Cassilândia: Inovação na pesquisa é debatido no Enepex

O V Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPEX) foi realizado nesta quarta-feira (12), na Unidade Universitária da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Cassilândia. O evento debateu os caminhos da pesquisa em MS, que contemplam várias áreas de atuação no campo e na cidade.
No campo, a UEMS de Cassilândia desenvolve um projeto de pesquisa que testa variedades de soja transgênica e convencional na safra 2017 e 2018. O objetivo de verificar a preferência e a ocorrência de alguns insetos na região. Esse trabalho foi desenvolvido pela acadêmica Ana Carolina Sales, do 5º ano de Agronomia. “Uma das variedades que testamos pode reduzir a população de espécies alvos, sendo então um fator que necessita de maiores estudos, porque a longo prazo, pode selecionar indivíduos resistentes que vão prejudicar o controle e o manejo de produtores na região”, explicou Ana Carolina.
Na cidade, os trabalhos do acadêmico Eduardo Augusto Gomes, 4º ano de Letras, foram destaques, mostrando o relato da participação em dois projetos de extensão. Eduardo executou os projetos, levando um curso de Língua Inglesa para crianças sem condições financeiras de pagar. “Trabalhei com as crianças da Casa da Criança, que estão em estado de vulnerabilidade e sem condições de pagar por um curso. Ao mostrar meu trabalho aqui no Enepex, tenho oportunidade de discutir sobre ele e aumentar meu conhecimento”, afirmou Eduardo.
Para o gerente a Unidade da UEMS de Cassilândia, professor Gustavo Haralampidou da Costa Vieira, o Enepex é uma grande oportunidade para os alunos. “Estamos apresentando quarenta trabalhos desenvolvidos em nossa unidade, tivemos uma palestra sobre inovação. Eventos como este são extremamente produtivos para a comunidade acadêmica local”, afirmou Gustavo.
Além da apresentação dos projetos de ensino e pesquisa, o Enepex contou com a palestra do assessor da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Diogo Rondon, que falou sobre a “Ciência, Tecnologia e Inovação e os novos caminhos da pesquisa em MS”. “O Enepex é uma oportunidade para a Fundect se aproximar das unidades da UEMS, espalhadas pelo estado e mostrar o trabalho da fundação para a comunidade acadêmica. A sociedade ganha com eventos que promovem a ciência e tecnologia em nosso estado”, disse Diogo Rondon. UEMS

Foto UEMS

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário