Pecuarista de MS morre em evento automobilístico em São Paulo

Neto participava do evento em sua BMW M3 G80, mesmo carro que ganhou 1º lugar na prova de 1 milha (312 km/h) e de 2 milhas (341 km/h) na Driver Cup de 2024.
Neto Coelho, pecuarista sul-mato-grossense, morreu na manhã deste sábado (26) no evento automobilístico Driver Cup 2025, realizado na pista da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Neto teve o carro atingido por outro veículo na pista.
Famoso por reunir superesportivos e empresários do país, o evento foi marcado pelo acidente trágico. Chovia no momento do acidente, o que deixou a pista molhada e escorregadia. Testemunhas relataram que Neto perdeu o controle do carro, rodou na pista e acabou atingido por outro veículo que retornava do trajeto.
Com o impacto, a BMW capotou e o pecuarista não resistiu. Neto participava do evento em sua BMW M3 G80, mesmo carro que ganhou 1º lugar na prova de 1 milha (312 km/h) e de 2 milhas (341 km/h) na Driver Cup de 2024.
Midiamax
Homem é preso em Paranaíba por descumprir medida protetiva contra ex-mulher
A prisão preventiva foi decretada após o homem, de 58 anos, violar restrições impostas pelo Poder Judiciário.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba (MS), prendeu na tarde desta sexta-feira (25) um homem de 58 anos por descumprimento de medida protetiva de urgência.
A ação contou com o apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Paranaíba. A prisão preventiva foi decretada após o investigado violar restrições impostas pelo Poder Judiciário.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à unidade policial, onde permanece à disposição da Justiça.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Entenda por que onça-pintada que matou caseiro será mantida em cativeiro

Onça anestesiada é examinada no CRAS de Campo Grande (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)
Uma onça-pintada que matou um caseiro no Pantanal de Mato Grosso do Sul será mantida em cativeiro devido à alteração em seu comportamento. O animal, que apresenta sinais de habituação com humanos, foi encontrado debilitado, pesando 94 kg, quando deveria ter cerca de 120 kg. Segundo especialistas, a aproximação do felino com pessoas pode ter sido causada pela prática ilegal de ceva – oferta de alimentos para atrair animais silvestres. O Instituto Homem Pantaneiro já alertava desde 2020 sobre essa prática na região do Touro Morto, onde ocorreu o ataque que vitimou Jorge Ávalo, de 60 anos.
Mas por quê? Embora contrária à ideia de que o lugar de bicho é a natureza, a decisão é justificada pela alteração do comportamento do animal, possivelmente provocada pela ceva.
A ceva é a oferta de comida para atrair animais silvestres e facilitar a aproximação com humanos. É crime de maus-tratos e pode ser penalizada com prisão e pagamento de multa.
Rogério Cunha de Paula coordena o Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), ligado ao ICMBio, e foi quem comentou com a reportagem o que será da onça.
A justificativa da remoção é porque é um animal que está apresentando indícios de alta habituação ao ser humano, então, isso traria grandes riscos aos pescadores, aos turistas e aos moradores’, frisou.
Durante coletiva de imprensa realizada após a captura, o veterinário e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) doutor em reprodução animal, Gediendson Ribeiro de Araújo, disse que o caso está diretamente relacionado à aceitação da presença humana entre os animais silvestres.
O animal perdeu o medo do ser humano e isso é incomum. Não é normal que uma onça se aproxime tanto, com o barulho das chalanas e toda a movimentação. Infelizmente, vemos alguns casos de locais onde é feita a ceva, mas isso acaba causando conflito porque o animal vê a pessoa que dá a comida como alguém que não é perigoso’, falou o especialista.
Aviso foi dado – O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) alerta desde 2020 sobre a prática nos pesqueiros da mesma região onde o homem foi morto pelo felino, que é conhecida como Touro Morto e fica no encontro dos rios Miranda e Aquidauana.
“Não é natural que a onça seja alimentada por humanos. Isso não é correto e aumenta muito a possibilidade de acidentes’, falou também nesta semana ao Campo Grande News o biólogo Fernando Torquato, da ONG Panthera Brasil, que atua na proteção aos felinos silvestres.
A onça não pode se sentir confortável em ambientes com presença humana. Esses animais não são pets’, alertou ainda Torquato.
Magra e debilitada – A onça-pintada foi capturada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) por volta das 3h de quinta-feira e levada ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) no mesmo dia pela manhã.
O felino demonstrou irritação ao ser filmado por alguém da equipe quando a tampa da carroceria da caminhonete onde estava foi abaixada: rugiu, deu um salto limitado à altura da jaula e colocou a pata nas grades.
Ele está magro. É um macho adulto de 94 kg que deveria estar pesando 120 kg. Passou por diversos exames veterinários ao chegar no local, que apontaram ‘desidratação, alterações hepáticas, renais e gastrointestinais’, segundo boletim médico divulgado. Avaliações complementares foram feitas, mas os resultados ainda não saíram.
O documento ainda informou que a onça está ‘debilitada’ e ‘combalida’, porém, ‘apresenta comportamento dentro da normalidade’ e reagiu bem à anestesia aplicada para ser examinada.
Transferência para instituição – Responsável pelo CRAS, o Governo de Mato Grosso do Sul informou que ele ficará em uma unidade de monitoramento do Governo Federal.
Por enquanto, segue num recinto com grades, seguro para animais e para o manejo feito por veterinários.
O animal será direcionado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para uma instituição de preservação. Essa é uma situação absolutamente atípica. É a primeira onça-pintada no Brasil a ser capturada após ataque a humano, sem dúvidas haverá muita demanda para estudar esse animal. Precisamos entender essa dinâmica’, disse o secretário-executivo estadual de Meio Ambiente, Arthur Falcette.
O caso – A vítima é Jorge Ávalo, 60, chamado de Jorginho pelos conhecidos. Ele trabalhava no pesqueiro Touro Morto há aproximadamente 20 anos e costumava mandar fotos e vídeos de onças que rondavam o local.
O homem desapareceu na segunda-feira (21), conforme relato de pescador que foi até o local comprar mel. Seus restos mortais foram encontrados no dia seguinte, em área 300 metros distante do local do ataque.
O delegado Luis Fernando Mesquita da Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde o caso começou a ser investigado, afirmou que ‘não há duvida nenhuma que o ataque foi de animal de grande porte’ e que não há crime envolvido.
Conscientização – O biólogo Gustavo Figueroa, especialista em manejo de fauna e diretor da SOS Pantanal, defendeu que um trabalho de conscientização seja realizado nos pesqueiros do Pantanal.
Ele lembra que o animal não deve ser recriminado pela morte do caseiro.
Elas não são vilãs, elas não estão atrás do ser humano para comer, mas se a gente interfere nesse equilíbrio, não respeita essas regras de coexistência, abre brechas para esse tipo de acidente acontecer’, disse. BATANEWS/CGNEWS
Cassilândia Urgente: Jovem motociclista morre em acidente na Avenida JK, na Vila Pernambuco, em Cassilândia
A redação do Cassilândia Urgente foi comunicada no início da madrugada deste domingo, 27 de abril, que um jovem motociclista morreu ao bater a sua moto Honda CG 150 cilindradas, de cor preta, no prédio da antiga máquina de beneficiamento de arroz, na esquina da Avenida JK com a Rua Pedro Pereira de Almeida (em frente o Espetinho do Joel), na Vila Pernambuco, em Cassilândia.
Um vídeo nas redes sociais mostra a moto caída junto à parede do prédio e o trabalho de agentes da polícia provavelmente fazendo a perícia no local do acidente.
Voltaremos a qualquer momento com novas informações.

Foto reprodução de vídeo com retoque para preservar a imagem da vítima
Cassilândia Urgente: Ainda há pneus com água parada no depósito do Alto Izanópolis, em Cassilândia
O Cassilândia Urgente, atendendo a reclamação de um morador, esteve na manhã deste sábado, 26 de abril, no depósito de pneus descartáveis do Alto Izanópolis, em Cassilândia.
Independente de quem seja a responsabilidade, a água parada representa um alto risco para a saúde dos moradores em tempos de dengue em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
Somente em 2025 foram registrados 2.445 casos de dengue e sete óbitos, enquanto outros seis casos de suspeita estão em investigação, conforme a SES – Secretaria Estadual de Saúde do MS.
Confira as imagens captadas agora há pouco pela reportagem do site.




Cassilândia Urgente: Você sabe onde tem chipa deliciosa em Cassilândia? Saiba onde

A mais deliciosa chipa, que vem da culinária paraguaia e com forte apego na culinária de Mato Grosso do Sul, pode ser encontrada na Padaria JK, na Avenida JK, Vila Pernambuco, em Cassilândia. A chipa cassilandense é muito saborosa. Agora que você sabe onde tem, corra pra lá logo cedo porque acaba rapidinho.
Cassilândia: Mãe é jogada sobre mesa e estrangulada pelo filho dentro de casa
Segundo as vítimas, mãe e irmã, os episódios de agressão já vinham se repetindo há vários dias
Duas mulheres, mãe e filha, procuraram a polícia na manhã de terça-feira (22) em Cassilândia para denunciar uma série de agressões cometidas por um jovem de 20 anos, que seria filho e irmão das vítimas. O caso foi registrado como violência doméstica e vias de fato, e segundo as vítimas, os episódios de agressão já vinham se repetindo há vários dias.
Conforme o boletim de ocorrência, a irmã, de 23 anos, ligou para o 190 informando que o irmão havia agredido sua mãe, de 41 anos. Quando a equipe da Polícia Militar chegou ao local, o autor já havia fugido.
Segundo as vítimas, o jovem chegou em casa alterado e, sem motivo aparente, iniciou as agressões contra a mãe com empurrões e tapas. Em um momento mais violento, ele teria arremessado a mãe contra uma mesa da cozinha, quebrando o móvel e caindo sobre ela, continuando as agressões com enforcamento.
Ao tentar defender a mãe, a irmã também foi agredida: empurrada contra o sofá, levou tapas no rosto. O agressor fugiu ao perceber que as vítimas estavam acionando a polícia.
As mulheres relataram ainda que o comportamento violento do autor não é recente e que ele costuma agredir a mãe sempre que aparece na residência. Ambas manifestaram o desejo de representar formalmente contra o agressor e solicitaram medida protetiva de urgência.
A Polícia Militar realizou buscas, mas o jovem não foi localizado. As vítimas foram orientadas a comparecer na delegacia para dar continuidade ao pedido de proteção e formalizar a denúncia. O caso está sendo investigado.
Fonte: MS Todo Dia
Cassilândia: Idosa sofre ameaças por meses após não conseguir revender lingeries
Homem teria enviado mensagens violentas à vítima e ao neto, após desacordo comercial
Uma mulher de 64 anos procurou a Delegacia de Polícia Civil de Cassilândia na tarde desta quarta-feira (23) para denunciar que vem sendo ameaçada de forma constante por um homem com quem teve um desacordo comercial. Segundo a vítima, as intimidações ocorrem desde outubro do ano passado e se intensificaram nos últimos dias, gerando medo e insegurança.
De acordo com o relato registrado no boletim de ocorrência, o conflito teria começado quando o homem propôs à idosa a venda de lingeries, oferecendo a ela uma comissão pelas peças vendidas, com prazo de três meses para quitação.
A vítima, no entanto, conseguiu vender apenas parte do material e informou ao autor que ele poderia buscar o restante, pois não conseguiu efetuar as demais vendas. A partir desse momento, o homem teria começado a ameaçá-la.
As ameaças foram feitas principalmente por mensagens e áudios de WhatsApp, enviados entre os dias 30 de outubro de 2024 e 22 de abril de 2025. Em uma das mensagens mais graves, o autor afirma: “Você se prepara, eu vou ensinar você a fazer hora com a minha cara, vagabunda. Seu netinho tá lá na sua casinha, vou te fazer uma visita.”
A vítima, visivelmente abalada, relatou ainda que teme pela integridade de seu neto, também citado nas ameaças. Ela não possui mais informações sobre o autor, como endereço ou dados pessoais, mas acredita que ele resida em Minas Gerais.
Diante da gravidade das mensagens e do risco potencial à sua segurança e à de seus familiares, a idosa solicitou providências à Polícia Civil, que deverá investigar o caso para identificar o autor das ameaças e tomar as medidas cabíveis.
Fonte: MS Todo Dia
Cassilândia: Governo de MS destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde de MS
Cassilândia é primeiro município da região contemplado com recursos do governo estadual
Cassilândia está entre os primeiros municípios de Mato Grosso do Sul a receber novos equipamentos destinados à reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS), como parte de um investimento de R$ 36 milhões realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS).
A ação faz parte do Programa Estadual Reestrutura APS, instituído pela Resolução nº 169/SES/MS, e tem como objetivo fortalecer a base do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da modernização das Unidades de Saúde da Família (USF).
Cada unidade recebeu R$ 30 mil em parcela única, valor destinado à compra de equipamentos essenciais para o trabalho diário das equipes, como ar-condicionado, mesa ginecológica, balança portátil, detector fetal e biombo.
Além disso, parte do montante — mais de R$ 19 milhões — foi direcionada às equipes da Estratégia Saúde da Família, enquanto R$ 16 milhões estão sendo aplicados na aquisição de equipamentos odontológicos modernos, com foco na melhoria da assistência em saúde bucal.
Cassilândia foi uma das 11 cidades que já concluíram os trâmites e receberam os equipamentos. Os demais municípios contemplados, como Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Iguatemi e Mundo Novo, também já foram atendidos, enquanto os outros seguem em fase de finalização de processos licitatórios.
Segundo o gerente de Gestão da Atenção Primária à Saúde da SES, Bruno Reis, o investimento é essencial para melhorar a infraestrutura da saúde pública. “Fortalecer a Atenção Primária é fortalecer todo o SUS. Esses recursos significam melhores condições de trabalho para as equipes e um atendimento mais qualificado à população”, afirmou.
O Governo do Estado também prorrogou por mais um ano o prazo para que os municípios finalizem suas aquisições, garantindo que todas as unidades tenham a oportunidade de participar do processo de modernização.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Agência Brasil
Pecuarista de MS morre em evento automobilístico em São Paulo

Neto participava do evento em sua BMW M3 G80, mesmo carro que ganhou 1º lugar na prova de 1 milha (312 km/h) e de 2 milhas (341 km/h) na Driver Cup de 2024.
Neto Coelho, pecuarista sul-mato-grossense, morreu na manhã deste sábado (26) no evento automobilístico Driver Cup 2025, realizado na pista da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Neto teve o carro atingido por outro veículo na pista.
Famoso por reunir superesportivos e empresários do país, o evento foi marcado pelo acidente trágico. Chovia no momento do acidente, o que deixou a pista molhada e escorregadia. Testemunhas relataram que Neto perdeu o controle do carro, rodou na pista e acabou atingido por outro veículo que retornava do trajeto.
Com o impacto, a BMW capotou e o pecuarista não resistiu. Neto participava do evento em sua BMW M3 G80, mesmo carro que ganhou 1º lugar na prova de 1 milha (312 km/h) e de 2 milhas (341 km/h) na Driver Cup de 2024.
Midiamax
Homem é preso em Paranaíba por descumprir medida protetiva contra ex-mulher
A prisão preventiva foi decretada após o homem, de 58 anos, violar restrições impostas pelo Poder Judiciário.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba (MS), prendeu na tarde desta sexta-feira (25) um homem de 58 anos por descumprimento de medida protetiva de urgência.
A ação contou com o apoio da 1ª Delegacia de Polícia de Paranaíba. A prisão preventiva foi decretada após o investigado violar restrições impostas pelo Poder Judiciário.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à unidade policial, onde permanece à disposição da Justiça.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Entenda por que onça-pintada que matou caseiro será mantida em cativeiro

Onça anestesiada é examinada no CRAS de Campo Grande (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)
Uma onça-pintada que matou um caseiro no Pantanal de Mato Grosso do Sul será mantida em cativeiro devido à alteração em seu comportamento. O animal, que apresenta sinais de habituação com humanos, foi encontrado debilitado, pesando 94 kg, quando deveria ter cerca de 120 kg. Segundo especialistas, a aproximação do felino com pessoas pode ter sido causada pela prática ilegal de ceva – oferta de alimentos para atrair animais silvestres. O Instituto Homem Pantaneiro já alertava desde 2020 sobre essa prática na região do Touro Morto, onde ocorreu o ataque que vitimou Jorge Ávalo, de 60 anos.
Mas por quê? Embora contrária à ideia de que o lugar de bicho é a natureza, a decisão é justificada pela alteração do comportamento do animal, possivelmente provocada pela ceva.
A ceva é a oferta de comida para atrair animais silvestres e facilitar a aproximação com humanos. É crime de maus-tratos e pode ser penalizada com prisão e pagamento de multa.
Rogério Cunha de Paula coordena o Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), ligado ao ICMBio, e foi quem comentou com a reportagem o que será da onça.
A justificativa da remoção é porque é um animal que está apresentando indícios de alta habituação ao ser humano, então, isso traria grandes riscos aos pescadores, aos turistas e aos moradores’, frisou.
Durante coletiva de imprensa realizada após a captura, o veterinário e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) doutor em reprodução animal, Gediendson Ribeiro de Araújo, disse que o caso está diretamente relacionado à aceitação da presença humana entre os animais silvestres.
O animal perdeu o medo do ser humano e isso é incomum. Não é normal que uma onça se aproxime tanto, com o barulho das chalanas e toda a movimentação. Infelizmente, vemos alguns casos de locais onde é feita a ceva, mas isso acaba causando conflito porque o animal vê a pessoa que dá a comida como alguém que não é perigoso’, falou o especialista.
Aviso foi dado – O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) alerta desde 2020 sobre a prática nos pesqueiros da mesma região onde o homem foi morto pelo felino, que é conhecida como Touro Morto e fica no encontro dos rios Miranda e Aquidauana.
“Não é natural que a onça seja alimentada por humanos. Isso não é correto e aumenta muito a possibilidade de acidentes’, falou também nesta semana ao Campo Grande News o biólogo Fernando Torquato, da ONG Panthera Brasil, que atua na proteção aos felinos silvestres.
A onça não pode se sentir confortável em ambientes com presença humana. Esses animais não são pets’, alertou ainda Torquato.
Magra e debilitada – A onça-pintada foi capturada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) por volta das 3h de quinta-feira e levada ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) no mesmo dia pela manhã.
O felino demonstrou irritação ao ser filmado por alguém da equipe quando a tampa da carroceria da caminhonete onde estava foi abaixada: rugiu, deu um salto limitado à altura da jaula e colocou a pata nas grades.
Ele está magro. É um macho adulto de 94 kg que deveria estar pesando 120 kg. Passou por diversos exames veterinários ao chegar no local, que apontaram ‘desidratação, alterações hepáticas, renais e gastrointestinais’, segundo boletim médico divulgado. Avaliações complementares foram feitas, mas os resultados ainda não saíram.
O documento ainda informou que a onça está ‘debilitada’ e ‘combalida’, porém, ‘apresenta comportamento dentro da normalidade’ e reagiu bem à anestesia aplicada para ser examinada.
Transferência para instituição – Responsável pelo CRAS, o Governo de Mato Grosso do Sul informou que ele ficará em uma unidade de monitoramento do Governo Federal.
Por enquanto, segue num recinto com grades, seguro para animais e para o manejo feito por veterinários.
O animal será direcionado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para uma instituição de preservação. Essa é uma situação absolutamente atípica. É a primeira onça-pintada no Brasil a ser capturada após ataque a humano, sem dúvidas haverá muita demanda para estudar esse animal. Precisamos entender essa dinâmica’, disse o secretário-executivo estadual de Meio Ambiente, Arthur Falcette.
O caso – A vítima é Jorge Ávalo, 60, chamado de Jorginho pelos conhecidos. Ele trabalhava no pesqueiro Touro Morto há aproximadamente 20 anos e costumava mandar fotos e vídeos de onças que rondavam o local.
O homem desapareceu na segunda-feira (21), conforme relato de pescador que foi até o local comprar mel. Seus restos mortais foram encontrados no dia seguinte, em área 300 metros distante do local do ataque.
O delegado Luis Fernando Mesquita da Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde o caso começou a ser investigado, afirmou que ‘não há duvida nenhuma que o ataque foi de animal de grande porte’ e que não há crime envolvido.
Conscientização – O biólogo Gustavo Figueroa, especialista em manejo de fauna e diretor da SOS Pantanal, defendeu que um trabalho de conscientização seja realizado nos pesqueiros do Pantanal.
Ele lembra que o animal não deve ser recriminado pela morte do caseiro.
Elas não são vilãs, elas não estão atrás do ser humano para comer, mas se a gente interfere nesse equilíbrio, não respeita essas regras de coexistência, abre brechas para esse tipo de acidente acontecer’, disse. BATANEWS/CGNEWS
Cassilândia Urgente: Jovem motociclista morre em acidente na Avenida JK, na Vila Pernambuco, em Cassilândia
A redação do Cassilândia Urgente foi comunicada no início da madrugada deste domingo, 27 de abril, que um jovem motociclista morreu ao bater a sua moto Honda CG 150 cilindradas, de cor preta, no prédio da antiga máquina de beneficiamento de arroz, na esquina da Avenida JK com a Rua Pedro Pereira de Almeida (em frente o Espetinho do Joel), na Vila Pernambuco, em Cassilândia.
Um vídeo nas redes sociais mostra a moto caída junto à parede do prédio e o trabalho de agentes da polícia provavelmente fazendo a perícia no local do acidente.
Voltaremos a qualquer momento com novas informações.

Foto reprodução de vídeo com retoque para preservar a imagem da vítima
Cassilândia Urgente: Ainda há pneus com água parada no depósito do Alto Izanópolis, em Cassilândia
O Cassilândia Urgente, atendendo a reclamação de um morador, esteve na manhã deste sábado, 26 de abril, no depósito de pneus descartáveis do Alto Izanópolis, em Cassilândia.
Independente de quem seja a responsabilidade, a água parada representa um alto risco para a saúde dos moradores em tempos de dengue em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
Somente em 2025 foram registrados 2.445 casos de dengue e sete óbitos, enquanto outros seis casos de suspeita estão em investigação, conforme a SES – Secretaria Estadual de Saúde do MS.
Confira as imagens captadas agora há pouco pela reportagem do site.




Cassilândia Urgente: Você sabe onde tem chipa deliciosa em Cassilândia? Saiba onde

A mais deliciosa chipa, que vem da culinária paraguaia e com forte apego na culinária de Mato Grosso do Sul, pode ser encontrada na Padaria JK, na Avenida JK, Vila Pernambuco, em Cassilândia. A chipa cassilandense é muito saborosa. Agora que você sabe onde tem, corra pra lá logo cedo porque acaba rapidinho.
Cassilândia: Mãe é jogada sobre mesa e estrangulada pelo filho dentro de casa
Segundo as vítimas, mãe e irmã, os episódios de agressão já vinham se repetindo há vários dias
Duas mulheres, mãe e filha, procuraram a polícia na manhã de terça-feira (22) em Cassilândia para denunciar uma série de agressões cometidas por um jovem de 20 anos, que seria filho e irmão das vítimas. O caso foi registrado como violência doméstica e vias de fato, e segundo as vítimas, os episódios de agressão já vinham se repetindo há vários dias.
Conforme o boletim de ocorrência, a irmã, de 23 anos, ligou para o 190 informando que o irmão havia agredido sua mãe, de 41 anos. Quando a equipe da Polícia Militar chegou ao local, o autor já havia fugido.
Segundo as vítimas, o jovem chegou em casa alterado e, sem motivo aparente, iniciou as agressões contra a mãe com empurrões e tapas. Em um momento mais violento, ele teria arremessado a mãe contra uma mesa da cozinha, quebrando o móvel e caindo sobre ela, continuando as agressões com enforcamento.
Ao tentar defender a mãe, a irmã também foi agredida: empurrada contra o sofá, levou tapas no rosto. O agressor fugiu ao perceber que as vítimas estavam acionando a polícia.
As mulheres relataram ainda que o comportamento violento do autor não é recente e que ele costuma agredir a mãe sempre que aparece na residência. Ambas manifestaram o desejo de representar formalmente contra o agressor e solicitaram medida protetiva de urgência.
A Polícia Militar realizou buscas, mas o jovem não foi localizado. As vítimas foram orientadas a comparecer na delegacia para dar continuidade ao pedido de proteção e formalizar a denúncia. O caso está sendo investigado.
Fonte: MS Todo Dia
Cassilândia: Idosa sofre ameaças por meses após não conseguir revender lingeries
Homem teria enviado mensagens violentas à vítima e ao neto, após desacordo comercial
Uma mulher de 64 anos procurou a Delegacia de Polícia Civil de Cassilândia na tarde desta quarta-feira (23) para denunciar que vem sendo ameaçada de forma constante por um homem com quem teve um desacordo comercial. Segundo a vítima, as intimidações ocorrem desde outubro do ano passado e se intensificaram nos últimos dias, gerando medo e insegurança.
De acordo com o relato registrado no boletim de ocorrência, o conflito teria começado quando o homem propôs à idosa a venda de lingeries, oferecendo a ela uma comissão pelas peças vendidas, com prazo de três meses para quitação.
A vítima, no entanto, conseguiu vender apenas parte do material e informou ao autor que ele poderia buscar o restante, pois não conseguiu efetuar as demais vendas. A partir desse momento, o homem teria começado a ameaçá-la.
As ameaças foram feitas principalmente por mensagens e áudios de WhatsApp, enviados entre os dias 30 de outubro de 2024 e 22 de abril de 2025. Em uma das mensagens mais graves, o autor afirma: “Você se prepara, eu vou ensinar você a fazer hora com a minha cara, vagabunda. Seu netinho tá lá na sua casinha, vou te fazer uma visita.”
A vítima, visivelmente abalada, relatou ainda que teme pela integridade de seu neto, também citado nas ameaças. Ela não possui mais informações sobre o autor, como endereço ou dados pessoais, mas acredita que ele resida em Minas Gerais.
Diante da gravidade das mensagens e do risco potencial à sua segurança e à de seus familiares, a idosa solicitou providências à Polícia Civil, que deverá investigar o caso para identificar o autor das ameaças e tomar as medidas cabíveis.
Fonte: MS Todo Dia
Cassilândia: Governo de MS destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde de MS
Cassilândia é primeiro município da região contemplado com recursos do governo estadual
Cassilândia está entre os primeiros municípios de Mato Grosso do Sul a receber novos equipamentos destinados à reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS), como parte de um investimento de R$ 36 milhões realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS).
A ação faz parte do Programa Estadual Reestrutura APS, instituído pela Resolução nº 169/SES/MS, e tem como objetivo fortalecer a base do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da modernização das Unidades de Saúde da Família (USF).
Cada unidade recebeu R$ 30 mil em parcela única, valor destinado à compra de equipamentos essenciais para o trabalho diário das equipes, como ar-condicionado, mesa ginecológica, balança portátil, detector fetal e biombo.
Além disso, parte do montante — mais de R$ 19 milhões — foi direcionada às equipes da Estratégia Saúde da Família, enquanto R$ 16 milhões estão sendo aplicados na aquisição de equipamentos odontológicos modernos, com foco na melhoria da assistência em saúde bucal.
Cassilândia foi uma das 11 cidades que já concluíram os trâmites e receberam os equipamentos. Os demais municípios contemplados, como Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Iguatemi e Mundo Novo, também já foram atendidos, enquanto os outros seguem em fase de finalização de processos licitatórios.
Segundo o gerente de Gestão da Atenção Primária à Saúde da SES, Bruno Reis, o investimento é essencial para melhorar a infraestrutura da saúde pública. “Fortalecer a Atenção Primária é fortalecer todo o SUS. Esses recursos significam melhores condições de trabalho para as equipes e um atendimento mais qualificado à população”, afirmou.
O Governo do Estado também prorrogou por mais um ano o prazo para que os municípios finalizem suas aquisições, garantindo que todas as unidades tenham a oportunidade de participar do processo de modernização.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Agência Brasil
