Faixa de pedestre em 3D pode reduzir acidentes e velocidade

Efeito visual chama a atenção

Com o objetivo de tornar as vias mais seguras, algumas cidades do mundo estão pintando faixas de pedestre em 3D, para reduzir a velocidade dos carros tornando a faixa ainda mais visível.
Segundo um estudo realizado em 1998 pelo Departamento de Planejamento e Engenharia do Tráfego na Universidade Sueca de Lund, revelou que três de cada 4 motoristas mantiveram a mesma velocidade ou até aceleraram quando se aproximavam de uma faixa de pedestre, por isso a faixa de pedestre em 3D, parece uma boa solução.

Com a faixa pintada em 3D os carros reduzem a velocidade por conta da ilusão de óptica e de suas cores, na Índia, o Conselho Municipal de Nova Deli (NDMC), confirmou que velocidade media perto da faixas em 3D caiu de 50 para 30km por hora. “Os carros inevitavelmente diminuem a velocidade e os pedestres gostam de usa-las”, disse um oficial de trânsito para o jornal Hindustan Times.
Ideia da faixa de pedestre em 3 foi de duas mulheres
As artistas Saumya Pandya Thakkar e Shakuntala Pandy, são mãe e filha, e foram as responsáveis por criar a primeira faixa de pedestre em 3D em Ahmedabad, na Índia.
A empresa responsável pelas estradas da cidade estava procurando uma solução inovadora para ajudar os moradores da cidade a atravessar as estradas com segurança. Thakkar e Pandya, já tinham visto imagens de cruzamentos com fixas imitando troncos de madeira nas ruas em Taizhou , China, decidiram testar se uma tática similar funcionaria na Índia e resultado deu certo.
E você acha que a faixa de pedestre em 3D ajudaria o transito no Brasil? G1
Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário