Aplicativo do governo que recomenda remédio sem eficácia comprovada está fora do ar

Aplicativo do Ministério da Saúde que está fora do ar.

O aplicativo lançado em Manaus, no último dia 11, pelo Ministério da Saúde, TrateCOV, que recomendava remédios sem comprovação de eficácia contra o coronavírus está fora do ar nesta quinta-feira (21).

A plataforma tinha como objetivo auxiliar os profissionais da saúde para diagnosticar o novo coronavírus e com isso, já trazia a recomendação de diversos remédios como: Hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina, azitromicina e doxiciclina. Cada remédio era recomendado conforme os sintomas de cada paciente.

O próprio Ministério da Saúde informou que o aplicativo tinha sido invadido e ativado indevidamente, o que causou a retirada do ar, pelo menos por enquanto. O aplicativo seria um projeto-piloto e não funcionaria oficialmente, era apenas um “simulador”, a pasta ainda não estimulou um prazo para volta do aplicativo.

Em nota, na manhã desta quinta-feira (21), o CFM (Conselho Federal de Medicina) emitiu um comunicado solicitando ao Ministério da Saúde a retirada imediata do aplicativo. Segundo o órgão, a ferramenta criada pelo governo não preserva o sigilo das informações e não deixa claro como serão utilizadas.

Também permite o preenchimento por pessoas não especializas e induz à automedicação, além de assegurar “validação científica a drogas que não contam com esse reconhecimento internacional”. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .