Morto em confronto com o Garras era investigado por homicídio ligado ao Comando Vermelho

Morto em confronto com o Garras era investigado por homicídio ligado ao Comando Vermelho
(Foto: Divulgação)

O homem de 37 anos morto nesta segunda-feira (22), em Nova Alvorada do Sul, durante confronto com policiais civis, estava foragido da Justiça e havia mandado de prisão por participação em dois homicídios, que estariam relacionados à atuação do Comando Vermelho. Os crimes teriam ocorrido em Itiquira, Mato Grosso, em 2021 e 2023.

Iander Cássio Teodora Ortega morreu baleado durante uma ação do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) em uma propriedade rural de Nova Alvorada do Sul.

Investigado por dois homicídios

Um dos crimes atribuídos ao suspeito ocorreu em 2021 e teve como vítima Manoel Garces de Sousa. Segundo a investigação da Polícia Civil de Mato Grosso, o homicídio estaria relacionado à atuação do Comando Vermelho.

Uma testemunha afirmou ter assistido a uma gravação do crime e apontou Iander como um dos participantes. A vítima foi encontrada com as mãos amarradas para trás e, conforme a apuração, teria sido golpeada com faca e submetida a uma tentativa de decapitação.

Os investigadores também identificaram que um Fiat Palio preto ligado ao suspeito teria sido utilizado na ação. Ao fim do inquérito, ele foi indiciado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

O segundo homicídio ocorreu em 2023 e teve como vítima Leonardo Garces Ajala. Nesse caso, a investigação apontou que Iander teria fornecido o veículo utilizado pelos executores.

Também foram identificados contatos telefônicos com a vítima na madrugada do desaparecimento. Ele acabou indiciado por participação em homicídio qualificado.

Ainda segundo a investigação, uma das principais testemunhas do segundo crime passou a sofrer ameaças atribuídas ao Comando Vermelho e chegou a ser incluída em um programa de proteção. No entanto, desapareceu antes de ser efetivamente acolhida e permanecia com paradeiro desconhecido. A apuração não estabeleceu de forma conclusiva que o desaparecimento tenha sido determinado pela organização criminosa.

Confronto

A equipe do Garras prestava apoio à Polícia Civil de Mato Grosso no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva contra o Iander. Conforme o boletim de ocorrência, os policiais receberam informações de que ele estaria trabalhando e se escondendo em uma propriedade rural na região de Nova Alvorada do Sul. Após diligências, o imóvel foi localizado.

Quando os agentes chegaram à propriedade, visualizaram Iander do lado de fora da residência. Ao perceber a aproximação da equipe, o homem correu em direção aos fundos do imóvel.

Durante as buscas, o suspeito foi localizado portando uma arma de fogo. Segundo o registro policial, a equipe se identificou e ordenou que ele largasse a arma, mas Iander não teria obedecido e apontou a pistola na direção dos policiais.

Diante da situação, dois integrantes da equipe efetuaram um disparo cada um. O suspeito permaneceu com sinais vitais e foi socorrido pelos próprios policiais, que o levaram para atendimento médico em Nova Alvorada do Sul. Ele, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Com o homem, foi apreendida uma pistola calibre .22, da marca Tala, carregada com quatro munições intactas. Durante a vistoria no imóvel, os policiais também encontraram uma espingarda calibre .32.

A Polícia Científica foi acionada e realizou os levantamentos periciais no local. As armas foram apreendidas e encaminhadas para exames.

Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias.