O veneno das cobras: Existem as não-peçonhentas, mas cuidado

As cobras não peçonhentas não representam um risco de morte ao ser humano mas apesar delas não apresentarem as glândulas secretoras de veneno alguns acidentes podem ser causados por esse tipo de cobra como dor, dormência, vermelhidão, febre, inchaço, infecções secundarias, etc.

Esses reptéis possuem algumas características peculiares que as diferenciam das cobras peçonhentas. A cabeça alongada coberta de placas e não de escamas é um exemplo dessas características.

Outra característica que também as diferencia das venenosas são os olhos, que normalmente são grandes e não apresentam fossetas lacrimais, estruturas que geralmente são encontradas nas cobras inoculadoras de veneno.

Essas cobras não peçonhentas são rápidas, astutas e apresentam hábitos diurnos. Se provocadas elas preferem fugir do que atacar, o que comumente ocorre com as cobras venenosas.

Entretanto existem algumas cobras que fogem a essa regra como é o caso da sucuri e da jibóia que são cobras não peçonhentas mas que possuem a cabeça destacada do corpo o que geralmente é comum em cobras venenosas.

No intuito de fornecer a você informações importantes acerca das cobras não venenosas, vamos falar sobre algumas delas e disponibilizar informações relevantes acerca de algumas dessas espécies para que você fique mais por dentro desse tipo de réptil.

Caninana

Com o nome científico de Spilotes pullatus, estas são cobras não peçonhentas que apresentam hábitos semi-arborícolas, ou seja, podem ser encontradas geralmente em cima das árvores. São cobras de comprimento médio e são ovíparas que se alimentam de aves e roedores.

24 - Cobras não venenosas - caninana

Cobra Cipó

Assim como a Caninana essa cobra apresenta hábitos semi-arborícolas. Possui uma coloração peculiar, de cor esverdeada, que permite a esses animais estarem se camuflando nas árvores. Geralmente habita matas e capoeiras, e seu alimento preferido são os anfíbios.

24 - Cobras não venenosas - cobra cipó

Cobra d´água

Essa cobra vive em ambiente aquático, habitando rios e lagos. Seu alimento se dá a base de peixes e anfíbios. Ela é ovípara e apresenta tanto hábitos diurnos quanto noturnos. Seu tamanho não ultrapassa 1 metro de comprimento.

24 - Cobras não venenosas - cobra d'agua

Jibóia

As Jibóias são as cobras mais conhecidas dentre as que existem nesse grupo. Elas geralmente matam sua presa por constrição ou esmagamento para ser mais preciso. Apresenta um tamanho que pode chegar a 4 metros de comprimento, seus hábitos são semi-arborícolas e se alimentam de roedores, lagartos e aves. Planeta dos Animais

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário