Cassilândia: Frigorífico volta a exportar carne bovina para a China

Frigorífico de carne bovina — Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

Frigorífico de carne bovina — Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

Cinco unidades frigoríficas, de quatro empresas, de Mato Grosso do Sul receberam a habilitação da China para exportação de carne bovina. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na manhã desta terça-feira (12).

Ao todo, foram concedidas 38 habilitações, incluindo oito abatedouros de frango, 24 abatedouros de bovinos, um estabelecimento bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos.

As empresas autorizadas em Mato Grosso do Sul são as seguintes:

  • JBS S/A, de Naviraí (MS) – abatedouro de bovinos
  • Boibras Industria e Comercio de Carnes e Sub-produtos Ltda, de São Gabriel do Oeste (MS) – abatedouro de bovinos
  • JBS S/A, de Campo Grande (MS) – abatedouro de bovinos
  • Marfrig Global Foods S. A, de Bataguassu (MS) – abatedouro de bovinos
  • Prima Food S.A, de Cassilândia (MS) – abatedouro de bovinos

De acordo com o Mapa, parte dos estabelecimentos foram auditados remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial em dezembro do ano passado. As equipes técnicas chinesas foram recebidas e acompanhadas por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Até o início de março deste ano, o Brasil possuía 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, se destacando como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões. G1 MS

Compartilhe:
Posted in Noticias.