Cassilândia: Secretaria Municipal de Saúde informa que já foram feitos mais de 1.600 testes para Covid-19

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Lourenço Braga Líria Marin, o município de Cassilândia adquiriu 3.000 testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IGM e IGG (aplicação recomendada a partir do 8º dia de início de sintomas) e 500 testes rápidos RT-PCR que detectam a presença do vírus (aplicação recomendada do 3º ao 7º dia de início de sintomas) que já estão à disposição do Centro Municipal de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19 e Unidades Básicas de Saúde para testagem de pacientes suspeitos e respectivos contatos.

“Há edital de processo licitatório publicado para aquisição de mais 10.000 testes rápidos IGM e IGG e 10.000 testes rápidos RT-PCR. O Ministério da Saúde e o Governo Estadual já nos enviaram 1.200 testes rápidos IGM e IGG, além de manter estoque suficiente de kits para coleta de material para envio ao Laboratório Central em Campo Grande para realização do RT-PCR. A Secretaria Municipal de Saúde já aplicou mais de 1.600 testes até o momento”, completou.

“Aumentamos e estamos desenvolvendo estratégias de testagem em pontos de alto risco de contágio, como órgãos públicos, empresas privadas com funcionários confirmados para Covid-19, profissionais de saúde e segurança pública”, disse Braga Marin.

“No dia 3 de outubro haverá testagem na modalidade drive thru, onde testaremos em torno de 120 pessoas, cadastro e critérios serão divulgados nos próximos dias”, informou.

Importante ressaltar que há critérios para aplicação dos testes para que o resultado seja mais confiável.

“Alertamos a população que, diante qualquer suspeita ou dúvida, procure sua Unidade Básica de Saúde durante o horário de atendimento ou o serviço de urgência e emergência 24 horas que é prestado pela nossa Santa Casa. Estamos preparados com medicamentos, exames laboratoriais e de imagem para suporte ao tratamento da Covid-19.”

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .