Fundo falso em carreta escondia mais de 4 toneladas de maconha
Uma ação conjunta de inteligência entre a Polícia Federal de Guaíra e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Dourados resultou na apreensão de 4.417 quilos de maconha durante a madrugada deste domingo (21), no oeste do Paraná.
De acordo com as informações divulgadas pelas forças de segurança, a operação teve início na região da Ponte Ayrton Senna, importante corredor de ligação entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Após o monitoramento do veículo suspeito, uma carreta com placas paraguaias foi abordada no município de Terra Roxa (PR).
Durante a fiscalização, os policiais solicitaram a documentação do veículo e do motorista. O condutor informou que não portava os documentos, o que levou as equipes a realizarem uma vistoria mais minuciosa na carreta.
No semirreboque, do tipo graneleiro, os agentes localizaram um compartimento oculto, conhecido como fundo falso. No local estavam escondidos diversos fardos de maconha, que após pesagem totalizaram 4.417 quilos da droga.
O motorista foi preso em flagrante. Durante a abordagem, ele optou por exercer o direito constitucional de permanecer em silêncio.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra, onde serão realizados os procedimentos de polícia judiciária e as investigações para identificar a origem e o destino da carga ilícita.
Tribunal rejeitou argumento de benfeitorias feitas pelo ocupante e manteve decisão que determina a entrega do imóvel em Inocência
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) manteve a decisão que determina a desocupação de um imóvel utilizado por uma casa noturna em Inocência, identificado como Casa da Barbie. O local foi adquirido em leilão por um empresário após a execução de uma garantia financeira decorrente de dívida da antiga proprietária.
O ocupante do imóvel alegou que utilizava o espaço mediante acordo verbal e afirmou ter investido cerca de R$ 200 mil em reformas e melhorias na estrutura. Ele também pediu mais prazo para transferir as atividades para outro endereço.
Ao analisar o caso, os desembargadores entenderam que as benfeitorias realizadas não impedem o exercício do direito de posse pelo novo proprietário, que adquiriu o imóvel de forma regular em leilão.
A decisão da 3ª Câmara Cível foi unânime e confirmou a ordem de desocupação, mantendo o entendimento de que o comprador tem direito à imissão na posse do bem.
O caso ganhou repercussão no município, que vive forte crescimento econômico e imobiliário nos últimos anos. A decisão encerra a disputa judicial sobre a posse do imóvel. Dourado News
Uma mulher de 26 anos ficou ferida após ser atingida por golpes de faca ao tentar proteger a irmã, de 24 anos, grávida de 38 semanas, durante uma briga familiar registrada na noite de sábado (20), em Batayporã, a 306 quilômetros de Campo Grande.
Conforme o boletim de ocorrência, a gestante e o companheiro, de 24 anos, estavam hospedados há cerca de um mês na residência da irmã dela. Após retornarem de uma viagem ao Paraguai, o casal iniciou uma discussão logo após chegar ao imóvel.
Durante o desentendimento, a mulher entrou no veículo do companheiro para retirar uma quantia em dinheiro que, segundo ela, lhe pertencia. Nesse momento, o homem teria reagido e iniciado agressões físicas contra a gestante. O registro policial aponta que ele chegou a subir sobre a vítima dentro do automóvel.
Ao perceber a situação, a irmã da mulher interveio para impedir as agressões e conseguiu separar o casal. Na sequência, a gestante deixou o veículo levando o celular do companheiro. Irritado, o homem pegou uma faca que estava dentro do carro e foi em direção à mulher, fazendo ameaças para que o aparelho fosse devolvido.
Ao tentar impedir a aproximação do suspeito, a irmã da gestante acabou sofrendo cortes no polegar e no dedo indicador da mão esquerda. O homem também teve um pequeno ferimento em um dos dedos durante a confusão.
Segundo a Polícia Militar, as ameaças contra a gestante continuaram até a chegada da equipe ao local.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao hospital para atendimento médico. As vítimas também passaram por avaliação médica e, posteriormente, todos foram levados à Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência e demais providências legais. Top Midia News
A sensação de queimadura causada pela pimenta engana o cérebro e ativa mecanismos naturais de alívio da dor
Quem já exagerou na pimenta conhece a cena. A boca começa a arder, o rosto esquenta, o suor aparece e a primeira reação costuma ser correr para um copo de água. O problema é que, na maioria das vezes, isso não resolve. Em alguns casos, a sensação parece até piorar.
O mais curioso é que a pimenta não está realmente queimando sua boca. Na verdade, ela está enganando o seu sistema nervoso.
Por trás dessa experiência existe um mecanismo biológico fascinante que envolve receptores de dor, neurotransmissores e uma molécula chamada capsaicina, responsável pela ardência característica das pimentas.
Seu cérebro acredita que você encostou no fogo
A capsaicina atua sobre proteínas conhecidas como receptores TRPV1. Esses receptores funcionam como sensores naturais de calor extremo e dor.
Normalmente, eles são ativados quando entramos em contato com temperaturas potencialmente perigosas, como água fervente ou superfícies muito quentes.
Quando você come uma pimenta, a capsaicina se liga a esses receptores e envia ao cérebro exatamente o mesmo tipo de sinal que seria gerado por uma queimadura.
Por isso surgem sintomas como:
Ardência intensa
Vermelhidão
Suor
Aumento da salivação
Sensação de calor
Uma revisão publicada em fevereiro de 2026 na revista CNS Drugs, liderada por Edward H. Tsai, descreveu o receptor TRPV1 como um importante sensor biológico capaz de responder tanto ao calor quanto à capsaicina, participando diretamente da percepção da dor e de estímulos potencialmente nocivos.
O motivo pelo qual algumas pessoas adoram sentir ardência
Se a experiência é dolorosa, por que tanta gente gosta de comer alimentos extremamente picantes?
A resposta envolve a química do cérebro.
Quando o organismo interpreta a ardência como uma ameaça, ele ativa mecanismos naturais para reduzir o desconforto. Entre eles estão a liberação de endorfinas e dopamina.
As endorfinas funcionam como analgésicos produzidos pelo próprio corpo. Já a dopamina está relacionada às sensações de prazer e recompensa.
Esse efeito ajuda a explicar por que muitas pessoas descrevem uma sensação de bem-estar ou até de euforia após consumir alimentos muito picantes.
Por que a água não consegue apagar a ardência?
Aqui está o erro mais comum.
A capsaicina é uma molécula lipossolúvel, ou seja, dissolve-se muito melhor em gorduras do que em água.
Quando você bebe água, ela praticamente não consegue remover a capsaicina dos receptores da boca. Em vez disso, pode espalhar a substância para outras áreas da cavidade oral, aumentando a sensação de ardência.
É por isso que muitas pessoas percebem pouco ou nenhum alívio após vários goles de água.
O leite é o verdadeiro “antídoto” da pimenta
Se a água não funciona, o que realmente ajuda?
A melhor opção costuma ser o leite ou outros derivados lácteos.
Isso acontece porque eles contêm caseína, uma proteína capaz de interagir com a capsaicina e ajudar a removê-la das superfícies da boca.
Além disso, a gordura presente em muitos laticínios também auxilia na dissolução dessa molécula.
Outras opções que podem proporcionar algum alívio incluem:
Iogurte natural
Queijos
Bebidas lácteas
Sorvete de leite
Uma sensação de queimadura que não é queimadura
O mais interessante é que a pimenta não causa uma queimadura real na maioria das situações. O que acontece é uma ativação intensa dos receptores responsáveis por detectar calor e dor.
Pesquisas recentes continuam investigando os receptores TRPV1 justamente porque eles desempenham papel central na forma como percebemos estímulos dolorosos e térmicos. Um estudo publicado em fevereiro de 2026 na revista Channels, liderado por Tal Brandwine-Shemmer, analisou os mecanismos de ativação do TRPV1 pela capsaicina, ampliando o entendimento sobre essa interação molecular.
Da próxima vez que a pimenta parecer insuportável, lembre-se: você não está pegando fogo. Seu cérebro apenas acredita que está. E, nesse caso, um copo de leite vale muito mais do que um copo de água.
Caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil do município (Foto: divulgação/Polícia Civil)..
Criança de 10 anos morreu na tarde deste domingo (21) após sofrer uma descarga elétrica em uma propriedade rural na região de Ribas do Rio Pardo, distante 98 quilômetros de Campo Grande.
Conforme o site Notícias do Cerrado, o menino estava no quintal da fazenda quando encontrou um pedaço de arame. Conforme o relato inicial, o material teria entrado em contato com uma rede elétrica de alta tensão. Ao tentar retirar o objeto, a criança acabou atingida pela descarga.
Familiares ainda tentaram prestar socorro, mas o menino não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência. A Polícia Científica também esteve na propriedade e realizou os levantamentos periciais que devem auxiliar na investigação.
Após os procedimentos, o corpo foi encaminhado ao Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), em Campo Grande. O caso foi registrado pela Polícia Civil como morte a esclarecer. As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades. Campo Grande News
Ex-funcionário da Fazenda Campo Novo (de boné, à direita) em foto com Almir Sater e outro peão. (Foto: Reprodução processual)
Um ex-funcionário da Fazenda Campo Novo, propriedade rural atribuída ao cantor Almir Sater em Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, acionou a Justiça do Trabalho e cobra R$ 84.725,88 em indenizações e verbas trabalhistas.
Na ação, protocolada em abril deste ano, o ex-campeiro afirma ter sofrido fraturas nas costelas após cair de um cavalo que, segundo ele, já havia provocado outro acidente dias antes e cujo comportamento teria sido comunicado a responsáveis pela fazenda.
Segundo a petição obtida pelo Campo Grande News neste sábado (20), o trabalhador foi contratado em novembro de 2025 para atuar como campeiro. O documento informa que ele recebia salário de R$ 1.923 e iniciava a jornada às 3h30. Entre as atividades descritas estão a ordenha de vacas durante a madrugada, o acompanhamento de animais doentes e a condução do rebanho bovino montado a cavalo.
A narrativa apresentada à Justiça começa em fevereiro deste ano. O ex-funcionário afirma que sofreu uma primeira queda ao montar um cavalo chamado “Branco”. Na ação, os advogados relatam que ele “alertou expressamente ao capataz e seu encarregado” sobre o comportamento do animal e pediu a substituição da montaria, mas o pedido teria sido ignorado.
Dias depois, em 26 de fevereiro, ocorreu o acidente que deu origem ao processo. Conforme a petição, o mesmo cavalo voltou a ser utilizado durante a condução do gado.
“Durante a condução do gado, o animal saltou quatro vezes bruscamente e arremessou o obreiro ao solo, vindo a pisotear sua região torácica”, descreve a ação.
Ainda segundo os autos, o impacto provocou fraturas nas costelas e afastou o trabalhador das atividades.
O ex-funcionário, à esquerda (Foto: Reprodução processual)
A partir desse momento, a petição passa a detalhar o período entre o acidente e o atendimento médico. O trabalhador afirma que pediu ajuda para ser levado a uma unidade de saúde, mas permaneceu na propriedade rural. Em um dos trechos da ação, os advogados afirmam que ele ficou “moendo de dor” na fazenda e dependia de medicamentos fornecidos por colegas.
A inicial também sustenta que familiares receberam informações de que o trabalhador estava bem de saúde. “Enquanto o gerente mentia à família para encobrir o acidente, o trabalhador permanecia ‘moendo de dor’ na fazenda”, registra o documento. As alegações apresentadas pelo autor ainda serão analisadas pela Justiça do Trabalho.
Segundo a versão apresentada no processo, somente cinco dias após o acidente o trabalhador conseguiu deixar a propriedade rural. A petição afirma que ele foi retirado da fazenda por terceiros e seguiu em busca de atendimento médico.
Parte desse percurso aparece em documentos anexados aos autos. Um boletim de ocorrência registrado pela Polícia Rodoviária Federal em Miranda, em 3 de março, informa que ele seguia para Campo Grande em busca de assistência médica após relatar ter sofrido um pisoteamento de cavalo. Durante a abordagem, os policiais identificaram a existência de um mandado de prisão civil por dívida alimentar expedido anteriormente pela Justiça Estadual.
O caso então passou a envolver outra esfera do Judiciário. Após tomar conhecimento da situação, a 3ª Vara de Família de Campo Grande suspendeu por 30 dias a ordem de prisão.
Na decisão assinada em 9 de março, a juíza Luciane Buriasco Isquerdo considerou que havia documentos comprovando que o homem havia sofrido “acidente (queda de animal/fratura de costela)” e que necessitava de assistência médica. A magistrada observou ainda que o atendimento necessário não poderia ser prestado no local onde ele estava custodiado.
A decisão acrescenta que a suspensão da prisão ocorreu em caráter excepcional, diante da necessidade de tratamento médico. “Necessitando de assistência médica”, registrou a juíza ao justificar a medida.
Os autos da ação trabalhista também incluem documentos médicos produzidos em Miranda. Um dos registros relata que o paciente procurou atendimento após “queda de cavalo há 5 dias”, seguida de pisoteamento na região torácica. O prontuário menciona dores no tórax, avaliação médica e exames de imagem.
Ao acionar a Justiça do Trabalho, o ex-peão pede o reconhecimento da estabilidade provisória prevista para casos de acidente de trabalho, além de indenizações e outras verbas trabalhistas. Para sustentar os pedidos, os advogados citam decisões do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e do Tribunal Superior do Trabalho relacionadas a acidentes envolvendo trabalhadores rurais que exercem atividades a cavalo.
A petição também menciona a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), documento utilizado para registrar oficialmente ocorrências dessa natureza.
O processo tramita na Vara do Trabalho de Aquidauana e ainda não teve julgamento de mérito. Até o momento, não há decisão sobre os pedidos formulados pelo ex-funcionário.
O outro lado – A reportagem procurou o advogado Nilson de Oliveira Castela, indicado nos autos como representante de Almir Sater, que informou estar negociando acordo com a defesa do ex-peão.
“Em relação ao acidente, foi regularmente emitida a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), conforme determina a legislação aplicável. Entretanto, não procede a alegação de que o cavalo era arisco ou de que teria provocado acidentes anteriores. Embora o reclamado lamente profundamente o ocorrido e preste toda a assistência necessária ao trabalhador, os elementos já apurados indicam que o acidente decorreu da forma como o animal foi conduzido e manuseado pelo reclamante naquele momento. Essas circunstâncias serão devidamente demonstradas e esclarecidas no curso do processo, caso não seja alcançado um acordo entre as partes”, afirmou em nota. Campo Grande News
Segundo o registro policial, na noite de sexta-feira (19), Tyego foi até a casa da vítima e afirmou que o filho dela, usuário de drogas
Tyego do Nascimento Barbosa Brito, de 24 anos, conhecido como “Lágrima”, morreu na madrugada deste sábado (20), em São Gabriel do Oeste, a cerca de 140 quilômetros de Campo Grande, após policiais militares dispararem contra ele. Conforme o boletim de ocorrência, os militares foram até a residência dele após uma denúncia de agressão e tentativa de violência sexual contra uma mulher de 45 anos.
Segundo o registro policial, na noite de sexta-feira (19), Tyego foi até a casa da vítima e afirmou que o filho dela, usuário de drogas, estaria em sua residência correndo risco de morte por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho. Temendo pela integridade do filho, a mulher aceitou acompanhá-lo até o local.
Ainda de acordo com o relato da vítima, ao chegar à residência, ela foi orientada a permanecer próxima à porta e, posteriormente, perto de um quarto. Durante o período em que esteve no imóvel, Tyego teria consumido drogas, exibido facas e um facão e oferecido cocaína à mulher, que recusou.
Quando questionou sobre o paradeiro do filho, a vítima passou a ser agredida. Conforme o boletim, ela recebeu socos e teve as roupas retiradas pelo suspeito, que tentou obrigá-la a praticar ato sexual. A mulher relatou que conseguiu fugir após um momento de distração do agressor e acionou a Polícia Militar.
No endereço indicado pela vítima, os policiais encontraram Tyego. Segundo a ocorrência, ao perceber a presença da equipe, ele apresentou comportamento agressivo e desobedeceu às ordens dadas pelos militares. Em seguida, teria sacado uma faca e avançado contra um dos policiais.
Ainda conforme o boletim, diante da investida, um sargento efetuou um disparo para conter a agressão. Tyego foi socorrido e encaminhado ao hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde.
Natural de Juazeiro do Norte (CE), Tyego possuía passagens policiais por roubo, roubo majorado, furto, tráfico de drogas e receptação em Mato Grosso do Sul.
O caso eleva para 62 o número de mortes decorrentes de intervenção de agentes do Estado em Mato Grosso do Sul neste ano, sendo o 3° nas últimas 24 horas.
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Céu, em ação integrada com a Companhia de Policiamento Especializado (CPE), realizou a prisão de um homem neste sábado que estava foragido da Justiça pelo crime de estupro de vulnerável.
A captura foi possível após o compartilhamento de informações entre as forças de segurança, que permitiu a identificação e localização do procurado. Com base nos dados levantados pela Polícia Civil, as equipes intensificaram as diligências e conseguiram localizar e abordar o suspeito.
Durante a consulta aos sistemas de segurança pública, foi confirmada a existência de um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo. Diante da confirmação, a ordem judicial foi imediatamente cumprida pelas equipes envolvidas na operação.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais cabíveis e permanece à disposição do Poder Judiciário.
Segundo a Polícia Civil, a ação demonstra a importância da integração entre as forças de segurança pública no combate à criminalidade e no cumprimento das decisões judiciais. A corporação destacou ainda que o trabalho conjunto reforça o compromisso das instituições com a proteção da sociedade e a responsabilização de autores de crimes.
O segurança privado Ângelo Aparecido da Silva Junior, de 27 anos, foi preso em flagrante após agredir e matar Felipe Taykon Oao de Andrade, de 30 anos, durante a madrugada deste sábado (20), em Camapuã (MS). Conforme o boletim de ocorrência, o caso aconteceu durante uma festa realizada após o jogo da Seleção Brasileira, no salão da Igreja São João Batista.
Segundo o registro, a Polícia Militar foi acionada pela chefe da equipe de segurança, que informou que um dos seguranças contratados havia se envolvido em uma briga e estava socorrendo a vítima ao hospital municipal. Enquanto os militares se deslocavam para a unidade de saúde, funcionários do hospital acionaram a corporação informando que um homem havia dado entrada já sem vida.
No local, os policiais encontraram Ângelo, que relatou estar trabalhando na festa quando um grupo de três pessoas teria tentado agredir seu primo. Ainda conforme sua versão, ao tentar conter a confusão, ele desferiu um golpe contra um dos envolvidos, que caiu desacordado.
Funcionários do hospital informaram à Polícia Militar que Felipe chegou à unidade sem sinais vitais. A equipe médica tentou realizar manobras de reanimação, mas a morte foi constatada no local.
Já dois amigos da vítima apresentaram uma versão diferente. Segundo eles, Ângelo tentou atingir um dos rapazes, mas o golpe foi desviado. Em seguida, o segurança teria partido para cima de Felipe, acertando um soco em seu rosto e o derrubando. Com a vítima caída, ele ainda teria desferido um chute na cabeça de Felipe.
Após os procedimentos, Ângelo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Camapuã, onde foi autuado em flagrante por homicídio qualificado.
Por: Clara Frias – Campo Grande News – Foto: ( Dela Drone)
Carro carbonizado após bater em árvore na MS-379 (Foto: Leandro Holsbach)
Na manhã deste domingo (21), duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida após acidente, que deixou um carro carbonizado. A situação aconteceu na rodovia Gumercindo Pimenta dos Reis, MS-379, que liga Dourados ao distrito de Panambi.
Conforme informações do Dourados News, o veículo Toyota Corolla seguia pela rodovia e perdeu o controle da direção, colidindo contra uma árvore às margens da pista.
Paulo Ricardo Targino Chinaider, que conduzia o veículo, e o passageiro Gustavo Bobi morreram. O sobrevivente é o vereador do município de Douradina, Kaike Freire. Os três retornavam de um show em Vicentina.
Pela imagem, é possível ver que as condições do tempo estavam com nevoeiro, dificultando a visibilidade.
O Corpo de Bombeiros esteve no local. A área foi isolada e deve passar por perícia para apurar as circunstâncias do acidente.
Morreu no último sábado (20) o empresário Robson Barros, famoso por ter sido um dos Paquitos da apresentadora Xuxa Meneghel, aos 57 anos. A princípio, a família não divulgou a causa da morte.
O velório aconteceu neste domingo (21), das 10h às 14h (Brasília), no Cemitério Parque Morumby, na cidade de São Paulo. Já o sepultamento está marcado para às 14h30 (Brasília), no Cemitério de Congonhas.
Aliás, para quem não se lembra: Robson Barroso fez parte da primeira geração de assistentes de palco homens da Rainha dos Baixinhos. Na época, os Paquitos formavam um grupo musical e ajudavam a loira com atividades no palco, como descer da nave e até levando café da manhã.
Desde 1993, quando deixou o trabalho com Xuxa Meneghel, ele se dedicava a uma empresa de eventos com o irmão. Robson Barros deixa a esposa e quatro filhos.
Uma mulher cassilandense escreveu o seguinte desabafo na página social do Cassilândia Urgente nesse sábado, 20 de junho. Leia.
“Tive um problema nas cordas vocais estava perdendo a vós, tentei fazer pela secretaria de saúde sem sucesso, tive que pagar 15.ooo mil em Paranaiba, eles não querem saber se você tem condições financeiras ou não muito triste o descaso com a saúde em Cassilandia.😪”
Meteorologia prevê temperaturas mais altas e mais chuvas
O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para a primavera.
Este ano, no entanto, por conta do El Niño, o inverno deverá ter temperaturas mais elevadas no Brasil. O início do fenômeno foi confirmado pela Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês)
O El Niño, que significa O Menino, em espanhol, se caracteriza pelo aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico. O nome foi dado por pescadores do Peru e do Equador que apelidaram o aquecimento das águas em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus.
“A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve”, diz o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Melquizedek Rafael Duarte da Silva.
“O El Niño acaba criando um bloqueio, principalmente próximo a São Paulo e não permite que as frentes frias avancem tanto para a região do Sudeste e também um pouco para a região Centro-Oeste”, explica.
Além de temperatura mais elevadas nessas regiões, o fenômeno pode trazer mais chuvas.
“O El Niño favorece a ocorrência de mais chuvas na região Sul, podendo causar eventos extremos de chuva, com chuva muito forte um curto período de tempo. O inverno já é um período que chove na região Sul. Com acréscimos dos efeitos do El Niño, isso pode ser agravado”, diz Silva.
Previsões mais difíceis
Os reais efeitos, no entanto, são difíceis de ser previstos com muita antecedência. Segundo o meteorologista, com o aquecimento global e as mudanças climáticas, o tempo está mais difícil de ser previsto com meses de antecedência, por exemplo. Assim como as durações exatas dos fenômenos climáticos.
“As temperaturas mais quentes, por exemplo, podem ser sentidas por mais tempo. O que antes durava dois, três meses, a gente começa sentir por quatro, cinco meses. Isso acontece também com os períodos de estiagem, de chuva. Então, isso muda bastante a dinâmica da previsão climática para longo prazo”, diz o meteorologista.
O que é o inverno?
O inverno é um evento astronômico. É quando parte do planeta Terra está recebendo menos radiação do Sol. Enquanto o Hemisfério Sul, onde está o Brasil, conta com menor incidência solar, o Hemisfério Norte, que está no verão, recebe mais radiação.
Como o Brasil é um país de grande extensão territorial, a estação também é sentida de maneira diferente dependendo da localização. Na cidade mais ao sul do Brasil, Chuí (RS), durante os meses de inverno, o Sol nasce por volta das 7h30 e se põe por volta das 17h30, assim, os dias têm menos de 10 horas de luz.
Em Macapá, devido à localização exata na linha do Equador, o Sol nasce por volta das 6h15 e se põe às 18h15. A cidade não tem estações do ano bem definidas. Esses horários permanecem praticamente constantes o ano todo, com variações de apenas alguns minutos. -Agência Brasil
Após a queda, a bebê foi socorrida por outras pessoas
Uma bebê de 7 meses foi lançada para o alto em um shopping de Dourados (MS), na noite de quinta-feira (18). O pai foi encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e a bebê está internada no Hospital da Vida.
A equipe da Ronda Escolar da Guarda Municipal foi acionada por funcionários do hospital após o pai da bebê tentar impedir que a mãe entrasse na unidade para acompanhar o atendimento da filha.
No hospital, a mãe relatou aos guardas que estava em um shopping consumindo bebida alcoólica com o ex-companheiro. Em determinado momento, ela se ausentou para fumar e percebeu que a bebê havia caído dos braços do pai, não sabendo se foi intencional ou acidental.
Segundo o boletim de ocorrência, o pai falou que estava brincando com a filha e, ao lançá-la para cima, ela teria escorregado de seus braços. Ele também confirmou ter ingerido bebida alcoólica com a ex-companheira naquela noite.
Após a queda, a bebê foi socorrida por outras pessoas e levada ao Hospital da Vida em um carro conduzido pelo pai. Com a identificação de pai e mãe, os guardas constataram que havia um mandado de prisão em desfavor da mulher, expedido desde janeiro deste ano.
Diante dos fatos, os pais foram encaminhados à Depac e a bebê permaneceu internada no hospital.
A Copa do Mundo de 2026 terá, neste domingo (21), quatro partidas válidas pela segunda rodada da fase de grupos. Os confrontos envolvem as chaves G e H. A rodada começa às 13h, com Espanha e Arábia Saudita, em Atlanta.
Às 16h, a Bélgica enfrenta o Irã, em Los Angeles. Mais tarde, às 19h, o Uruguai encara Cabo Verde, em Miami. O jogo entre Nova Zelândia e Egito será em Vancouver, às 22h.
Jogos deste domingo, 21 de junho
13h – Espanha x Arábia Saudita (Grupo H)
16h – Bélgica x Irã (Grupo G)
19h – Uruguai x Cabo Verde (Grupo H)
22h – Nova Zelândia x Egito (Grupo G)
Grupo G
Classificação após a primeira rodada:
Bélgica – 1 ponto
Irã – 1 ponto
Egito – 1 ponto
Nova Zelândia – 1 ponto
O Grupo G chega à segunda rodada com as quatro equipes tendo a mesma pontuação, após os empates em 1 a 1, entre Bélgica e Egito; e em 2 a 2, entre Irã e Nova Zelândia.
O fato de nenhuma seleção ter conseguido abrir vantagem embola o grupo, aumentando a importância dos jogos deste domingo para a definição da tabela.
Com um histórico recente bastante consistente em competições internacionais, a Bélgica enfrenta o Irã, equipe que costuma apresentar forte organização defensiva.
No outro confronto, Egito e Nova Zelândia também fazem um duelo direto, na disputa por vaga na próxima fase.
A equipe africana aposta na solidez tática e em valores individuais no setor ofensivo, enquanto a seleção da Oceania tende a priorizar o sistema defensivo.
Grupo H
Classificação após a primeira rodada:
Espanha – 1 ponto
Cabo Verde – 1 ponto
Arábia Saudita – 1 ponto
Uruguai – 1 ponto
A chave H também chega à segunda rodada com equilíbrio, após empate nos dois jogos da estreia. Espanha e Cabo Verde, pelo placar de 0 a 0; Arábia Saudita e Uruguai, em 1 a 1.
O cenário, portanto, mantém aberta a disputa pelas vagas na próxima fase.
A Espanha, uma das favoritas não só do grupo, mas também ao título, tende a fazer um jogo de controle da posse de bola para impor seu ritmo de jogo.
Já a Arábia Saudita deve adotar uma postura de cautela, evitando se expor a riscos diante de um time tecnicamente superior, como é o caso.
No outro confronto, o favoritismo uruguaio se deve não apenas ao elenco, mas também à tradição desse país em copas do Mundo.
Após o heroico empate diante da Espanha, Cabo Verde entrará em campo na expectativa de repetir o bom desempenho defensivo, em especial com seu goleiro Vozinha, apelido de Josimar José Évora Dias. Ele foi o nome do jogo de estreia, com suas defesas parando o ataque espanhol.
O domingo (21) em Mato Grosso do Sul vai ser de baixas temperaturas. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), uma frente fria se aproxima do Estado.
Apesar disso, o dia será de céu ensolarado com poucas nuvens. As mínimas chegam a 5ºC em algumas regiões. Na segunda-feira (22), essa frente fria deve derrubar as temperaturas para abaixo de zero, com possibilidade de geada.
Em Campo Grande, a mínima será de 12°C e a máxima de 25°C. Os termômetros em Dourados oscilam entre 8ºC e 22ºC. Midiamax
Três suspeitos são presos por duplo homicídio de mãe e filho em Paranaíba Patrícia e Kaique, em fotos publicadas nas redes sociais. (Foto: Reprodução/Facebook)
Três suspeitos de participação no assassinato de Patrícia Norberto da Silva, de 36 anos, e do filho dela, Kaique Flavino Audilino, de 20 anos, foram presos em flagrante na noite de sexta-feira (19), em Paranaíba, município a 408 quilômetros de Campo Grande. A Polícia Civil localizou o grupo poucas horas após o crime e apreendeu a motocicleta que teria sido usada na ação, além de celulares dos investigados.
A corporação, no entanto, não divulgou os nomes dos presos. Segundo a investigação, um dos suspeitos é de Rondonópolis (MT) e estava na cidade havia cerca de uma semana. Os outros dois vieram do interior de São Paulo e chegaram ao município entre três e quatro dias antes do crime.
As prisões ocorreram após trabalho conjunto entre equipes do SIG (Setor de Investigações Gerais) e da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), que analisaram imagens de câmeras, ouviram testemunhas e reuniram informações para identificar os envolvidos. Os celulares apreendidos passarão por perícia. A expectativa é que o material ajude a esclarecer a participação de cada suspeito e a motivação do crime.
O caso teve repercussão na manhã de sexta-feira, quando moradores acionaram a polícia após ouvirem disparos em uma residência na Rua Uberlândia, no Bairro Industrial de Lourdes. No imóvel, os policiais encontraram Kaique caído em um dos cômodos da casa. Patrícia estava sobre a cama em um dos quartos. Os dois morreram antes da chegada do socorro. Conforme a investigação, mãe e filho foram atingidos por disparos de arma de fogo dentro da residência. O crime mobilizou equipes policiais durante todo o dia.
As prisões tiveram apoio da Polícia Militar e contaram com compartilhamento de informações entre as delegacias de Polícia Civil de Paranaíba e Três Lagoas, além da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Furtos e Roubos de Veículos). Em nota à imprensa, a Polícia Civil diz que ainda apura a motivação do duplo homicídio e não descarta a participação de outras pessoas no caso.
A Polícia Civil investiga a motivação dos assassinatos
Patrícia Norberto da Silva, de 36 anos, e o filho, Kaique Flavio Audilino, de 20, foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira (19), na rua Uberlândia, em Paranaíba (MS). Os suspeitos do crime estão foragidos.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Gustavo Fernal, Patrícia foi encontrada morta sobre a cama de um quarto da casa. Já Kaique foi localizado caído no meio da rua.
Como as vítimas foram encontradas
Segundo a perícia, Patrícia foi atingida por cinco tiros, que acertaram a testa, a perna, o tórax e o abdômen. Kaique foi baleado duas vezes: um dos disparos atingiu o braço e atravessou até o tórax, enquanto o outro acertou a região abaixo da axila.
Conforme as informações apuradas pela Polícia Civil, os disparos foram feitos por dois homens que estavam em uma motocicleta. Os suspeitos fugiram após o crime e seguem sendo procurados.
A Polícia Civil investiga a motivação dos assassinatos. O caso foi registrado como homicídio doloso qualificado. A investigação aponta que o crime foi cometido por mais de uma pessoa e com o uso de arma de fogo de uso restrito.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil estiveram no local realizando os primeiros levantamentos e buscas por informações que possam ajudar na identificação dos autores.
Carlos Antônio Dorneles Roldão, de 59 anos, e Carlos Júnior Dorneles de Jesus, de 29
Dois tios da Maria Fernanda Cândido da Rocha, encontrada morta na fazenda onde morava, em Doverlândia, no oeste de Goiás, foram encontrados mortos dentro de um tanque de leite. Segundo a Polícia Científica, Carlos Antônio Dorneles Roldão, de 59 anos, e Carlos Júnior Dorneles de Jesus, de 29, morreram por asfixia. Eles eram pai e filho.
Em entrevista ao g1, o prefeito da cidade, Amílcar Júnior, contou que, na sexta-feira (19), Carlos Júnior estava limpando o tanque de soro de leite e ficou intoxicado pelos gases. A Polícia Civil investiga as causas das mortes, mas já sabe que foram acidentais.“Aí, o pai foi socorrê-lo e intoxicou também”, descreveu.
Carlos Júnior era casado com uma tia, por parte de pai, da pequena Maria Fernanda. Segundo o prefeito, a cidade está muito abalada com mais essas perdas na família.
“Está todo mundo muito triste, né, porque é uma família muito querida. E mal a gente supera um trauma daquele, vem outro”, disse Amílcar.
Pai e filho morreram dois dias depois que a pequena Maria Fernanda foi encontrada pelas equipes de busca.
De acordo com o prefeito, os corpos dos dois moradores serão velados neste sábado (20). A Prefeitura divulgou nota lamentando a morte dos dois, desejando força e conforto aos familiares e amigos.
O menino João Lucas Souza Mirowski, de apenas 10 anos
Uma tragédia marcou o final da tarde desta sexta-feira (19) em Alto Taquari. O menino João Lucas Souza Mirowski, de apenas 10 anos, perdeu a vida após um grave atropelamento envolvendo um ônibus no bairro Jardim Tropical.
Segundo as informações apuradas no local, o ônibus seguia pela Rua Nicola Osvaldo Newman e, ao chegar ao cruzamento com a Rua Joaquim de Souza, ocorreu o acidente envolvendo a criança, que conduzia uma bicicleta.
Com o impacto, João Lucas ficou entre as rodas do veículo. Equipes do Hospital Municipal foram acionadas e chegaram rapidamente ao local com uma ambulância, mas infelizmente apenas puderam constatar o óbito do menino.
A cena causou profunda tristeza e comoção entre moradores, familiares e amigos que acompanharam o trabalho das equipes das autoridades. O silêncio tomou conta das ruas enquanto a notícia da morte da criança se espalhava pela cidade, gerando uma onda de pesar.
A Polícia Militar e a Polícia Civil realizaram o isolamento da área para preservar o local até a chegada da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), responsável pelos levantamentos necessários para esclarecer as circunstâncias do acidente.
As causas da tragédia serão investigadas pelas autoridades competentes. O nome do motorista do ônibus não foi divulgado.
Neste momento de dor, Alto Taquari se une em solidariedade aos familiares e amigos de João Lucas, lamentando a perda precoce de uma vida que tinha toda uma história pela frente. A partida repentina do menino deixa um vazio imenso e uma cidade inteira de luto.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia
A Prefeitura de Cassilândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, concluiu nesta semana a entrega dos uniformes escolares para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Com a chegada das blusas de frio, os estudantes passaram a contar com o kit completo, reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da educação e o bem-estar dos alunos.
A distribuição dos uniformes teve início após o recebimento dos demais itens que compõem o kit escolar, como camisetas, shorts, calças e tênis. Nesta semana, as blusas de frio foram entregues às unidades escolares, completando o conjunto destinado aos estudantes da rede municipal.
O prefeito Rodrigo Freitas destacou a importância do investimento realizado pela administração municipal para garantir mais conforto e igualdade aos alunos.
“Nosso objetivo sempre foi oferecer aos estudantes todas as condições necessárias para que possam frequentar as aulas com conforto e segurança. Agora, com a entrega das blusas de frio, todos os alunos contam com o uniforme completo”, ressaltou.
A secretária municipal de Educação, Fabiana Di Pieri, também comemorou a conclusão da entrega e destacou o empenho da equipe para que os materiais chegassem aos estudantes o mais rápido possível.
“A educação é uma das prioridades da nossa gestão. Ficamos felizes em concluir essa etapa e ver nossos alunos recebendo todos os itens que compõem o uniforme escolar, garantindo mais praticidade para as famílias e fortalecendo a identidade da Rede Municipal de Ensino”, afirmou.
A iniciativa representa mais um investimento da Prefeitura de Cassilândia na valorização da educação pública, contribuindo para a inclusão, a organização do ambiente escolar e a redução dos custos para as famílias dos estudantes.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia
Um alerta falso com a palavra “misantropi4” foi enviado na madrugada deste sábado (20) a celulares em vários estados do Brasil. Inicialmente, a mensagem de “alerta extremo” foi enviada a aparelhos no estado do Paraná, mas um segundo aviso foi disparado poucos minutos depois para celulares em São Paulo e no Rio Janeiro.
A Defesa Civil Nacional e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informaram que a plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi retirada do ar após ser alvo de uma invasão e de um provável ataque hacker.
Segundo o comunicado do órgão nacional, o alerta falso foi disparado de maneira remota por alguém que não faz parte do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
“A mensagem disparada foi do tipo Alerta Extremo e continha a palavra “misantropia” — que significa ódio à humanidade. Provavelmente se trata de um ataque hacker”, diz a nota da Defesa Civil Nacional.
A pasta também informou que a a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acionará a Polícia Federal e trabalha para retomar a ferramenta de alerta assim que todas as condições de segurança forem restabelecidas.
NOTA OFICIAL
A plataforma de envio do Defesa Civil Alerta foi tirada do ar às 1h30 da madrugada deste sábado (20/6), após ter sofrido uma invasão e disparado um alerta para diversas regiões do país, ordenado remotamente por alguém alheio ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa… pic.twitter.com/0YYXk3yIJW
— Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) June 20, 2026
Em nota, a Defesa Civil de São Paulo afirmou que o alerta não foi enviado por nenhum de seus agentes e que, até o momento, não há registro de ocorrência que justifique a emissão de alerta extremo relacionado ao conteúdo reportado.
O comunicado também explica que a ferramenta Cellbroadcast, utilizada para envio do alerta severo e extremo, é gerida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e foi temporariamente desabilitada até que a situação seja esclarecida. A Defesa Civil de São Paulo disse que acionou a Anatel e outras instituições envolvidas na operação do sistema para investigar a origem da mensagem.
Além do alerta pela plataforma Cellbroadcast, moradores da cidade de São Paulo também relataram ter recebido uma mensagem com o mesmo conteúdo via SMS.
No Paraná, o governo estadual afirmou que o alerta não foi disparado pela Defesa Civil do estado e que não há nenhum evento severo previsto para Curitiba. O órgão estadual disse que acionou a Defesa Civil Nacional e Anatel sobre o caso.
O alerta disparado há poucos minutos não saiu da Defesa Civil do Paraná. O órgão já acionou a Defesa Civil Nacional e a Anatel. Não há nenhum evento severo previsto para Curitiba.
— Governo do Estado do Paraná (@governoparana) June 20, 2026
Já a Defesa Civil do Rio de Janeiro confirmou que não disparou nenhum alerta e disse que o comunicado recebido pelos usuários “decorre de uma instabilidade no sistema de envio de alertas IDAP/Cell Broadcast, plataforma sob responsabilidade da Defesa Civil Nacional, vinculada ao Governo Federal”.
O órgão também esclareceu que não há, até agora, qualquer situação de risco relacionada a desastres naturais que justifique a emissão de alerta para a população fluminense e que segue monitorando a situação.
Moradores do Rio também relataram ter recebido uma mensagem por SMS com conteúdo relacionado ao alerta.
Mensagem enviada a celular de moradores da cidade do Rio de Janeiro após alerta falso de “misantropi4” • Reprodução
A CNN entrou em contato com a Anatel e ainda não obteve resposta.
O que é misantropia?
Segundo o dicionário Michaelis On-line, misantropia significa “horror à humanidade ou aversão à natureza humana” e, por extensão, “estado que se caracteriza por profunda tristeza; depressão, melancolia”; “tendência a evitar a companhia de outras pessoas ou a cultivar o isolamento”.
Empreendimento integra expansão da matriz energética e pode reforçar o abastecimento na região
Mato Grosso do Sul tem dois projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em andamento, sendo um deles previsto para o município de Cassilândia. As iniciativas fazem parte do avanço de investimentos no setor de geração de energia renovável no Estado.
A unidade prevista para Cassilândia deve ser instalada no Rio Aporé, na divisa entre Mato Grosso do Sul e Goiás. O projeto integra um conjunto de empreendimentos hidrelétricos de pequeno porte planejados para a região, considerada estratégica para a ampliação da oferta de energia elétrica.
De acordo com dados do setor, a PCH Cassilândia pode ter potência instalada de cerca de 20 megawatts (MW), com capacidade para abastecer milhares de residências. O empreendimento também pode gerar empregos nas fases de construção e operação, além de contribuir com a arrecadação local.
O que são as PCHs As Pequenas Centrais Hidrelétricas são usinas com capacidade instalada entre 5 MW e 30 MW. Por possuírem estruturas menores em comparação às grandes hidrelétricas, tendem a apresentar impactos ambientais reduzidos e menor tempo de implantação.
Esses empreendimentos contribuem para diversificar a matriz elétrica brasileira, ampliando a segurança energética e descentralizando a geração de energia.
Cassilândia e o setor energético
A região de Cassilândia já conta com empreendimentos no setor hidrelétrico e segue sendo alvo de novos projetos, principalmente pela presença de rios com potencial de geração.
Além das hidrelétricas, Mato Grosso do Sul vem ampliando investimentos em outras fontes renováveis, como energia solar e biomassa, fortalecendo o papel do Estado na produção de energia limpa.
Os projetos ainda devem passar por etapas como licenciamento ambiental, autorizações e definição de cronograma antes de uma eventual implantação
O Brasil encerrou o primeiro tempo vencendo o Haiti por 3 a 0 com gols de Matheus Cunha e Vini Jr. A Seleção abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. A partida da Copa do Mundo acontece no estádio da Filadélfia, nos Estados Unidos.
Vinícius Jr. recebeu passe de Bruno Guimarães, puxou para dentro e bateu. O goleiro Placide defendeu, e, no rebote o zagueiro haitiano chutou em cima de Cunha que não desistiu da bola.
Ao 36′, Lucas Paquetá roubou a bola no meio, tocou a bola para Vini Jr que deu um passe ao camisa 9 que, quase sem ângulo bateu de canhota para o gol. O atacante paraibano marca seu terceiro gol pela Seleção e o segundo em Copa do Mundo.
No terceiro gol, aos 48 minutos, Vini Jr! foi para a jogada individual em velocidade após receber de Lucas Paquetá. Vini arrancou entre zagueiros e mandou para fazer o terceiro.
Pelo mesmo grupo, mais cedo, Marrocos venceu a Escócia por 1 a 0. Com um minuto de jogo, Brahim Díaz lançou para Isamel Saibari, que chutou forte de primeira e marcou seu segundo gol na Copa.
A Polícia Civil investiga a motivação dos assassinatos
Patrícia Norberto da Silva, de 36 anos, e o filho, Kaique Flavio Audilino, de 20, foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira (19), na rua Uberlândia, em Paranaíba (MS). Os suspeitos do crime estão foragidos.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Gustavo Fernal, Patrícia foi encontrada morta sobre a cama de um quarto da casa. Já Kaique foi localizado caído no meio da rua.
Como as vítimas foram encontradas
Segundo a perícia, Patrícia foi atingida por cinco tiros, que acertaram a testa, a perna, o tórax e o abdômen. Kaique foi baleado duas vezes: um dos disparos atingiu o braço e atravessou até o tórax, enquanto o outro acertou a região abaixo da axila.
Conforme as informações apuradas pela Polícia Civil, os disparos foram feitos por dois homens que estavam em uma motocicleta. Os suspeitos fugiram após o crime e seguem sendo procurados.
A Polícia Civil investiga a motivação dos assassinatos. O caso foi registrado como homicídio doloso qualificado. A investigação aponta que o crime foi cometido por mais de uma pessoa e com o uso de arma de fogo de uso restrito.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil estiveram no local realizando os primeiros levantamentos e buscas por informações que possam ajudar na identificação dos autores.
Quem se lembra do Ataidinho Pneus e Peças? Funcionou nos anos 80 na esquina da antiga Avenida Araguaia (hoje Avenida JK) e Rua Antônio Paulino, na Vila Pernambuco, em Cassilândia.
Se estivesse vivo, Ataidinho iria completar 100 anos amanhã, dia 20 de junho.
Faz tempo e só resta muita saudade…
A foto foi recuperada com uso de IA.
Um morador enviou reclamação nesta sexta-feira, 19 de junho, sobre a falta de segurança pública no bairro Balmant, em Cassilândia. Leia.
“Corino, reclamação que eu tenho para fazer e sobre o movimento de drogas aqui no bairro Balmant estou falando no meu nome em nome de vários várias pessoas que do bairro Balmant. A polícia passa sempre mas continua do mesmo jeito só aumentando droga tráfico na rua roubando as casas. Semana passada deixei minha moto na porta da minha casa fui tomar água a hora que eu voltei na moto tinha um cara com meu capacete na mão para roubar, ele saiu correndo.”
A moda está ainda mais sofisticada e atual em Cassilândia com a Le Bella, localizada em Rua Domingos de Souza França, 879, em frente a Eletrokasa, no centro de Cassilândia.
Comandada por Leidiane Rodrigues, a Le Bella é um convite à elegância e ao bom gosto.
No dia 18 de junho, o Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé celebra uma trajetória linda de dedicação, solidariedade e transformação social. São 34 anos estendendo a mão a quem mais precisa e fazendo a diferença em nossa comunidade!
Tudo começou no ano 1992, quando um sonho de servir se tornou realidade através da visão, do carinho e do pioneirismo do nosso querido e saudoso casal fundador, José Selvírio de Souza e Maria Zetina de Souza. Graças ao passo inicial dado por eles, hoje somos uma árvore forte, cujos frutos alimentam a esperança de tantas famílias cassilandenses.
Olhar para o passado nos enche de orgulho, olhar para o presente nos dá a certeza de que o companheirismo e o lema “Nós Servimos” continuam mais vivos do que nunca em nossos corações.
Agradecemos a cada companheiro, companheira, domadora, parceiros e a toda a comunidade de Cassilândia que, ao longo de mais de três décadas, caminham juntos conosco nessa missão de amor ao próximo. Que venham muitos outros anos de história e serviço leonístico! O correio News
Atualmente ocupando o posto de “bombeira de terceira”, Helen divide sua rotina entre o trabalho no setor de restauração
A cassilandense Helen Silva está conquistando reconhecimento em Portugal ao atuar como bombeira voluntária na cidade de Alenquer, localizada no distrito de Lisboa. Morando no país europeu desde 2021, ela compartilhou recentemente sua trajetória de superação, dedicação e serviço à comunidade.
Antes de ingressar na corporação, Helen trabalhou em fábricas e armazéns, enfrentando os desafios comuns a muitos brasileiros que buscam uma nova oportunidade no exterior. Em 2023, decidiu dar um passo importante em sua vida ao ingressar no curso de formação de bombeiros voluntários, concluindo sua preparação neste ano.
Atualmente ocupando o posto de “bombeira de terceira”, Helen divide sua rotina entre o trabalho no setor de restauração, durante o dia, e as escalas de atendimento no quartel durante as noites e finais de semana.
Mesmo sem possuir formação prévia na área da saúde no Brasil, ela passou por treinamentos intensivos, incluindo capacitação para atendimento em ambulâncias (TAT) e técnicas de desencarceramento de vítimas presas em ferragens após acidentes. A formação exigiu preparo físico, psicológico e técnico para enfrentar situações de emergência.
Com apenas 15 dias de atuação efetiva após a conclusão do curso, a brasileira já participou de ocorrências de grande complexidade, entre elas atendimentos a vítimas de atropelamentos e casos de parada cardiorrespiratória.
Além da realização profissional, Helen destaca que a atuação como bombeira contribuiu para facilitar a obtenção de sua autorização de residência definitiva em Portugal, reforçando ainda mais sua integração à sociedade portuguesa.
Durante entrevista, ela destacou o orgulho de representar sua cidade natal e seu estado no exterior. “É um orgulho estar representando a minha região e o Mato Grosso do Sul”, afirmou.
A história de Helen Silva é um exemplo de perseverança e determinação, mostrando que, mesmo longe de casa, é possível superar desafios, conquistar novos espaços e levar o nome de Cassilândia e de Mato Grosso do Sul para além das fronteiras do Brasil.
Nesta sexta-feira tem jogo do Brasil. Aptoveite a promoção da Papelaria Silva, na esquina das ruas Amin José e Antônio Paulino, no centro de Cassilândia.
Carreta carregada com ovos tomba na MS-306 e parte da carga é saqueada em Costa Rica
Uma carreta carregada com ovos tombou na manhã desta quinta-feira (18) na rodovia MS-306, na rotatória conhecida como Três Divisas, localizada entre os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, nas proximidades de uma algodoeira.
Segundo informações divulgadas pelo site MS Todo Dia, o veículo seguia de Primavera do Leste (MT) com destino ao Estado de São Paulo quando tombou ao acessar a rotatória. Relatos apontam que uma ondulação existente no pavimento pode ter contribuído para o acidente.
A carreta transportava aproximadamente 1.500 caixas de ovos. Logo após o tombamento, diversas pessoas chegaram ao local e começaram a retirar parte da carga. De acordo com informações obtidas pela reportagem, cerca de 50% dos produtos teriam sido levados antes da contenção da área.
O motorista sofreu ferimentos e foi socorrido por populares que passavam pela rodovia no momento do acidente. Em seguida, ele foi encaminhado para atendimento médico na Fundação Hospitalar de Costa Rica. Apesar do susto, seu estado de saúde é considerado estável.
Equipes da Polícia Rodoviária estiveram no local realizando o atendimento da ocorrência, o controle do trânsito e os levantamentos necessários para apurar as circunstâncias do tombamento.
Até o fechamento desta reportagem, a carreta permanecia às margens da rodovia, aguardando os trabalhos de remoção e transbordo da carga. Uma equipe de segurança privada segue realizando a escolta do local para evitar novas perdas e possíveis furtos da carga remanescente.
Saquear carga é crime
As autoridades reforçam que retirar mercadorias de veículos envolvidos em acidentes sem autorização caracteriza crime. A prática pode ser enquadrada como furto, conforme prevê o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa.
Imagens, vídeos e testemunhos podem ser utilizados pelas autoridades para identificar e responsabilizar criminalmente os envolvidos.
O caso segue sendo acompanhado pelos órgãos competentes.
O agrônomo Ricardo Platero foi encontrado morto nesta quinta-feira (18) em uma propriedade rural localizada nas proximidades do Aeroporto Municipal de Costa Rica. O caso está sendo investigado pelas autoridades policiais.
Segundo informações divulgadas pelo Jornal MS Todo Dia, a esposa da vítima procurou informações após Ricardo não retornar para casa, o que motivou o início das buscas por seu paradeiro.
Conforme consta no Boletim de Ocorrência, por meio do sistema de rastreamento foi possível localizar o veículo utilizado pelo agrônomo. O automóvel estava estacionado nas proximidades do aeroporto municipal.
Durante as buscas na região, Ricardo Platero foi encontrado sem vida em uma área de vegetação próxima ao local onde o veículo estava.
A Polícia Civil e a equipe de investigação estiveram no local realizando os procedimentos de praxe. O caso foi registrado e será apurado pelas autoridades competentes.
O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Paranaíba, onde exames periciais deverão auxiliar na confirmação da causa da morte.
Ricardo atuava profissionalmente em uma empresa do ramo veterinário e agrícola de Costa Rica, sendo conhecido no município pelo trabalho desenvolvido e pela dedicação à profissão.
Ele deixa dois filhos, uma adolescente de 16 anos e um menino de 14 anos.
As circunstâncias da morte ainda serão esclarecidas pela investigação policial.
Grupos C e D entram em campo para a segunda rodada de confrontos
O Brasil entra em campo nesta sexta-feira (19) contra o Haiti, às 21h30, na Filadélfia, em partida válida pelo Grupo C da Copa do Mundo Fifa 2026.
A outra partida da chave será um pouco antes, às 19h, em Boston, entre Escócia e Marrocos.
Pelo Grupo D, jogarão Estados Unidos e Austrália, em Seattle, às 16h; e Turquia e Paraguai, à 0h de sábado (20), em São Francisco.
Jogos desta sexta-feira, 19 de junho
16h – Estados Unidos x Austrália (Grupo D)
19h – Escócia x Marrocos (Grupo C)
21h30 – Brasil x Haiti (Grupo C)
0h (sábado) – Turquia x Paraguai (Grupo D)
Grupo C
Classificação após a primeira rodada:
Escócia – 3 pontos
Brasil – 1 ponto
Marrocos – 1 ponto
Haiti – 0 ponto
Brasil treina no Columbia Park Training Facility, em New Jersey, nos Estados Unidos. Reuters/Caean Couto/Proibida reprodução
A liderança do Grupo C, após a primeira rodada, é da Escócia, que soma 3 pontos após a vitória sobre o Haiti, por 1 a 0. Brasil e Marrocos têm 1 ponto cada, após o empate em 1 a 1.
Uma vitória brasileira sobre o Haiti pode colocar o Brasil na disputa pela liderança do grupo, já que enfrentará a Escócia, atual líder, na última rodada.
Com isso, a expectativa para a partida de hoje é de que o Brasil apresente uma postura ofensiva desde o início, posicionando sua linha de marcação mais alta, na busca por manter domínio territorial.
Com uma equipe menos experiente e de menor nível técnico do que a brasileira, o Haiti provavelmente adotará um estilo de jogo defensivo, que buscará, em algumas jogadas isoladas, fazer transições rápidas com bolas longas visando contra-ataques.
O confronto entre escoceses e marroquinos vale diretamente a liderança do grupo. Um novo triunfo europeu garante matematicamente vaga na segunda fase da Copa do Mundo.
Quanto às demais equipes, elas dependerão, em maior ou menor grau, da última rodada para avançar na competição.
Grupo D
Classificação após a primeira rodada:
EUA – 3 pontos
Austrália – 3 pontos
Turquia – 0 ponto
Paraguai – 0 ponto
Pelo Grupo D, EUA e Austrália largaram na frente, com vitórias sobre Paraguai e Turquia respectivamente pelos placares de 4 a 1 e 2 a 0.
Austrália e Turquia se enfrentaram na primeira rodada REUTERS/Albert Gea/Proibida reprodução
Com maior saldo de gols (3), os EUA estão, ao final da primeira rodada, na liderança do grupo, com o mesmo número de pontos da sua adversária de hoje, a Austrália – também com três pontos. Essa proximidade entre as equipes dá caráter decisivo para a partida de hoje.
Jogando em casa, diante de sua torcida, os EUA apresentaram na primeira rodada um futebol dominante diante do Paraguai, o que deu à equipe certo favoritismo para uma classificação em primeiro lugar.
Já Turquia e Paraguai entram em campo com margem reduzida para erro. Quem perder ficará em situação muito difícil na terceira rodada, dependendo de vitória e de combinações de resultados para tentar se classificar entre os oito terceiros mais bem colocados nos 12 grupos da primeira fase da competição.
Imagem ilustrativa gerada com auxílio de inteligência artificial (Fonte: Cassilândia Notícias)
A Polícia Militar foi acionada na noite de terça-feira, às 23h20, para atender uma ocorrência de violação de domicílio na Rua Fenelon Acelmo. Um homem de 30 anos relatou que sua ex-convivente, de 24 anos, veio de Itarumã (GO) para visitar a filha que têm em comum. Após a visita, a vítima levou a mulher até a rodoviária para que ela retornasse à sua cidade de origem, porém ela não embarcou no ônibus. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta quarta-feira, 17 de junho.
A mulher retornou à residência da vítima sem autorização e passou a ameaçá-lo, afirmando que, se ele chamasse a polícia, ela diria às autoridades que havia sido agredida por ele para prejudicá-lo. Diante da situação, a guarnição efetuou a apreensão da mulher e encaminhou ambas as partes à Delegacia de Polícia Civil para o registro dos fatos e esclarecimentos. Cassilândia Notícias
A Praça São José será palco de uma programação especial entre os dias 18 e 21 de junho, reunindo esporte, gastronomia, música e cultura para toda a população. A iniciativa contará com a realização do Festival Food Truck & Morango, do Cassi Fan Fest e do 2º Arraial Comunitário, promovendo momentos de lazer e convivência para as famílias cassilandenses.
A programação teve início nesta quinta-feira (18) com a abertura do Festival Food Truck & Morango, que segue até o dia 21 de junho oferecendo diversas opções gastronômicas, além de atrações para o público. O evento acontece na Praça São José, com entrada gratuita.
Na sexta-feira (19), a partir das 18h, a Concha Acústica da Praça São José receberá o Cassi Fan Fest “Juntos pelo Brasil”, com transmissão ao vivo da partida entre Brasil e Haiti. Além da exibição do jogo, o público contará com praça de alimentação e show musical da banda Sanfonaço. O jogo está previsto para as 20h.
Continuando a programação, na sábado (20), será realizado o 2º Arraial Comunitário, também na Concha Acústica da Praça São José. O evento terá início às 18h com apresentações culturais e danças típicas, valorizando as tradições juninas e a participação das escolas municipais e da comunidade. Às 21h, o público poderá acompanhar o show da dupla João Haroldo & Betinho.
Os eventos contam com apoio e participação da Prefeitura Municipal de Cassilândia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), reforçando o compromisso da administração municipal com a promoção da cultura, do entretenimento e da integração social.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia