Com vício em games considerado distúrbio mental, veja se você está adoecendo

Com vício em games considerado distúrbio mental, veja se você está adoecendo

Milhões de pessoas no mundo sofrem com esse distúrbio

De acordo com a descrição da CID, o distúrbio de games se caracteriza por um padrão persistente ou recorrente de vício em jogos (jogos digitais ou videogames), que podem ser online ou offline, manifestados pelos seguintes sintomas:

1) Dificuldade em controlar a frequência, intensidade e duração ao jogar um game;
2) Aumento da prioridade dada aos games, de modo que jogar tem precedência a outros interesses e atividades diárias;
3) Continuidade ou aumento da frequência em que se joga games, mesmo após ocorrência de consequências negativas.

Este padrão de comportamento é grave o suficiente para resultar em danos pessoais, familiares, sociais, educacionais, ocupacionais ou outras áreas importantes de atuação. O padrão de comportamento de vício em jogos pode ser contínuo ou episódico e recorrente.

Para que seja completamente diagnosticado, o padrão de comportamento de vício em jogos e outros sintomas normalmente deverá ser observado por no mínimo 12 meses consecutivos, entretanto este período pode ser encurtado desde que atinja todos os requisitos para o diagnóstico e os sintomas sejam muito graves.

A última versão do CID foi disponibilizada em 1992, e a 11ª CID está planejada para ser finalizada este ano.

Em nota enviada ao site Gamasutra a Entertainment Software Association (ESA), repudiou a inclusão do distúrbio de games ao 11º CID:

“A Organização Mundial da Saúde tem conhecimento de que o senso comum e pesquisas direcionadas provam que os games não viciam. E, tornando isso oficial trivializa de forma imprudente doenças mentais reais como depressão e fobia social, as quais merecem total atenção e tratamento da comunidade médica. Nós encorajamos fortemente que a OMS reverta sua direção nessa ação proposta.”

A Entertainment Software Association (ESA) é composta por muitos integrantes da indústria norte-americana dos games e é responsável pela organização da E3 (Electronic Entertainment Expo).

Concordando ou discordando disso tudo, é cabível entendermos que tudo em demasia pode ser maléfico para nossos corpos e mentes.

Conheça o Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames. Campo Grande News

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário