/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/B/Y/I8pii5R2isgjLwC2VFoA/whatsapp-image-2025-11-07-at-21.25.11.jpeg)
Cidade destruída por tornado no interior do Paraná — Foto: Reprodução
O tornado que causou destruição e ao menos cinco mortes no interior do Paraná pode ter alcançado ventos de 250km/h, segundo analises preliminares. O fenômeno foi classificado como tendo atingido F2 na Escala Fujita, que mede a intensidade de tornados. Nesse nível, os ventos ficam entre 180km/h e 250km/h.
Especialistas apontam, no entanto, que a classificação pode subir para F3, pois existem indícios de que o tornado teria ultrapassado 250km/h em algumas áreas da cidade de Rio Bonito de Iguaçu.
Vamos continuar monitorando, analisando as imagens das fotos, imagens aéreas, em conjunto com a Defesa Civil, e se for o caso poderemos reclassificar a intensidade do fenômeno, pois foi extremamente severo —, disse Reinaldo Kneib, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná .
A ventania provocada pelo tornado causou tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e de casas de alvenaria. Dados colhidos pelos meteorologistas e imagens de radar meteorológico basearam a classificação do tornado como F2.
O último boletim divulgado pelo governo do Paraná indica que cinco pessoas morreram por conta do fenômeno, enquanto outras 30 sofereram ferimentos graves. Cem tiveram ferimentos moderados ou leves.
O Globo






