
Frente fria coloca MS em zona de perigo para queda de temperatura e tempestade – FOTO: Gerson Oliveira
Os próximos dias podem ser de alívio ao calorão em boa parte de Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para tempestades e queda de temperatura nas regiões sudoeste, leste, centro norte e dos pantanais.
De acordo com o Instituto, a aproximação de uma nova frente fria pode derrubar as máximas das temperaturas em 3°C a 5°C, além de trazer chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos e queda de granizo nas áreas destacadas.
Essa situação ocorre devido ao avanço da frente fria, aliado a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. Além disso, ainda há o transporte de calor e umidade e o avanço de cavados, que deve favorecer a formação de chuvas.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), até o dia 16 de setembro, estão previstos acúmulos de precipitação para as regiões centro-sul, sudoeste, leste e oeste do Estado, com volumes estimados entre 10 milímetros e 50 milímetros.
Temperaturas
A partir desta quinta-feira (4), as temperaturas contrastam entre as regiões sul e norte, onde, em Ponta Porã e Porto Murtinho as máximas devem atingir 29°C e em Aquidauana e Coxim deve chegar a 38°C.
Para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados, estão previstas mínimas entre 17°C e 21°C e máximas entre 29°C e 32°C. Nas áreas de Coxim, Camapuã, Três Lagoas e Anaurilândia, os termômetros devem registrar mínimas entre 18°C e 21°C e máximas entre 32°C e 38°C.
Em Campo Grande, as mínimas podem chegar a 22°C e as máximas variam entre 33°C e 35°C.
Após a passagem da frente fria, entre os dias 05 a 07, deve ocorrer queda acentuada nas temperaturas, especialmente na região sul do Estado, com mínimas entre 10°C e 13°C.
Orientações
Para dias com uma queda brusca de temperatura, a tendência do organismo é reduzir a imunidade. Com isso, algumas doenças podem aparecer como gripe, resfriado, rinite e até a asma.
Por isso, é importante tomar alguns cuidados para melhorar a qualidade de vida nestes períodos:
Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho ou locais fechados, costuma estar calor, enquanto no ambiente externo, há presença de ar gelado. Por isso, não esqueça de manter-se aquecido e agasalhado.
Faça uso de bebidas quentes ao longo do dia, como chás e café;
Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira;
Evite banhos muito quentes, eles provocam ressecamento da pele;
Lave colchas, cobertas e casacos antecipadamente, para evitar desencadear crises de asma, rinite e bronquite por roupas e cobertores guardados;
Faça uso de hidratantes labiais para evitar o ressecamento dos lábios;
Mantenha-se sempre hidratado, monitorando crianças e idosos que não se atentam à necessidade de hidratação.
Correio do Estado