Três Lagoas tem o primeiro caso confirmado de sarampo em MS

Homem de 52 anos esteve recentemente em cidade paulista

Foi registrado o primeiro caso confirmado de paciente com sarampo em Mato Grosso do Sul. A informação é da Secretaria de Saúde de Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande. Atualmente, há quatro casos de sarampo em investigação no estado, sendo três na Capital.

O paciente é um homem de 52 anos de idade. Segundo a Secretaria de Saúde, ele esteve recentemente em Jundiaí, no interior de São Paulo, onde apresentou os primeiros sintomas da doença. O paciente retornou a Três Lagoas cinco dias depois do ‘exantema’, que são manchas e erupções cutâneas, sintomas típicos do sarampo.

Esse período de cinco dias após o início do “exantema” é um período considerado de não transmissibilidade da doença, aponta a Secretaria de Saúde.

Três Lagoas fica na divisa de Mato Grosso do Sul com o estado de São Paulo, que concentra 98% dos casos de sarampo registrados no Brasil, conforme o Ministério da Saúde. Até o dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde recebeu a notificação de 20.292 suspeitas da doença, das quais 2.109 foram descartadas. Os casos confirmados estão concentrados em 13 estados, sendo a maioria, 98,37%, no estado de São Paulo (2.708).

Casos em MS

Até o dia 31 de agosto, foram descartados 27 possíveis casos da doença. Na Capital foram 13 notificações, sendo 10 descartadas. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande, recentemente houveram duas novas notificações, além do caso da bebê de 10 meses e apenas um caso segue em investigação.

O outro caso ainda investigado seria no município de Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande. Na cidade foram 4 notificações, sendo três já descartadas.

Vacinação

A SESreforça que, para manter o Estado sem a doença, é importante realizar a imunização, principalmente nas crianças com 12 meses de vida. Na Capital, conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) as doses da vacina são oferecidas em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família).

É importante destacar que, a vacina está disponível em primeira dose para crianças de um ano. A segunda dose é válida somente para crianças de 15 meses e quem não tomou a vacina quando criança, até os 29 anos, deve receber duas doses da tríplice ou tetra viral última dose válida para o restante da vida. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias.

Deixe um comentário