Enem 2020: veja dicas para ‘mandar bem’ na prova de exatas no domingo

Enem 2020

Segundo dia de prova do Enem 2020 será focada em matemática. (Foto: Divulgação)

O segundo dia de prova impressa do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorrerá no domingo (24) em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, apenas 35.328 dos 82.638 inscritos compareceram. Fique atento: o local da prova é o mesmo do primeiro dia, assim como a abertura dos portões (11h30) e fechamento (13h). A única alteração é que a duração da prova será 30 min a menos, ou seja, terminará às 18h30.

Para o próximo domingo, o foco será matemática, tema de metade das 90 questões da prova. As outras 45 serão de ciências da natureza (física, química e biologia).

Apesar de longa e temida por muitos estudantes, no entanto, ela não exige do candidato um conhecimento tão aprofundado da disciplina. Uma consulta à matriz de referência do Enem pode dar uma ideia do que se espera do candidato na prova. Vamos elencar algumas dicas que podem te ajudar a obter uma nota melhor no exame.

O que esperar da prova de matemática do Enem 2020?

O Enem cobra do candidato um conhecimento mais básico de matemática, portanto, conteúdos como números complexos e sistemas de equações, por exemplo, aparecem pouco.

A dica de professores é focar a revisão final em matérias como estatística básica, com os conceitos de média, moda e mediana, operações entre conjuntos, grandezas proporcionais, cálculos de porcentagem e lógica.

Geometria plana também costuma aparecer como em cálculos de área e volume de figuras mais importantes como cubos, cilindros e paralelepípedos.

Análise combinatória e probabilidade também são assuntos que costumam aparecer e, apesar de exigirem uma leitura atenta, não devem ser exigidos em perguntas muito complexas.

Dicas ‘extras’

É importante ressaltar que existem outras variantes que interferem no desempenho do candidato na hora da prova como o emocional e o físico.

Por isso, é importante estar preparado em todos os quesitos. A primeira dica aqui é ter uma alimentação saudável e leve nos dias que antecedem a prova. Beber água também é importante.

Para ajudar a aliviar a tensão, que já deve ser menor por ser o segundo dia de provas, é recomendado praticar alguma atividade física do seu gosto, que te dê prazer e bem-estar, porque permite liberar uma série de hormônios que vão favorecer a concentração no dia da prova.

Agora não é hora de aprender conteúdo novo. Portanto, foque seus estudos finais na revisão de matérias-chave para a prova de domingo. Outra dica é fazer provas antigas do .

Apesar de ser a primeira opção na hora do desespero, caso não saiba a resposta, evite chutar de primeira. Deixe-a para depois e, ao final, se ainda não souber a opção correta, elimine o máximo de alternativas possível para tentar responder.

Uma orientação de especialistas para otimizar o tempo, que é precioso para a prova, é ler primeiro a pergunta e depois o texto motivador. Isso poderá fazê-lo resolver a questão mais rápida.

Por fim, como se trata de prova de matemática e na hora não será permitido o uso de calculadora, professores indicam que os alunos também evitem o uso do eletrônico nos estudos e foquem em perceber onde estão errando mais e revisar esse conteúdo.

Preparação mental para a prova

Para ajudar os candidatos ao Enem quanto à preparação mental e trazer ânimo no segundo dia de prova, a Unip (Universidade Paulista) transmitirá a live “Desistir não está entre as opções: prepare-se mentalmente para a segunda fase do Enem”. Ficou interessado? Acompanhe a transmissão nesta quinta-feira (21), às 21h, pelas redes sociais da Unip.

A live terá mediação da jornalista Malu Mota e a presença de Sabrina Gasparetti, doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano e professora do curso de psicologia da Unip. Dentre os assuntos abordados estarão: como manter o controle emocional, maturidade para lidar com frustração e outros temas relacionados ao autoconhecimento. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .