Inocência supera Campo Grande na geração de novos postos formais de trabalho em março

Rotatória localizada na entrada da cidade (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A cidade de Inocência, a 330 quilômetros de Campo Grande, superou a capital na geração de empregos formais no mês de março. Enquanto a cidade do interior teve novas 585 vagas formais com carteira assinada, Campo grande teve 569 novos postos.

O desempenho de Inocência é impulsionado pela aceleração das obras da Arauco, a multinacional chilena de celulose que está instalando uma grande unidade industrial no município. A chegada da empresa tem injetado um novo dinamismo na economia local,

Desde o início da fase de terraplanagem, em junho de 2024, a cidade já recebeu um acréscimo de 4,8 mil moradores, entre trabalhadores da construção da unidade industrial (2,8 mil) e da área florestal (2 mil).

A Arauco realizou recentemente o lançamento da Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú em Inocência, com um investimento de US$ 4,6 bilhões na planta. A unidade terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas anuais de celulose de fibra curta e ocupará uma área de 3.500 hectares. A empresa também planeja investimentos em sustentabilidade e em soluções logísticas, incluindo a construção de 47 km de ferrovia para ligar a fábrica a uma linha já existente e a criação de um terminal.

MS apresenta saldo positivo

Assim como em Inocência, o estado de Mato Grosso do Sul como um todo apresentou um resultado positivo na geração de empregos em março, com a criação de 1.114 novos postos formais, de acordo com os dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Esse resultado coloca Mato Grosso do Sul em evidência na região, especialmente quando se considera o acumulado do primeiro trimestre de 2025, que já soma 12.584 novas vagas com carteira assinada.

Em março, o setor de Serviços foi o principal motor da geração de empregos no estado, com um saldo de 1.613 novas vagas. A Indústria (550) e a Construção (453) também contribuíram positivamente. Por outro lado, o Comércio (-466) e a Agropecuária (-1.036) registraram saldos negativos no período.

A maioria das novas vagas em Mato Grosso do Sul foi ocupada por mulheres (1.078), e o nível de escolaridade predominante entre os contratados foi o ensino médio completo (814). Os jovens entre 18 e 24 anos foram o grupo com o maior saldo de vagas no estado, com 827 oportunidades.

Além de Inocência e Campo Grande, outros 39 municípios sul-mato-grossenses também fecharam o mês de março com saldo positivo na geração de empregos.

Em âmbito nacional, o Brasil registrou a criação de 71,5 mil postos de trabalho com carteira assinada em março de 2025. No acumulado do primeiro trimestre do ano, o país gerou 654 mil empregos formais, e nos últimos 12 meses, o saldo é de 1,6 milhão de vagas.

Desde janeiro de 2023, o país contabiliza quase 3,8 milhões de novos empregos com carteira assinada, atingindo o maior estoque da história, com 47,857 milhões de trabalhadores formalizados. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias.