Cassilândia: Jonatan Alves propõe atitude e união aos cassilandenses na luta contra a covid-19

O cassilandense Jonatan Alves, que trabalha na ECT – Empresa de Correios e Telégrafos – escreveu oportuno comentário sobre o momento de pandemia que vivemos em sua página no Facebook. Leia.

“Prezada Cassilândia, vamos parar um minuto para refletirmos juntos, nós e você, sobre o momento que vivemos?
Como sabemos, muitas de nossas famílias estão destroçadas. São mais de 300 mil mortos por covid-19 no Brasil. São mais de 300 mil covas abertas para enterrar corpos que não puderam ter o carinho de seus familiares. São mais de 300 mil famílias que perderam seus familiares para um vírus que circula onde há aglomeração, onde há falta do uso adequado da máscara, onde, enfim, há desrespeito pela vida.
Por toda essa tristeza pede, hoje, nossa atenção.
Neste momento, precisamos promover a responsabilidade compartilhada entre Estado e sociedade, reconhecendo a importância da participação social nas atividades de proteção e prevenção contra a Covid-19.
Para que possamos vencer este momento, precisamos fortalecer a autonomia familiar. Por isso, você, responsável pelo seu lar, deve liderar de forma enérgica os cuidados e a prevenção ao vírus entre aqueles que você ama. Dessa forma, como ato de cidadania, tornaremos a responsabilidade individual concreta e poderemos sonhar com um futuro onde nossa cidade, amigos e vizinhos possam estar juntos, vivos.
Para aqueles que amam de forma responsável, prezam pela saúde alheia e, também, pela saúde econômica da nossa comunidade, pedimos que se unam dentro de suas casas, que saiam apenas em situação de muita necessidade. Assim, ensinando aos seus filhos como é importante cuidar de si e dos outros e, ainda, como é fundamental ficarmos em casa hoje para que nosso futuro seja mais livre, mais leve, mais alegre e repleto de vida.
Esta é apenas uma reflexão que, sim, deveria partir dos poderes do Estado, mas como há um silêncio diante das mais de 300 mil mortes, tomamos a responsabilidade para nós, pedindo não só por você e por mim, mas por aqueles que merecem nosso respeito, nosso compromisso.
E podemos, então, perguntam-nos como se dá a prevenção? Prevenir constitui-se na redução dos fatores de risco com foco na promoção do fortalecimento dos fatores de proteção e de cuidados à saúde, passando pelo uso adequado de máscara, de distanciamento social e, agora, pela permanência em casa. Porém, essa responsabilidade deve ser dividida entre Prefeitura e população, ou seja, entre as pessoas que estão à frente do Poder Municipal e Eu e Você e o seu vizinho e o meu vizinho, pois nós somos e constituímos a população dessa cidade, Cidade Sorriso.
No mundo ideal, nossas autoridades federais, estaduais e municipais chamariam a responsabilidade para si, mesmo diante de suas fragilidades e, dessa forma, passariam a atuar com mais liderança e consenso na efetiva aplicação de objetivos, prestando contas semanalmente de suas atividades definidas e dos objetivos alcançados. Desse modo, esse alinhamento seria capaz de aproximar a população de sua responsabilidade direta com relação ao vírus. Assim, far-se-ia concreto o ordenamento Jurídico que determina à Administração Pública basear-se nos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
Lembrem-se de que Famílias estão sendo literalmente destroçadas. Filhas e Filhos estão perdendo pai e mãe e que muitas crianças nunca conhecerão o brilho do olhar de seus pais. Por isso, este é o momento de selarmos nosso compromisso uns com os outros em defesa da pessoa humana, em defesa da sua vida e da nossa população brasileira.
Mas, sim, há esperança. Há uma forma de vencermos o vírus. Há uma forma de não perdermos mais nossos familiares para a Covid-19.
De você, que exerce algum tipo de liderança ou influência em nossa cidade, pedimos que tome mais essa missão para si e se junte a nós para que possamos nos manifestar contra a circulação de pessoas e a favor apenas da circulação de informações sobre a letalidade e a crueldade do Coronavírus. É com Você que podemos e queremos contar.
Já às autoridades pedimos um olhar mais sensível às parcelas mais vulneráveis da população, a distribuição de cestas básicas, a disponibilidade de internet para a cidade, pois já se passou um ano e já tivemos tempo para planejar e executar ações que verdadeiramente auxiliam a população. Só, assim, veremos nossas necessidades sendo levadas a sério neste momento de dor, de reclusão, de perdas e de lágrimas.
À população pedimos: Renove a esperança, a fé e o amor ao próximo. Não se esqueça você pode ser paciente. Não se esqueça somos Filhos do mesmo Pai e pertencemos a mesma coletividade. Seja persistente e dedicado para que juntos possamos preservar o que temos hoje de mais sagrado: a dádiva da Vida.
Pela vida, juntem-se a nós e vamos vencer o vírus e vencer a falta de amor.
Obrigado, Fiquem todos bem!

Jonatan Alves
Compartilhe:
Posted in Noticias.