Cassilândia: Adolescentes da Vila Pernambuco trocam a internet por jogo de bets nesta tarde

Adolescentes brincam na tranquila Rua Ademar Pereira de Camargo nesta tarde

Esta matéria foi publicada no dia 3 de janeiro de 2018.

A reportagem do Cassilândia Urgente está sempre procurando mostrar o dia-a-dia do povo da Cidade Sorriso. Agora há pouco, nesta tarde de quarta-feira, 3 de janeiro, registramos adolescentes brincando de jogo de bets (ou bete) na Rua Ademar Pereira de Camargo, na Vila Pernambuco.

E lá estavam eles jogando bets, Cristiano, Caio, Gustavo, Paulo Eduardo, João Vitor e a menina Perlla, saindo por algum tempo dos celulares e computadores para uma prática física saudável, afinal precisam correr de uma bets a outra até cruzar os paus no meio da quadra, no caso, da rua.

Ganha quem jogar a bolinha mais longe e conseguir dar das voltas necessárias para se tornar campeão. Ou campeã.

Conheça as regras do jogo de bets

As regras mais comuns citadas em fontes e as mais usadas pelas crianças que foram observadas são:

  • O jogo é disputado entre duas duplas. Uma dupla que fica em posse das Bets ataque e a outra dupla que fica em posse da bola defesa.
  • A extensão do campo de jogo é combinada e determinada entre as equipes, nas extremidades do campo de jogo são desenhadas duas circunferências (onde os jogadores de ataque deverão manter as Bets), sendo essas separadas por um “X” (onde será posicionada a “casinha” que os jogadores da dupla de ataque terão que defender e a dupla de defesa terão que a atacar).
  • Só marca pontos a dupla que estiver em posse das Bets (ataque).
  • Os jogadores que estiverem em posse das Bets devem manter sempre as mesmas encostadas no chão e dentro de um dos círculos ao lado da “casinha”
  • O rebatedor deve cuidar de estar apenas com a Bets dentro da circunferência, sendo que caso seja flagrado com o pé sobre a linha ou dentro da circunferência, poderá ser “queimado” e a dupla perder os tacos.
  • Se o arremessador, defesa, acertar a “Casinha” com a bola e derrubá-la, as Bets automaticamente passam a ser dele e de seu parceiro de jogo.
  • O objetivo do ataque é impedir que a casinha seja derrubada pela defesa rebatendo a bola arremessada, e por meio dessa marcar pontos que os levem a vitória.
  • O ataque pontua quando a bola arremessada pela defesa é rebatida e os seus integrantes correm na direção da base oposta, invertendo a sua posição. Para marcar ponto, as Bets de cada integrante devem se tocar no momento que eles se encontrarem durante a corrida. Caso as Bets não se toquem, o ponto não é marcado.
  • Ao rebater (“rebetear”) a bola lançada pela equipe de defesa, o número de pontos marcados pela equipe de ataque é correspondente a quantas vezes consigam trocar de posição entre si até que a equipe de defesa retome a posição de “guardar” a base em posse da bola;
  • Os jogadores com as Bets, ataque, não podem rebater para trás da “casinha” em que estão defendendo mais de 3 (três) vezes, se isso acontecer a dupla adversária, defesa, terá o direito as Bets. (Regra do 3 para traz).
  • Caso a defesa consiga pegar uma rebatida do ataque no ar, sem que a bola tenha tocado o chão, as Bets passam a ser posse da defesa que automaticamente se tornam a dupla de ataque e a de ataque passa a ser defesa.
  • Quando dupla de posse das bets a atingir os pontos necessários combinados, a equipe que conseguiu o mesmo deverá derrubar sua “casinha” e cruzar as Bets no centro do campo de jogo, correr e contar um até o total de pontos combinado. Se o time adversário defesa queimar uma pessoa da dupla adversária, enquanto esses correm e fazem a contagem final, a dupla perde as Bets e perde metade dos pontos.
  • Caso a dupla de posse das bets não consiga derrubar as “casinhas”, cruzar as bets no centro do campo, correr e fazer a contagem, após o último ponto, geralmente 24, poderão manter as bets na circunferência não finalizando o jogo com a contagem de 0 a 24, e tentarão uma rebatida para fazer um outro ponto que no caso seria o 25° ponto, e proceder a finalização do jogo. Outra situação após o 25º ponto irão apenas cruzar as Bets no centro do campo e pronunciar a frase: 3 (três) vezes 8 (oito) = 24 (vinte e quatro) quem perdeu foram 2 (dois) “Patos”, ou uma outra frase, pois, esse ritual também sofre variações de acordo com a localidade onde ocorre o jogo, porém da mesma maneira não poderão ser “queimados” ou sofrerão as penalidades citadas na regra anterior.
  • O jogo acaba quando uma das duplas totalizarem 24 pontos e completar o “ritual” de encerramento da partida: derrubar a casinha em que está cruzar as Bets no centro do campo de jogo, correr e contar até o combinado, sem ser “queimado” por um membro da equipe da defesa.

Fundamentos do jogo

Os fundamentos utilizados no jogo de Bets são: rolamento de bola, arremesso por cima do ombro e rebatida vertical por baixo.

E a reportagem continua por aí para mostrar pessoas e acontecimentos de Cassilândia.

Compartilhe:
Posted in Noticias.

Deixe um comentário