“Não temos clima para eleições”, defende Reinaldo sobre adiamento

Contato entre eleitor e mesário, filas e aglomerações seriam preocupações para a saúde em tempos de pandemia (Foto: TRE-MS/Divulgação)

O governador Reinado Azambuja (PSDB) é um dos defensores do adiamento das eleições municipais. Para ele, não há “clima’ para realizar o primeiro turno em outubro diante de milhares de mortes causadas pela covid-19 e das atenções voltadas ao controle da pandemia do coronavírus.

“Não temos clima hoje no País para isso. Se prorrogar mais para o fim do ano, a gente vai ter saído dessa fase aguda, até para os candidatos fazerem campanha. Acho que é por isso que este projeto está pegando força’, comentou em entrevista ao Campo Grande News por telefone.

Embora a pandemia tenha vindo como desafio para candidatos que terão também de reinventar métodos de fazer campanha, Reinaldo acredita que mais para a frente será possível marcar reuniões e fazer visitas.

Nessa segunda-feira (25), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso tomou posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e descartou prorrogar mandatos e adiar as eleições municipais para o próximo ano, mas em função pandemia, admitiu a possibilidade de mudar a data das votações.

“As eleições municipais somente devem ser adiadas se não for possível realizá-las sem risco para a saúde pública. Em caso de adiamento, ela deverá ser pelo prazo mínimo e inevitável. Prorrogação de mandatos, mesmo que por prazo exíguo, deve ser evitada até o limite. E o cancelamento das eleições municipais para fazê-las coincidir com as eleições nacionais em 2022 não é uma hipótese sequer cogitada’, disse. MSnews

Compartilhe:
Posted in Noticias.