Cassilândia Urgente: Mãe de aluno cadeirante reclama dos ônibus escolares por não respeitarem a rampa de acesso na porta do Cmeic, em Cassilândia

Uma mãe de aluno cadeirante da escola CMEIC – Centro Municipal Educacional Vereadora Ilma Costa – recorreu, nesta quarta-feira, 8 de outubro, ao Cassilândia Urgente depois de ter tentado resolver o problema – sem sucesso – junto às autoridades escolares cassilandenses.

Segundo ela, os ônibus do transporte não respeitam a acessibilidade de cadeirante ao estacionar interropendo a rampa existente na porta da escola.

A mãe reclama que tem que dar volta empurrando a cadeira de rodas pela calçada “horrível de andar”.

Ela espera apenas que os motoristas de ônibus tenham o bom senso de respeitar a acessibilidade de cadeirantes.

Com certeza não é pedir muito.

Com a palavra quem interessar possa.

Confira as imagens.

Compartilhe:

SEJA SOLIDÁRIO! Ajude Luís Fernando Oliveira Souza a representar Cassilândia e Mato Grosso do Sul em Olimpíada Estudantil no Rio de Janeiro

Olá, me chamo Luís Fernando Oliveira Souza, sou de Cassilândia – MS, aluno da 2° série do Ensino Médio da Escola Evangélica Avivamento Bíblico e participei da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA é do ramo das olimpíadas científicas, similar à OBMEP. Tais olimpíadas buscam incentivar os alunos a conhecerem mais sobre Ciência, bem como torná-la mais popular entre a sociedade. Após a OBA, e graças à minha nota, fui convidado a participar das seletivas internacionais: diversas provas que têm como objetivo selecionar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas a nível mundial. A primeira fase das seletivas é composta por três provas online, as quais eu fiz e consegui uma média de aproximadamente 8.4. E, com essa pontuação, fui o único estudante do Mato Grosso do Sul a passar para a próxima fase, que ocorrerá presencialmente em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, nos dias 11 a 15 de março. Portanto, por conta do custo de deslocamento e da hospedagem no hotel em que as provas serão realizadas, preciso de uma ajuda financeira para que isso seja possível.
FAÇA UM PIX PARA A CHAVE CELULAR (67) 98164-5357

Luís Fernando Oliveira Souza

Compartilhe:

Cassilândia: Morre a quarta pessoa vítima de Covid-19

Morreu nesta segunda-feira, 17 de agosto,  a quarta pessoa vítima de Covid-19 em Cassilândia, de nome Carol Canovas, que trabalhava como recepcionista em hospital.

Ela tinha 32 anos, era casada com Wilian Santos, era membro da Igreja Metodista e deixa duas filhas, sendo uma de dez e outra de 12 anos.

O óbito foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, José Lourenço Braga Marin.

Voltaremos a informar.

Carol Canovas
Compartilhe:

Cassilândia: Moradora reivindica asfalto e iluminação na Rua Luiz Machado, no Jardim Minas Gerais

Uma moradora do Bairro Jardim Minas Gerais enviou à redação do Cassilândia Urgente reivindicação para que a Prefeitura Municipal faça a pavimentação asfáltica e instale iluminação pública na Rua Luiz Machado.

O pedido da moradora foi encaminhado hoje cedo, segunda-feira, 4 de maio, ao prefeito Jair Boni para as devidas providências.

Imagem noturna da Rua Luiz Machado
Rua está sem asfalto
Compartilhe:

Cassilândia Urgente: Morador denuncia buracos na calçada de creche municipal da Vila Izanópolis, em Cassilândia

De acordo com uma vizinha da creche municipal da Vila Izanópolis, uma criança foi socorrida até o posto de saúde depois que sofreu uma lesão no pé ao tropeçar num dos buracos daquela calçada.

“A Prefeitura precisar consertar essa calçada com urgência”, disse um morador hoje cedo à reportagem do Cassilândia Urgente.

Para ele, se nada for feito, outros acidentes com crianças vão acontecer.

Estivemos no local nesta manhà de domingo, 28 de junho, e constatamos o problema.

Com a palavra quem interessar possa.

 

Fotos: Cassilândia Urgente
Compartilhe:

Cassilândia altera expediente e suspende aulas da tarde por jogo do Brasil na Copa

Imagem de compartilhamento para o artigo Cassilândia altera expediente e suspende aulas da tarde por jogo do Brasil na Copa da MS Todo diaA Prefeitura de Cassilândia publicou decreto que altera o funcionamento das repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026, marcada para as 13h (horário de Mato Grosso do Sul).

Conforme o decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Barbosa de Freitas, o expediente no Paço Municipal e nas Secretarias Municipais será realizado excepcionalmente das 7h às 12h.

Na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde também atenderá em horário reduzido, das 6h às 12h. No entanto, permanecem mantidos os atendimentos em horário estendido, das 16h às 21h, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Maristela Beretta e na Farmácia Central.

Os serviços de urgência e emergência continuarão funcionando normalmente, por meio do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e da Santa Casa de Misericórdia de Cassilândia, garantindo assistência à população durante todo o dia.

O decreto também determina a suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino no período vespertino de segunda-feira. As atividades escolares do período matutino serão realizadas normalmente.

Segundo a administração municipal, a medida busca adequar o funcionamento dos órgãos públicos ao horário da partida da Seleção Brasileira, sem comprometer a prestação dos serviços essenciais à população.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia

Compartilhe:

Frente fria se aproxima e domingo pode ter chuva em regiões de Mato Grosso do Sul

Tempo em Campo Grande. (Foto: Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

Apesar da estabilidade maior que nos últimos dias, o órgão indica ainda a aproximação de uma frente fria. Assim, o fenômeno pode favorecer a ocorrência de chuvas e tempestades pontuais em partes do estado.

Além disso, os ventos também devem variar, atuando do quadrante leste e girando entre o quadrante oeste e sul. As velocidades variam entre 40 e 60 km/h, com possíveis rajadas pontuais acima de 60 km/h.

Compartilhe:

Definido: confira o chaveamento do mata-mata da Copa do Mundo

O chaveamento do mata-mata da Copa do Mundo de 2026 está definido. Após o encerramento da fase de grupos da competição neste sábado (27), as 32 melhores seleções se classificaram à etapa eliminatória e já conhecem seus adversários e caminho até a final.

Compartilhe:

Grave acidente entre motocicleta e bicicleta deixa duas pessoas feridas

A motocicleta era conduzida por um jovem, enquanto a bicicleta era conduzida por uma mulher.

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (26), na via marginal que liga a rodovia ao perímetro urbano de Chapadão do Céu.

De acordo com informações de pessoas que presenciaram a colisão, uma motocicleta seguia no sentido de saída da rodovia para acessar a via marginal quando acabou colidindo frontalmente com uma bicicleta que trafegava no sentido contrário.

A motocicleta era conduzida por um jovem, enquanto a bicicleta era conduzida por uma mulher. Com a força do impacto, ambos foram arremessados ao solo. A bicicleta ficou completamente destruída e a motocicleta sofreu danos consideráveis.

Em respeito à privacidade das vítimas e em razão da rapidez no atendimento realizado pelas equipes de resgate, a reportagem optou por não divulgar os nomes e as idades dos envolvidos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros no local. A ciclista sofreu um corte na região da cabeça, apresentando intenso sangramento, conforme registrado pelas imagens da reportagem. Apesar da gravidade do ferimento, ela permaneceu consciente e conversando durante todo o atendimento.

Já o motociclista sofreu escoriações pelo corpo e, por medida de precaução, também foi encaminhado ao Hospital Municipal para avaliação médica.

Além do Corpo de Bombeiros, equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária estiveram no local. Os policiais rodoviários passavam pela região no momento do acidente e auxiliaram no atendimento às vítimas e na organização do trânsito.

Apesar da violência da colisão, as duas vítimas foram socorridas conscientes e encaminhadas ao hospital para receber atendimento médico.

O estado de saúde da ciclista inspira maiores cuidados devido aos ferimentos sofridos, porém ela permanece sob observação e recebe acompanhamento médico.

Nossa equipe seguirá acompanhando o caso e atualizará esta matéria assim que novas informações oficiais forem divulgadas pelas autoridades ou pela unidade hospitalar.

Informações: Destaki News

 

Compartilhe:

Chapadão do Sul: Acidente grave deixa um morto e dois feridos

Chapadão do Sul

Um grave acidente de trânsito registrado no inicio da noiite desta sexta-feira, em Chapadão do Sul, resultou na morte de um motociclista e deixou outras duas pessoas feridas. A colisão aconteceu na rotatória entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Avenida Goiás.

De acordo com informações apuradas no local, a vítima fatal, um homem ainda não identificado, conduzia uma motocicleta pela Avenida Goiás e já havia acessado a rotatória quando foi atingido por um veículo Ford Fiesta que seguia pela Avenida Rio Grande do Norte, no sentido Centro.

Imagens de câmeras de monitoramento mostram o momento da colisão. Com a força do impacto, o motociclista foi arremessado contra um poste de energia localizado na calçada em frente à Igreja Presbiteriana, não resistindo aos ferimentos e morrendo no local.

A passageira da motocicleta sofreu ferimentos graves e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, sendo encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal (PAM). Segundo as informações iniciais, ela apresentava afundamento de crânio, fratura de fêmur e outras lesões de grande gravidade.

O motorista do Ford Fiesta também ficou ferido. Após a colisão, ele perdeu o controle da direção e o veículo atingiu uma pilastra da igreja. O condutor foi socorrido com ferimentos na face e na cabeça.

Equipes da Polícia Militar estiveram no local realizando o isolamento da área e controlando o trânsito, enquanto aguardavam a chegada da Perícia Técnica, que irá apurar as circunstâncias do acidente.

A identidade da vítima fatal ainda não havia sido divulgada até o fechamento desta reportagem. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.

O Correio News

Compartilhe:

Cassilândia: Morre Luzia Maria Borges

Faleceu em Campo Grande, Luzia Maria Borges, com 83 anos de idade, viúva de Zoroastro Antônio da Silva, vítima de insuficiência respiratória, segundo informou o seu filho Dú Borges. Zoroastro, saudoso taxista em Cassilândia, faleceu em 1.998.

Luzia nasceu em Aparecida do Taboado e residiu em Cassilândia até  1989, transferindo residência, a seguir, para Campo Grande, onde faleceu e será sepultada.

Trabalhava no cargo de serviços gerais na Escola Estadual Rui Barbosa.

Deixa cinco filhos, dos quais três nasceram em Cassilândia, sendo um deles o empresário e compositor Dú Borges, hoje residindo em Aparecida do Taboado.

Cassilândia Notícias

Luzia Maria Borges

Compartilhe:

Jogos do Brasil na Copa provocam altos e baixos no consumo de energia

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group C - Scotland v Brazil - Miami Stadium, Miami Gardens, Florida, U.S. - June 24, 2026 Brazil's Neymar Jr. comes on as a substitute to replace Matheus Cunha REUTERS/Paul Childs

Quando partida começa, carga tem redução drástica

Seleção brasileira em campo na Copa do Mundo é praticamente sinônimo de economia de energia. Na última quarta-feira (24), quando Vini Júnior e companhia iniciaram a partida contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA), o consumo de energia elétrica aqui, no Brasil, despencou.

Às 19h, horário da partida, a demanda era de aproximadamente 90 mil megawatts (MW). Até o fim do primeiro tempo, às 19h53, o consumo caiu 9.058 MW. Essa redução é equivalente à soma das cargas médias dos estados do Rio de Janeiro e do Pará.

As informações constam no painel de monitoramento em tempo real do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O ONS é o órgão responsável pela coordenação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Cabe ao ONS, por exemplo, determinar o aumento de produção de energia ou a interrupção de geração em momentos de excesso no SIN.

A instituição é formada por representantes de empresas de geração, transmissão, distribuição, sob fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do setor.

Padrão Copa

Durante a Copa do Mundo, o ONS montou uma operação especial para acompanhar oscilações de consumo provocadas pela mobilização dos torcedores, de forma a identificar reduções e elevações repentinas.

Com o monitoramento, por exemplo, o órgão identifica as chamadas rampas de carga. Nos três jogos do Brasil na primeira fase, os dados mostraram o padrão de redução vertiginosa do consumo durante as partidas e subidas expressivas no intervalo e ao fim do jogo.

As oscilações começam antes mesmo do jogo. No dia do confronto com a Escócia, o ONS notou que, às 18h25, a carga de consumo estava em 98 mil MW, caindo 7 mil MW até o momento em que a bola rolou. Essa “economia” equivale à carga média de Minas Gerais.

Rampa recorde

Com o fim do primeiro tempo, o consumo dos brasileiros disparou 5,6 mil MW em nove minutos. Isso equivale à soma das cargas médias dos estados de Santa Catarina e Mato Grosso.

De acordo com o ONS, esse foi o maior valor de rampa de elevação de carga em intervalos de jogos do Brasil em relação às últimas três Copas do Mundo.

Com o reinício da disputa, a demanda despencou novamente e atingiu o menor nível (78.236 MW) às 20h59, três minutos antes do fim da partida.

Decretada a classificação da seleção como líder do grupo C da Copa do Mundo, os brasileiros aqui no país fizeram o consumo subir 8.546 MW em aproximadamente 18 minutos. Esse incremento equivale à soma da carga média do Paraná e da Bahia.

Olho em grandes eventos

O ONS assinala que o monitoramento em tempo real evidencia como eventos de grande audiência impactam diretamente o consumo de energia elétrica no país, exigindo planejamento e resposta ágil da operação.

O diretor-geral do órgão, Marcio Rea, ressalta que o ONS tem a missão de coordenar um sistema elétrico de dimensões continentais.

“Da sala de casa às festas de rua, todos estes comportamentos influenciam nossa operação”, diz.

Na próxima segunda-feira, a seleção enfrenta o Japão às 14h, em Houston (EUA).

Agencia Brasil

Compartilhe:

Sucata: Polícia Civil anuncia prazo para leilão de veículos na Delegacia Cassilândia

Pátio do Detran/MS. Imagem Ilustrativa. (Foto: Viviane Nunes/Detran)

A lista contém 31 itens com carros e motos, e um bloco com 21 unidades de motores adulterados. O veículos estão depositados no local por mais de cinco anos, e não oferecem condições para realização de perícia ou vistoria.

A Polícia Civil informa que não há registro de ocorrência nos arquivos recentes e no Sigo (Sistema de Integrado de Gestão Operacional).

Os veículos serão entregues para leilão após o período de 30 dias da publicação do edital, para alienação eletrônica nos termos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Risco à saúde pública

A Polícia Civil informa que os itens oferecem riscos à saúde pública, por estarem armazenados em espaços abertos, expostos a intempéries e propícios para criadouros de insetos transmissores de doenças. Os veículos presentes na lista são sucatas inservíveis em continuo estado de deterioração e depreciação.

Midiamax

Compartilhe:

Cassilândia Urgente: Mãe de aluno cadeirante reclama dos ônibus escolares por não respeitarem a rampa de acesso na porta do Cmeic, em Cassilândia

Uma mãe de aluno cadeirante da escola CMEIC – Centro Municipal Educacional Vereadora Ilma Costa – recorreu, nesta quarta-feira, 8 de outubro, ao Cassilândia Urgente depois de ter tentado resolver o problema – sem sucesso – junto às autoridades escolares cassilandenses.

Segundo ela, os ônibus do transporte não respeitam a acessibilidade de cadeirante ao estacionar interropendo a rampa existente na porta da escola.

A mãe reclama que tem que dar volta empurrando a cadeira de rodas pela calçada “horrível de andar”.

Ela espera apenas que os motoristas de ônibus tenham o bom senso de respeitar a acessibilidade de cadeirantes.

Com certeza não é pedir muito.

Com a palavra quem interessar possa.

Confira as imagens.

Compartilhe:

SEJA SOLIDÁRIO! Ajude Luís Fernando Oliveira Souza a representar Cassilândia e Mato Grosso do Sul em Olimpíada Estudantil no Rio de Janeiro

Olá, me chamo Luís Fernando Oliveira Souza, sou de Cassilândia – MS, aluno da 2° série do Ensino Médio da Escola Evangélica Avivamento Bíblico e participei da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A OBA é do ramo das olimpíadas científicas, similar à OBMEP. Tais olimpíadas buscam incentivar os alunos a conhecerem mais sobre Ciência, bem como torná-la mais popular entre a sociedade. Após a OBA, e graças à minha nota, fui convidado a participar das seletivas internacionais: diversas provas que têm como objetivo selecionar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas a nível mundial. A primeira fase das seletivas é composta por três provas online, as quais eu fiz e consegui uma média de aproximadamente 8.4. E, com essa pontuação, fui o único estudante do Mato Grosso do Sul a passar para a próxima fase, que ocorrerá presencialmente em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, nos dias 11 a 15 de março. Portanto, por conta do custo de deslocamento e da hospedagem no hotel em que as provas serão realizadas, preciso de uma ajuda financeira para que isso seja possível.
FAÇA UM PIX PARA A CHAVE CELULAR (67) 98164-5357

Luís Fernando Oliveira Souza

Compartilhe:

Cassilândia: Morre a quarta pessoa vítima de Covid-19

Morreu nesta segunda-feira, 17 de agosto,  a quarta pessoa vítima de Covid-19 em Cassilândia, de nome Carol Canovas, que trabalhava como recepcionista em hospital.

Ela tinha 32 anos, era casada com Wilian Santos, era membro da Igreja Metodista e deixa duas filhas, sendo uma de dez e outra de 12 anos.

O óbito foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, José Lourenço Braga Marin.

Voltaremos a informar.

Carol Canovas
Compartilhe:

Cassilândia: Moradora reivindica asfalto e iluminação na Rua Luiz Machado, no Jardim Minas Gerais

Uma moradora do Bairro Jardim Minas Gerais enviou à redação do Cassilândia Urgente reivindicação para que a Prefeitura Municipal faça a pavimentação asfáltica e instale iluminação pública na Rua Luiz Machado.

O pedido da moradora foi encaminhado hoje cedo, segunda-feira, 4 de maio, ao prefeito Jair Boni para as devidas providências.

Imagem noturna da Rua Luiz Machado
Rua está sem asfalto
Compartilhe:

Cassilândia Urgente: Morador denuncia buracos na calçada de creche municipal da Vila Izanópolis, em Cassilândia

De acordo com uma vizinha da creche municipal da Vila Izanópolis, uma criança foi socorrida até o posto de saúde depois que sofreu uma lesão no pé ao tropeçar num dos buracos daquela calçada.

“A Prefeitura precisar consertar essa calçada com urgência”, disse um morador hoje cedo à reportagem do Cassilândia Urgente.

Para ele, se nada for feito, outros acidentes com crianças vão acontecer.

Estivemos no local nesta manhà de domingo, 28 de junho, e constatamos o problema.

Com a palavra quem interessar possa.

 

Fotos: Cassilândia Urgente
Compartilhe:

Cassilândia altera expediente e suspende aulas da tarde por jogo do Brasil na Copa

Imagem de compartilhamento para o artigo Cassilândia altera expediente e suspende aulas da tarde por jogo do Brasil na Copa da MS Todo diaA Prefeitura de Cassilândia publicou decreto que altera o funcionamento das repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026, marcada para as 13h (horário de Mato Grosso do Sul).

Conforme o decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Barbosa de Freitas, o expediente no Paço Municipal e nas Secretarias Municipais será realizado excepcionalmente das 7h às 12h.

Na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde também atenderá em horário reduzido, das 6h às 12h. No entanto, permanecem mantidos os atendimentos em horário estendido, das 16h às 21h, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Maristela Beretta e na Farmácia Central.

Os serviços de urgência e emergência continuarão funcionando normalmente, por meio do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e da Santa Casa de Misericórdia de Cassilândia, garantindo assistência à população durante todo o dia.

O decreto também determina a suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino no período vespertino de segunda-feira. As atividades escolares do período matutino serão realizadas normalmente.

Segundo a administração municipal, a medida busca adequar o funcionamento dos órgãos públicos ao horário da partida da Seleção Brasileira, sem comprometer a prestação dos serviços essenciais à população.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia

Compartilhe:

Frente fria se aproxima e domingo pode ter chuva em regiões de Mato Grosso do Sul

Tempo em Campo Grande. (Foto: Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

Apesar da estabilidade maior que nos últimos dias, o órgão indica ainda a aproximação de uma frente fria. Assim, o fenômeno pode favorecer a ocorrência de chuvas e tempestades pontuais em partes do estado.

Além disso, os ventos também devem variar, atuando do quadrante leste e girando entre o quadrante oeste e sul. As velocidades variam entre 40 e 60 km/h, com possíveis rajadas pontuais acima de 60 km/h.

Compartilhe:

Definido: confira o chaveamento do mata-mata da Copa do Mundo

O chaveamento do mata-mata da Copa do Mundo de 2026 está definido. Após o encerramento da fase de grupos da competição neste sábado (27), as 32 melhores seleções se classificaram à etapa eliminatória e já conhecem seus adversários e caminho até a final.

Compartilhe:

Grave acidente entre motocicleta e bicicleta deixa duas pessoas feridas

A motocicleta era conduzida por um jovem, enquanto a bicicleta era conduzida por uma mulher.

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (26), na via marginal que liga a rodovia ao perímetro urbano de Chapadão do Céu.

De acordo com informações de pessoas que presenciaram a colisão, uma motocicleta seguia no sentido de saída da rodovia para acessar a via marginal quando acabou colidindo frontalmente com uma bicicleta que trafegava no sentido contrário.

A motocicleta era conduzida por um jovem, enquanto a bicicleta era conduzida por uma mulher. Com a força do impacto, ambos foram arremessados ao solo. A bicicleta ficou completamente destruída e a motocicleta sofreu danos consideráveis.

Em respeito à privacidade das vítimas e em razão da rapidez no atendimento realizado pelas equipes de resgate, a reportagem optou por não divulgar os nomes e as idades dos envolvidos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros no local. A ciclista sofreu um corte na região da cabeça, apresentando intenso sangramento, conforme registrado pelas imagens da reportagem. Apesar da gravidade do ferimento, ela permaneceu consciente e conversando durante todo o atendimento.

Já o motociclista sofreu escoriações pelo corpo e, por medida de precaução, também foi encaminhado ao Hospital Municipal para avaliação médica.

Além do Corpo de Bombeiros, equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária estiveram no local. Os policiais rodoviários passavam pela região no momento do acidente e auxiliaram no atendimento às vítimas e na organização do trânsito.

Apesar da violência da colisão, as duas vítimas foram socorridas conscientes e encaminhadas ao hospital para receber atendimento médico.

O estado de saúde da ciclista inspira maiores cuidados devido aos ferimentos sofridos, porém ela permanece sob observação e recebe acompanhamento médico.

Nossa equipe seguirá acompanhando o caso e atualizará esta matéria assim que novas informações oficiais forem divulgadas pelas autoridades ou pela unidade hospitalar.

Informações: Destaki News

 

Compartilhe:

Chapadão do Sul: Acidente grave deixa um morto e dois feridos

Chapadão do Sul

Um grave acidente de trânsito registrado no inicio da noiite desta sexta-feira, em Chapadão do Sul, resultou na morte de um motociclista e deixou outras duas pessoas feridas. A colisão aconteceu na rotatória entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Avenida Goiás.

De acordo com informações apuradas no local, a vítima fatal, um homem ainda não identificado, conduzia uma motocicleta pela Avenida Goiás e já havia acessado a rotatória quando foi atingido por um veículo Ford Fiesta que seguia pela Avenida Rio Grande do Norte, no sentido Centro.

Imagens de câmeras de monitoramento mostram o momento da colisão. Com a força do impacto, o motociclista foi arremessado contra um poste de energia localizado na calçada em frente à Igreja Presbiteriana, não resistindo aos ferimentos e morrendo no local.

A passageira da motocicleta sofreu ferimentos graves e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, sendo encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal (PAM). Segundo as informações iniciais, ela apresentava afundamento de crânio, fratura de fêmur e outras lesões de grande gravidade.

O motorista do Ford Fiesta também ficou ferido. Após a colisão, ele perdeu o controle da direção e o veículo atingiu uma pilastra da igreja. O condutor foi socorrido com ferimentos na face e na cabeça.

Equipes da Polícia Militar estiveram no local realizando o isolamento da área e controlando o trânsito, enquanto aguardavam a chegada da Perícia Técnica, que irá apurar as circunstâncias do acidente.

A identidade da vítima fatal ainda não havia sido divulgada até o fechamento desta reportagem. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.

O Correio News

Compartilhe:

Cassilândia: Morre Luzia Maria Borges

Faleceu em Campo Grande, Luzia Maria Borges, com 83 anos de idade, viúva de Zoroastro Antônio da Silva, vítima de insuficiência respiratória, segundo informou o seu filho Dú Borges. Zoroastro, saudoso taxista em Cassilândia, faleceu em 1.998.

Luzia nasceu em Aparecida do Taboado e residiu em Cassilândia até  1989, transferindo residência, a seguir, para Campo Grande, onde faleceu e será sepultada.

Trabalhava no cargo de serviços gerais na Escola Estadual Rui Barbosa.

Deixa cinco filhos, dos quais três nasceram em Cassilândia, sendo um deles o empresário e compositor Dú Borges, hoje residindo em Aparecida do Taboado.

Cassilândia Notícias

Luzia Maria Borges

Compartilhe:

Jogos do Brasil na Copa provocam altos e baixos no consumo de energia

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group C - Scotland v Brazil - Miami Stadium, Miami Gardens, Florida, U.S. - June 24, 2026 Brazil's Neymar Jr. comes on as a substitute to replace Matheus Cunha REUTERS/Paul Childs

Quando partida começa, carga tem redução drástica

Seleção brasileira em campo na Copa do Mundo é praticamente sinônimo de economia de energia. Na última quarta-feira (24), quando Vini Júnior e companhia iniciaram a partida contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA), o consumo de energia elétrica aqui, no Brasil, despencou.

Às 19h, horário da partida, a demanda era de aproximadamente 90 mil megawatts (MW). Até o fim do primeiro tempo, às 19h53, o consumo caiu 9.058 MW. Essa redução é equivalente à soma das cargas médias dos estados do Rio de Janeiro e do Pará.

As informações constam no painel de monitoramento em tempo real do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O ONS é o órgão responsável pela coordenação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Cabe ao ONS, por exemplo, determinar o aumento de produção de energia ou a interrupção de geração em momentos de excesso no SIN.

A instituição é formada por representantes de empresas de geração, transmissão, distribuição, sob fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do setor.

Padrão Copa

Durante a Copa do Mundo, o ONS montou uma operação especial para acompanhar oscilações de consumo provocadas pela mobilização dos torcedores, de forma a identificar reduções e elevações repentinas.

Com o monitoramento, por exemplo, o órgão identifica as chamadas rampas de carga. Nos três jogos do Brasil na primeira fase, os dados mostraram o padrão de redução vertiginosa do consumo durante as partidas e subidas expressivas no intervalo e ao fim do jogo.

As oscilações começam antes mesmo do jogo. No dia do confronto com a Escócia, o ONS notou que, às 18h25, a carga de consumo estava em 98 mil MW, caindo 7 mil MW até o momento em que a bola rolou. Essa “economia” equivale à carga média de Minas Gerais.

Rampa recorde

Com o fim do primeiro tempo, o consumo dos brasileiros disparou 5,6 mil MW em nove minutos. Isso equivale à soma das cargas médias dos estados de Santa Catarina e Mato Grosso.

De acordo com o ONS, esse foi o maior valor de rampa de elevação de carga em intervalos de jogos do Brasil em relação às últimas três Copas do Mundo.

Com o reinício da disputa, a demanda despencou novamente e atingiu o menor nível (78.236 MW) às 20h59, três minutos antes do fim da partida.

Decretada a classificação da seleção como líder do grupo C da Copa do Mundo, os brasileiros aqui no país fizeram o consumo subir 8.546 MW em aproximadamente 18 minutos. Esse incremento equivale à soma da carga média do Paraná e da Bahia.

Olho em grandes eventos

O ONS assinala que o monitoramento em tempo real evidencia como eventos de grande audiência impactam diretamente o consumo de energia elétrica no país, exigindo planejamento e resposta ágil da operação.

O diretor-geral do órgão, Marcio Rea, ressalta que o ONS tem a missão de coordenar um sistema elétrico de dimensões continentais.

“Da sala de casa às festas de rua, todos estes comportamentos influenciam nossa operação”, diz.

Na próxima segunda-feira, a seleção enfrenta o Japão às 14h, em Houston (EUA).

Agencia Brasil

Compartilhe:

Sucata: Polícia Civil anuncia prazo para leilão de veículos na Delegacia Cassilândia

Pátio do Detran/MS. Imagem Ilustrativa. (Foto: Viviane Nunes/Detran)

A lista contém 31 itens com carros e motos, e um bloco com 21 unidades de motores adulterados. O veículos estão depositados no local por mais de cinco anos, e não oferecem condições para realização de perícia ou vistoria.

A Polícia Civil informa que não há registro de ocorrência nos arquivos recentes e no Sigo (Sistema de Integrado de Gestão Operacional).

Os veículos serão entregues para leilão após o período de 30 dias da publicação do edital, para alienação eletrônica nos termos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Risco à saúde pública

A Polícia Civil informa que os itens oferecem riscos à saúde pública, por estarem armazenados em espaços abertos, expostos a intempéries e propícios para criadouros de insetos transmissores de doenças. Os veículos presentes na lista são sucatas inservíveis em continuo estado de deterioração e depreciação.

Midiamax

Compartilhe:
Compartilhe: