Você tem certeza que sabe preparar o café?

Para início de conversa, a água do café nunca deve ser fervida e é errado o uso do açúcar porque tiram o sabor original do café. Você sabia disso?

Fazer café é parte da rotina da maioria dos brasileiros, seja para começar o dia ou durante a tarde, é normal dedicar alguns minutos diários para preparar essa bebida tão amada pelos brasileiros. Um dos motivos disso é o quão fácil e prático o café é para ser preparado, tanto que cada um tem o seu jeito próprio de fazer!

Porém, mesmo com essa facilidade, ainda existem alguns erros muito comuns que podem comprometer o sabor e qualidade do seu café. Nesse post, selecionamos 7 erros que você não pode cometer na hora de fazer o seu café especial. Confira!

7 erros para evitar ao fazer café

Fazer café coado é uma atividade simples, mas alguns detalhes fazem toda a diferença, seja de forma positiva ou negativa.

1 – Não deixe a água ferver

É muito comum deixar a água ferver para fazer café, inclusive, por muito tempo se pensou que essa era a forma adequada. Porém, hoje já se sabe que a temperatura influencia no sabor da bebida. Uma água que foi fervida, por exemplo, deixa o sabor do café mais amargo.

A temperatura ideal recomendada é entre 90°C e 96°C, que são atingidos um pouco antes da água começar de fato a ferver.

2 – Errar as proporções

A proporção de café e água é um dos pontos mais importantes na hora de fazer um café saboroso. A quantidade exata depende muito do tipo de pó usado, assim como o gosto pessoal de cada um.

Recomendamos o uso entre 80 e 100 gramas para cada litro de água, isso dá em média 5 ou 6 colheres de sopa. Essa proporção deixa o seu café encorpado, e permite uma maior apreciação do sabor.

3 – Colocar o açúcar diretamente na água

Importante lembrar que o consumo excessivo de açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de obesidade, diabete e outras doenças crônicas, sobretudo em pessoas com fatores de risco cardiovascular.

4 – Armazenar o pó de forma inadequada

O pó de café deve ser armazenado em um local fresco e seco, longe de luz solar direta e odores fortes. Uma dica é não guardar o pó de café na geladeira, apesar de passar a impressão que ele estará melhor protegido e que vai durar mais, o café pode absorver umidade e odores de outros alimentos e produtos guardados na geladeira.

5 – Utilizar pó velho

O pó de café costuma ter um bom prazo de validade, ainda mais se for bem cuidado e armazenado, como falamos acima. Mas, conforme o café vai ficando “mais velho”, ele vai perdendo sua qualidade, seu aroma e sabor. Por isso, é recomendado que você compre quantidades que façam sentido para o seu consumo, sem armazenar café por muito tempo.

6 – Não limpar os equipamentos

Não importa a forma que você faça café, os produtos que você usa devem estar sempre limpos, como o coador, a cafeteira, a garrafa e o filtro de pano caso utilize. Quando não estão devidamente limpos, esses produtos alteram o sabor e cheiro do café.

7 – Não reaqueça o café

Muitas vezes é normal que “sobre” um pouco do café da manhã ou da tarde, e muitos acabam optando por reaquecer o café em vez de fazer um novo. Porém, conforme o café vai esfriando, ele vai passando por um processo de oxidação, que altera o sabor e aroma. Então… já sabe né, nada de reaproveitar o café gelado!  Mais1Café

Imagem meramente ilustrativa

Compartilhe:
Posted in Noticias.