Na expectativa por novas doses, MS pode atingir imunidade coletiva até agosto, avalia SES

None

De arquivo, Midiamax

Na expectativa da chegada de novas vacinas, Mato Grosso do Sul pode chegar a atingir a imunidade coletiva da população até agosto, avalia a SES (Secretaria Estadual de Saúde). O objetivo de vacinação de 80% da população dependerá do envio de novos lotes por parte do Ministério da Saúde, que nesta terça-feira (27) encaminhará ao Estado 112,6 mil doses de imunizantes para dar andamento na campanha de vacinação.

Conforme o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, MS tem total condições de ser o primeiro estado do país a atingir a chamada “imunidade de rebanho”, que é quando pelo menos 70% da população geral se torna imunizada, seja com as duas doses ou dose única da vacina.

“Com essas doses que vão chegar essa semana, vamos avançar ainda mais e até agosto devemos alcançar a imunização de rebanho. Eu estou com otimismo e seguimos trabalhando com a meta de ter 80% da população imunizada”, disse Resende.

Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do país a atingir 30% da população geral imunizada com as duas doses da vacina ou dose única. Além disso, o secretário pontua que MS é o estado que está com mais porcentagem da população indígena vacina com pelo menos a primeira dose. “Já somamos 90% de vacinados”, comentou.

O secretário também comentou a possibilidade de uma terceira dose de imunizante para os moradores, mas disse que depende do Ministério da Saúde.

“Acredito que temos condições de ser o primeiro estado a atender aquilo que chamamos de imunidade coletiva. Podemos conquistar 100% da população imunizada. A prioridade nesse momento é a primeira e a segunda dose. [Sobre a terceira dose] Aguardamos a recomendação do Ministério da Saúde”, disse.

Novas doses para MS

O Ministério da Saúde confirmou o envio de 112.660 doses de vacina contra covid esta semana para Mato Grosso do Sul. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (26).

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o lote é composto por 41.400 doses da Coronavac, 26.910 doses da Pfizer e 44.350 doses da Astrazeneca. O titular da pasta, Geraldo Resende, falou que parte das vacinas chega na terça-feira à noite e outra parte na quarta-feira.

A quantidade que cada município irá receber é definida em reunião do CIB (Conselho Intergestor Bipartite). Como 13 municípios da fronteira já tiveram doses extras para vacinação em massa, os demais 66 devem ficar com a maior parte das doses destinadas à 1ª aplicação.

Mato Grosso do Sul aplicou até o momento 2.216.458 doses, sendo 1.339.919 com a primeira dose, 647.650 com a segunda dose e 228.889 com dose única. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 75,36% da população adulta vacinável maior de 18 anos receberam a 1ª dose do imunizante e 42,11% foram imunizados com a segunda dose. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .