Alunos da UEMS participam de audiências para permanência do Programa de Bolsas

Estudantes de Cassilândia também foram à Capital federal

Alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), das Unidades de Campo Grande, Cassilândia, Dourados, Ivinhema, Mundo Novo e Paranaíba, participaram de audiências públicas sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em Brasília (DF).

A mobilização visa a defesa de um direito

As audiências públicas foram realizadas na última quinta-feira (7), pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado e pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara Federal. O debate reuniu alunos e professores de diversas Universidades do país.

O Pibid é uma política pública de formação de professores instituída pelo Ministério da Educação (MEC) há dez anos.  O objetivo do programa é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública de ensino. Em outubro deste ano, o governo anunciou a substituição do programa.

Os acadêmicos da UEMS falaram sobre a participação nas mobilizações em prol da permanência do Pibid e destacaram a importância da Política Pública para os cursos de Licenciaturas.

“A grande importância do Pibid é que ele garante uma formação de qualidade dentro dos cursos de Licenciaturas das Universidades. O Pibid é diferente do estágio obrigatório. Com o programa, o aluno tem contato direto, durante toda a sua formação, com a realidade das escolas públicas estaduais. Isso beneficia muito a formação prepara o futuro professor para a sala de aula”, explicou a acadêmica Olga Carneiro, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEMS. UEMS

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged , .

Deixe um comentário