Escola Raul Brasil abre as portas na próxima semana

Uma mulher acende velas enquanto presta homenagem às vítimas do tiroteio na escola Raul Brasil em Suzano, São Paulo, Brasil 13 de março de 2019. REUTERS / Amanda Perobelli

Na segunda-feira, funcionários e professores terão apoio psicológico

A Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), que foi palco de um massacre na última quarta-feira (13), quando dois jovens atiradores mataram cinco alunos e duas funcionárias, vai reabrir as portas na próxima segunda-feira (18), às 10h. O dia será destinado especialmente ao acolhimento dos funcionários da escola que queiram receber atendimento psicológico.

A Secretaria Estadual da Educação informou que, neste dia, serão desenvolvidas atividades com professores e demais funcionários, com o apoio do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), técnicos da secretaria e outros profissionais e especialistas.

Já na terça-feira (19), a escola será aberta para os alunos, que poderão participar de atividades de reflexão, rodas de conversa, oficinas de apoio psicológico, depoimentos e compartilhamento de boas práticas. No dia seguinte (20), a escola recebe a comunidade e os familiares das vítimas.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a reabertura do estabelecimento é importante para que todos possam viver o luto e, principalmente, receber suporte psicossocial. “A educação é a base das pessoas e o pilar das famílias. A união da prefeitura com os governos estadual e federal tem um único objetivo: confortar e oferecer apoio à comunidade”, disse.

Acolhimento

Segundo a prefeitura de Suzano, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Alumiar [localizado na rua Otávio Miguel da Silva, 187, no Jardim Imperador] vai realizar um atendimento estratégico nos próximos dias. O objetivo é acolher alunos da escola Raul Brasil, familiares e amigos das vítimas, além de estudantes da cidade e outras pessoas que possam ter sido afetadas psicologicamente pelo ataque da última quarta-feira.

Uma equipe multiprofissional estará atuando no local com psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psiquiatras. Hoje (16) e amanhã (17), o local estará aberto das 8 às 13 horas para receber as pessoas. O trabalho também será realizado entre segunda (18) e sexta (22), das 8 às 17 horas.

“Nosso objetivo é acolher individualmente cada pessoa que possa ter sido traumatizada com a ocorrência que teve dez vítimas fatais e mais de 20 feridos. O crime afetou a todos os brasileiros, principalmente os suzanenses. Desta forma, atenderemos de forma estratégica e ofereceremos o direcionamento médico”, disse o secretário municipal de Saúde, Luís Cláudio Rocha Guillaumon.

Agência Brasil

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário