Assentado provoca incêndio, é multado e obrigado a ajudar a apagar o fogo

Foto: Divulgação/PMA

Apesar dos alertas das autoridades sobre os perigos das queimadas durante o tempo seco, proprietários rurais e assentados ainda teimam em desrespeitar as regras. A equipe da PMA ( Ambiental) flagrou o homem quando ele colocava fogo para renovar sua pastagem em um assentamento no distrito de Arapuá, em Três Lagoas, a 338 km da Capital.

A equipe que trabalhava à noite, tendo em vista que as denúncias são de que os incêndios têm se iniciado principalmente durante este período, passava pela  e avistou as chamas. Foi ao local e encontrou o infrator colocando fogo na pastagem.

Os policiais extinguiram o incêndio com a ajuda do infrator, o qual se espalharia por outros lotes, pois não havia nenhum sistema de aceiros ou quaisquer outros cuidados para evitar que se perdesse o controle do fogo, sendo a PMA.

“Isso tem sido motivo das denúncias de assentados de vários assentamentos, de que alguns colocam fogo em seus lotes, que acabam adentrando a vários lotes, primeiro pelo tempo seco e, depois, porque não há nenhuma medida protetiva de controle”, informa a PMA.

Os policiais mediram a área que tinha sido queimada com uso de GPS, que perfez 1 hectare. O homem de 31 anos foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1 mil. Ele também poderá responder por crime ambiental de poluição, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão.

No Estado, neste período mais seco, a Portaria do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) suspendeu as autorizações ambientais de queima controlada pelo prazo de 180 dias para as áreas rurais.

(com informações da PMA)

Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias.