
Expectativa é arrecadar em torno de 300 bolsas de sangue
Cassilândia se prepara para mais uma campanha de doação de sangue, um evento importante para reforçar os estoques regionais. Em entrevista nesta terça-feira, 06 de maio, ao Programa Rotativa no Ar da Rádio Patriarca, a farmacêutica Salma, responsável pelas campanhas na cidade, trouxe boas notícias: a equipe virá por dois dias seguidos.
A campanha acontecerá nos dias 21 e 22 de maio. O local será o AME (antigo posto/Secretaria de Saúde). O atendimento será durante todo o dia, iniciando às 7 horas da manhã e indo até as 5 horas da tarde. Haverá uma parada para almoço. O objetivo é coletar no mínimo 150 bolsas por dia, totalizando 300 bolsas em Cassilândia. Salma ressaltou a dificuldade atual em encontrar doadores aptos, mencionando a influência de viroses e uso de medicamentos. Há uma necessidade urgente de doadores de todos os tipos sanguíneos, especialmente os negativos.
Requisitos e Restrições para Doar Sangue:
• Se tomou vacina contra a gripe, deve aguardar 48 horas (pode tomar a vacina até a sexta-feira anterior à doação).
• Não ter sintomas virais.
• Não ter consumido bebida alcoólica na noite anterior.
• Não ter feito cirurgia, perdido sangue ou tido internação nos últimos três meses.
• Colesterol um pouco alto é permitido, mas níveis muito altos não.
• Diabéticos: glicose acima de 120 não podem doar.
• Uso de alguns medicamentos pode impedir a doação.
Salma explicou a importância da doação, mencionando que cada bolsa de sangue custa cerca de R$ 3.000,00 para o estado desde a coleta até os exames e chegada ao paciente.
Ela também falou sobre o banco de sangue local na Santa Casa, que passou por reforma e está dentro dos padrões. A Santa Casa utiliza bastante sangue para cirurgias (20-40 por mês). O sangue doado em Cassilândia geralmente vai para o Hemosul em Campo Grande, mas a cidade tem uma cota e recebe 10-15 bolsas por semana. Salma deixou seu contato para dúvidas: 99968-6565.
Cassilândia Notícias