas.

A inicial também sustenta que familiares receberam informações de que o trabalhador estava bem de saúde. “Enquanto o gerente mentia à família para encobrir o acidente, o trabalhador permanecia ‘moendo de dor’ na fazenda”, registra o documento. As alegações apresentadas pelo autor ainda serão analisadas pela Justiça do Trabalho.

Segundo a versão apresentada no processo, somente cinco dias após o acidente o trabalhador conseguiu deixar a propriedade rural. A petição afirma que ele foi retirado da fazenda por terceiros e seguiu em busca de atendimento médico.

Parte desse percurso aparece em documentos anexados aos autos. Um boletim de ocorrência registrado pela Polícia Rodoviária Federal em Miranda, em 3 de março, informa que ele seguia para Campo Grande em busca de assistência médica após relatar ter sofrido um pisoteamento de cavalo. Durante a abordagem, os policiais identificaram a existência de um mandado de prisão civil por dívida alimentar expedido anteriormente pela Justiça Estadual.

O caso então passou a envolver outra esfera do Judiciário. Após tomar conhecimento da situação, a 3ª Vara de Família de Campo Grande suspendeu por 30 dias a ordem de prisão.

Na decisão assinada em 9 de março, a juíza Luciane Buriasco Isquerdo considerou que havia documentos comprovando que o homem havia sofrido “acidente (queda de animal/fratura de costela)” e que necessitava de assistência médica. A magistrada observou ainda que o atendimento necessário não poderia ser prestado no local onde ele estava custodiado.

A decisão acrescenta que a suspensão da prisão ocorreu em caráter excepcional, diante da necessidade de tratamento médico. “Necessitando de assistência médica”, registrou a juíza ao justificar a medida.

Os autos da ação trabalhista também incluem documentos médicos produzidos em Miranda. Um dos registros relata que o paciente procurou atendimento após “queda de cavalo há 5 dias”, seguida de pisoteamento na região torácica. O prontuário menciona dores no tórax, avaliação médica e exames de imagem.

Ao acionar a Justiça do Trabalho, o ex-peão pede o reconhecimento da estabilidade provisória prevista para casos de acidente de trabalho, além de indenizações e outras verbas trabalhistas. Para sustentar os pedidos, os advogados citam decisões do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e do Tribunal Superior do Trabalho relacionadas a acidentes envolvendo trabalhadores rurais que exercem atividades a cavalo.

A petição também menciona a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), documento utilizado para registrar oficialmente ocorrências dessa natureza.

O processo tramita na Vara do Trabalho de Aquidauana e ainda não teve julgamento de mérito. Até o momento, não há decisão sobre os pedidos formulados pelo ex-funcionário.

O outro lado – A reportagem procurou o advogado Nilson de Oliveira Castela, indicado nos autos como representante de Almir Sater, que informou estar negociando acordo com a defesa do ex-peão.

“Em relação ao acidente, foi regularmente emitida a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), conforme determina a legislação aplicável. Entretanto, não procede a alegação de que o cavalo era arisco ou de que teria provocado acidentes anteriores. Embora o reclamado lamente profundamente o ocorrido e preste toda a assistência necessária ao trabalhador, os elementos já apurados indicam que o acidente decorreu da forma como o animal foi conduzido e manuseado pelo reclamante naquele momento. Essas circunstâncias serão devidamente demonstradas e esclarecidas no curso do processo, caso não seja alcançado um acordo entre as partes”, afirmou em nota. Campo Grande News

Compartilhe:

Suspeito de tentativa de estupro morre baleado pela PM

Segundo o registro policial, na noite de sexta-feira (19), Tyego foi até a casa da vítima e afirmou que o filho dela, usuário de drogas

Tyego do Nascimento Barbosa Brito, de 24 anos, conhecido como “Lágrima”, morreu na madrugada deste sábado (20), em São Gabriel do Oeste, a cerca de 140 quilômetros de Campo Grande, após policiais militares dispararem contra ele. Conforme o boletim de ocorrência, os militares foram até a residência dele após uma denúncia de agressão e tentativa de violência sexual contra uma mulher de 45 anos.

Segundo o registro policial, na noite de sexta-feira (19), Tyego foi até a casa da vítima e afirmou que o filho dela, usuário de drogas, estaria em sua residência correndo risco de morte por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho. Temendo pela integridade do filho, a mulher aceitou acompanhá-lo até o local.

Ainda de acordo com o relato da vítima, ao chegar à residência, ela foi orientada a permanecer próxima à porta e, posteriormente, perto de um quarto. Durante o período em que esteve no imóvel, Tyego teria consumido drogas, exibido facas e um facão e oferecido cocaína à mulher, que recusou.

Quando questionou sobre o paradeiro do filho, a vítima passou a ser agredida. Conforme o boletim, ela recebeu socos e teve as roupas retiradas pelo suspeito, que tentou obrigá-la a praticar ato sexual. A mulher relatou que conseguiu fugir após um momento de distração do agressor e acionou a Polícia Militar.

No endereço indicado pela vítima, os policiais encontraram Tyego. Segundo a ocorrência, ao perceber a presença da equipe, ele apresentou comportamento agressivo e desobedeceu às ordens dadas pelos militares. Em seguida, teria sacado uma faca e avançado contra um dos policiais.

Ainda conforme o boletim, diante da investida, um sargento efetuou um disparo para conter a agressão. Tyego foi socorrido e encaminhado ao hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde.

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Tyego possuía passagens policiais por roubo, roubo majorado, furto, tráfico de drogas e receptação em Mato Grosso do Sul.

O caso eleva para 62 o número de mortes decorrentes de intervenção de agentes do Estado em Mato Grosso do Sul neste ano, sendo o 3° nas últimas 24 horas.

Por Clara Farias – Campo Grande News

Compartilhe:

Foragido da Justiça por estupro de vulnerável é preso em operação policial

Polícia Civil de Chapadão do Céu

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Céu, em ação integrada com a Companhia de Policiamento Especializado (CPE), realizou a prisão de um homem neste sábado que estava foragido da Justiça pelo crime de estupro de vulnerável.

A captura foi possível após o compartilhamento de informações entre as forças de segurança, que permitiu a identificação e localização do procurado. Com base nos dados levantados pela Polícia Civil, as equipes intensificaram as diligências e conseguiram localizar e abordar o suspeito.

Durante a consulta aos sistemas de segurança pública, foi confirmada a existência de um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo. Diante da confirmação, a ordem judicial foi imediatamente cumprida pelas equipes envolvidas na operação.

Após a prisão, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais cabíveis e permanece à disposição do Poder Judiciário.

Segundo a Polícia Civil, a ação demonstra a importância da integração entre as forças de segurança pública no combate à criminalidade e no cumprimento das decisões judiciais. A corporação destacou ainda que o trabalho conjunto reforça o compromisso das instituições com a proteção da sociedade e a responsabilização de autores de crimes.

O Correio News

Compartilhe:

Segurança privado mata homem em salão de festa

Felipe Taykon Oao de Andrade

O segurança privado Ângelo Aparecido da Silva Junior, de 27 anos, foi preso em flagrante após agredir e matar Felipe Taykon Oao de Andrade, de 30 anos, durante a madrugada deste sábado (20), em Camapuã (MS). Conforme o boletim de ocorrência, o caso aconteceu durante uma festa realizada após o jogo da Seleção Brasileira, no salão da Igreja São João Batista.

Segundo o registro, a Polícia Militar foi acionada pela chefe da equipe de segurança, que informou que um dos seguranças contratados havia se envolvido em uma briga e estava socorrendo a vítima ao hospital municipal. Enquanto os militares se deslocavam para a unidade de saúde, funcionários do hospital acionaram a corporação informando que um homem havia dado entrada já sem vida.

No local, os policiais encontraram Ângelo, que relatou estar trabalhando na festa quando um grupo de três pessoas teria tentado agredir seu primo. Ainda conforme sua versão, ao tentar conter a confusão, ele desferiu um golpe contra um dos envolvidos, que caiu desacordado.

Funcionários do hospital informaram à Polícia Militar que Felipe chegou à unidade sem sinais vitais. A equipe médica tentou realizar manobras de reanimação, mas a morte foi constatada no local.

Já dois amigos da vítima apresentaram uma versão diferente. Segundo eles, Ângelo tentou atingir um dos rapazes, mas o golpe foi desviado. Em seguida, o segurança teria partido para cima de Felipe, acertando um soco em seu rosto e o derrubando. Com a vítima caída, ele ainda teria desferido um chute na cabeça de Felipe.

Após os procedimentos, Ângelo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Camapuã, onde foi autuado em flagrante por homicídio qualificado.

Por: Clara Frias – Campo Grande News – Foto: ( Dela Drone)

Compartilhe:

Duas pessoas morrem e vereador fica ferido em acidente com carro carbonizado

Carro carbonizado após bater em árvore na MS-379 (Foto: Leandro Holsbach)

Na manhã deste domingo (21), duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida após acidente, que deixou um carro carbonizado. A situação aconteceu na rodovia Gumercindo Pimenta dos Reis, MS-379, que liga Dourados ao distrito de Panambi.

Conforme informações do Dourados News, o veículo Toyota Corolla seguia pela rodovia e perdeu o controle da direção, colidindo contra uma árvore às margens da pista.

Paulo Ricardo Targino Chinaider, que conduzia o veículo, e o passageiro Gustavo Bobi morreram. O sobrevivente é o vereador do município de Douradina,  Kaike Freire. Os três retornavam de um show em Vicentina.

Pela imagem, é possível ver que as condições do tempo estavam com nevoeiro, dificultando a visibilidade.

O Corpo de Bombeiros esteve no local. A área foi isolada e deve passar por perícia para apurar as circunstâncias do acidente.

Campo Grande News

Compartilhe: