Golpe do falso advogado prende mulher em Dourados e operação mira alvos em mais 4 cidades

Osvaldo Duarte/Dourados News 

A operação ‘Alvará Fantasma’, deflagrada nesta terça-feira (11) pela Polícia Civil de Santa Catarina, cumpriu mandado de prisão de Francielly Avalo dos Santos, de 33 anos, moradora do bairro Parque do Lago, em Dourados, como suspeita de integrar o esquema do golpe do falso advogado.

Com apoio das Polícia Civis do Mato Grosso do Sul e do Piauí, a ação resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária em Dourados, Três Lagoas, Campo Grande e Nova Andradina, segundo informações do portal Dourados News.

Francielly era suspeita de emprestar contas bancárias para o recebimento dos valores obtidos de forma ilícita pelo grupo. As investigações foram conduzidas pela DCE/DIC (Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigações Criminais) de Florianópolis, com início em junho deste ano, após uma vítima catarinense registrar o prejuízo de cerca de R$ 100 mil.

O golpe do falso advogado é uma modalidade de estelionato em que os criminosos se passam por profissionais do Direito para enganar vítimas, geralmente pessoas envolvidas em processos judiciais, solicitando depósitos de supostas taxas ou custas processuais.

As investigações indicaram que o grupo atuava principalmente a partir de Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul, mas que aplicavam golpes em diferentes estados.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Nova Andradina, Caio Bicalho, os criminosos utilizavam aplicativos de mensagens para se passar por advogados, fazendo uso de nomes, fotos e registros reais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para conferir credibilidade às abordagens.

Durante a ação, foram apreendidos celulares e dispositivos eletrônicos usados nas fraudes. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 300 mil em cada uma das 63 contas bancárias ligadas aos investigados.

Topmidianews

Compartilhe:
Posted in Noticias.