O que é o lead no jornalismo? Leia até o fim!

“Qual o lead?” é uma pergunta bem fácil de ser escutada dentro do jornalismo. Mas o que é mesmo um lead? Sabe quando você pede para aquela pessoa que adora contar uma história ir direto ao ponto? Então, isso que você quer saber logo de cara é o lead no jornalismo!

O lead é o responsável por responder perguntas essenciais para contar toda a história de maneira curta. A necessidade de se iniciar uma matéria com o mais importante se dá muito também pelo tempo destinado ao consumo de notícias. Não é toda matéria que te prende até a última palavra, certo?!

Por isso o modelo de escrita baseada em uma pirâmide invertida se mostrou tão importante dentro do jornalismo. Nele, o começo do texto, famoso lead,  deve responder às segundas perguntas: Que? Quem? Quando? Onde?  Como? Por quê? Depois disso chega o momento de complementar a história com o que mais tiver sido apurado. É a hora de apresentar os dados secundários e detalhamentos ao leitor.

MAS TENHA ATENÇÃO!

Não é todo texto jornalístico que funcionará com essa estrutura de pirâmide invertida. Esse formato é mais comum de ser visto em notícias do dia a dia, aquelas de consumo rápido, seja na TV ou no jornal impresso.

Mas alguns casos permitem um uso mais livre, por assim dizer, da linguagem jornalística. É muito comum lermos perfis, textos de jornalistas literários ou até mesmo grandes reportagens que não começam já entregando o ouro! Aqui dependemos muito do bom e velho bom senso para avaliar até onde é possível abusar dessa liberdade de criação e não usar nosso querido lead.

JORNALISMO X MARKETING

Essas duas áreas da comunicação utilizam o mesmo termo, mas não se confunda, pois os significados são BEM diferentes. Para o marketing, um lead representa um cliente em potencial. Existem várias maneiras de conhecer e conquistar leads qualificados com estratégias de marketing.
O uso de dados dentro do marketing permite que caminhos dentro de campanhas sejam traçados de forma a chegar no objetivo final de venda ainda mais rápido, afinal você já saberá para quem está falando! Jéssica Martins

Imagem meramente ilustrativa

Compartilhe:
Posted in Noticias.