Em Cassilândia, cidade a 430 km de Campo Grande, moradores se assustaram com a nuvem de poeira que transformou o céu da cidade nesta sexta-feira (7). As imagens foram registradas na região do povoado Vaca Parida.
Em vídeo, homem na zona rural afirma estar impressionado com a situação. “Olha isso, que loucura, nunca vi isso. Olha a velocidade das nuvens. Rapaz, vai vir uma tempestade. Cara, que esquisito”, diz o rapaz ao gravar imagem, publicada nas redes sociais.
A formação atmosférica, que parece uma nuvem carregada de poeira, coloriu o céu de preto, roxo e laranja. Conforme a página local O Sul-Mato-Grossense, a nuvem de baixa altitude apareceu repentinamente. A luz solar do entardecer teria contribuído para a coloração da nuvem de poeira.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Cassilândia registrou rajadas de vento de 48 km/h na manhã deste sábado, por volta das 8h.
Chapadão do Sul
Na quarta-feira (5), vendaval levantou nuvem de poeira e danificou rede elétrica em Chapadão do Sul, cidade a 330 km de Campo Grande. Moradores da cidade também se assustaram com a coloração do céu. Chapadão e Cassilândia ficam a uma distância de 100 km.
A ventania provocou o rompimento de fios em algumas ruas, deixando cabos energizados expostos e oferecendo risco aos moradores, publicou o Chapadão 360. A energia foi restabelecida de forma gradativa ao longo da tarde.
Ciclone extratropical
A frente fria que avança sobre Mato Grosso do Sul deve trazer tempestades, inclusive com possibilidade de raios, granizo e rajadas de vento, para todo o Estado, neste sábado (8). Além disso, a previsão indica queda nas temperaturas, que podem chegar à mínima de 14°C no sul de MS.
Estas condições meteorológicas estão relacionadas ao avanço do sistema frontal, além da formação de um ciclone extratropical, que atua mais intensamente na região Sul do Brasil, mas também exerce influência indireta em Mato Grosso do Sul. Midiamax






