Caixa Econômica é autuada pelo Procon por irregularidades no atendimento

A agência em Três Lagoas além de demorar para atender pessoas idosas, não portava de cópia das Leis para consulta dos clientes

A agência da Caixa Econômica Federal em Três Lagoas foi autuada pelo Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) por constatar diversas irregularidades em prejuízo dos clientes do banco.

Entre os problemas, foram constatadas ocorrências de espera excessiva em vários casos, alguns dos quais tendo pessoa com idade superior a 80 anos, esperando por 48 minutos. Neste caso se trata de consumidora com direito a atendimento mais rápido, inclusive, do que as pessoas com direitos preferenciais normais. Esta cliente (consumidora) comprovou ter 86 anos.

Ainda nesse caso de prioridades ou preferenciais houve registro de outra pessoa, também idosa, com direito a atendimento prioritário, tendo de aguardar por uma hora pelo atendimento.

Em se tratando de emissão de senhas normais, houve registro de espera de até 1 hora e 34 minutos. Além desses tempos vários outros foram registrados como excesso o que configura transgressão à Lei que fixa em 15 minutos a espera em dias normais, 20 no período de pagamento do funcionalismo público e militares ou, no máximo, 25 em vésperas ou no dia imediatamente posterior a feriados prolongados.

A agência também não tinha a cópia da Lei Estadual 2085/2000 que dispõe, justamente a respeito do tempo considerado razoável para espera por atendimento, também não portavam exemplar da Lei que proíbe o uso de telefonia móvel nas dependências do banco ou de exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes. E, para piorar a situação, a agência emite comprovantes de atendimento em papel termossensível, o que também é proibido.

Por considerar oportuno a equipe do Procon Estadual orientou os responsáveis pela agência bancária a respeito da competência do Procon, tanto estadual como municipal, para averiguar a regularidade dos documentos tais como alvarás, licenças e afins além de demonstrar a necessidade de regularização de endereço que constar no Alvará de localização. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário