Cassilândia Escreve Samuel Lopes: Elogio da Melancolia

Samuel Lopes*

A melancolia é um estado psicológico de depressão sem causa específica, caracterizando-se pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral da vida. Segundo Freud, a melancolia assemelhava-se ao processo do luto, mas sem haver necessariamente uma perda objetal, senão uma perda de si.

A depressão se difere da melancolia, portanto, quando se tem uma causa específica com a qual o individuo havia se identificado e este a perde e perde junto a habilidade de se posicionar frente à situação. Assim, a depressão em nível de tristeza, apesar de possuir sinais semelhantes à melancolia, tem o seu tipo maior quanto a sua duração, sendo aconselhável tratamento psicoterápico, quando não se consegue  sair por conta própria.

Enfim, a melancolia se mostra como necessária e até indispensável ao ser humano, cujos benefícios estão em possibilitar que o indivíduo se posicione sobre os efeitos da depressão e remedie o que pode remediar e não se autodiagnostique com o que nunca terá.

*Samuel Lopes é colaborador convidado do Cassilândia Urgente. Se você tiver dúvidas ou quiser manter contato com o psicanalista e filósofo Samuel Lopes ou mesmo enviar sugestões, os contatos são: (67) 98120-4954
Skype: samuel_lopes
www.ipsicanalista.net

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged , .

Deixe um comentário