Tratamento de AIDS melhora com menos comprimidos, mas abandono ainda é problema em Cassilândia

Tratamento de AIDS melhora com menos comprimidos, mas abandono ainda é problema em Cassilândia

Eliane Righetto (Foto: Cassilândia Notícias)

Eliane Righetto, responsável por coordenar as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) em Cassilândia, concedeu entrevista ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta sexta-feira, 05 de dezembro, para atualizar a situação do município, em meio à campanha do Dezembro Vermelho (AIDS).

Desde maio de 2025, o município não recebeu nenhum caso positivo de HIV. Casos de sífilis existem, mas são tratáveis com medicação correta. Eliane diferenciou HIV (ter o vírus) de AIDS (complicações do HIV). Ela alertou que sintomas como febre repentina, dores no corpo, manchas roxas, ou infecções repetidas (pneumonia, diarreias) podem ser sinais de alerta. A sífilis pode manifestar-se como ferida genital ou manchas vermelhas nas palmas das mãos.

O tratamento da AIDS melhorou drasticamente. Antigamente, exigia um coquetel com inúmeros comprimidos, mas hoje, há pacientes que tomam um único comprimido por dia, o que melhora a qualidade de vida e reduz as reações adversas. Apesar do avanço, a cidade registra 126 pacientes acompanhados, mas infelizmente ainda há pessoas que abandonaram o tratamento.

Prevenção e Serviços:

As unidades de saúde estão realizando teste rápido para sífilis, HIV e hepatites virais. O horário de atendimento é estendido, das 16h às 21h. Além do preservativo, que é o principal método para evitar a doença, o ministério da saúde disponibiliza desde 2023 a PREP (Profilaxia Pré-exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-exposição). A PREP é para quem tem alto risco (parceiro HIV positivo, profissionais do sexo) e a PEP é para quem já foi exposto (relação desprotegida ou acidente perfurante). Quem suspeitar de exposição deve procurar o PAM (Pronto Atendimento Municipal, localizado anexo à Santa Casa) para notificação e acompanhamento.  Cassilândia Notícias

Compartilhe:
Posted in Noticias.