EDITORIAL O poder público e a iniciativa privada

privado x publico

Imagem ilustrativa

Há poucos dias um comerciante cassilandense questionou se uma grande empresa de Cassilândia, que atua na iniciativa privada, gastaria cerca de R$ 330 mil por ano com publicidade?

A resposta nos parece bastante óbvia: é evidente que não. Afinal o dinheiro conquistado por uma empresa particular é suado, não vem fácil e depende de uma soma de fatores, entre os quais uma carga tributária abusiva.

Mas foi essa a quantia que o Poder Legislativo de Cassilândia licitou para gastar este ano somente com divulgação dos trabalhos dos nossos vereadores, por sinal realidade da co-irmã Prefeitura Municipal, tão esforçada na sanha de torrar o dinheiro do contribuinte com diárias e muita publicidade.

Uma empresa particular gastaria, por exemplo, centenas de milhares de reais com diárias para manter negócios em outras cidades? É evidente que não.

As viagens seriam trocadas por simples negociações via WhatsApp, e-mail ou por Pix. As viagens seriam mais raras, não em comitiva, apenas pelo gestor da respectiva pasta.

Mas o poder público cassilandense, inoperante e perdulário, segue deficitário e devedor, algo que não ocorria na gestão do saudoso prefeito Jair Boni, que pagava tudo em dia e ainda mantinha dinheiro sobrando no caixa da Prefeitura.

Muito mais do que um choque de gestão, o poder público de Cassilândia precisa de um choque de realidade.

Os gestores públicos deste município precisam aprender a investir melhor o dinheiro recolhido em forma de impostos, religiosamente, todos os meses, todos os anos.

É preciso ser implantado com urgência os princípios da administração pública em Cassilândia: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Sem isso, a conta do poder público continuará pesada demais para a iniciativa privada e para a população cassilandense.

CORINO ALVARENGA

EDITOR DO CASSILÂNDIA URGENTE

Compartilhe:
Posted in Noticias.