Alimentação balanceada é caminho para evitar câncer

Alimentação saudável é capaz de prevenir o câncer e pode ser iniciada em qualquer idade, e quanto antes, melhor

Nunca é demais ressaltar que a alimentação saudável é capaz de reduzir as chances de várias doenças, entre elas, o câncer. A ingestão de alimentos embutidos e processados, por exemplo, tem influência comprovada cientificamente neste assunto.

“O consumo adequado de frutas, verduras e legumes, que seria de cinco porções diárias, pode reduzir em 20% o risco de desenvolver câncer ”, afirma Thais Manfrinato Miola, coordenadora de Nutrição Clínica do A.C. Camargo Cancer Center.

Quando combinada a outras práticas, como exercícios físicos e controle de peso, a alimentação saudável  pode diminuir em até 40% as chances de a doença aparecer, conforme afirma Miola. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um em cada três casos de câncer poderia ser evitado com a adoção desses três hábitos.

A presença de vitaminas, fibras e outras substâncias na dieta colaboram para evitar alterações celulares e ajudam na defesa natural do corpo contra agentes cancerígenos antes que eles provoquem danos às células. E quanto mais cedo o indivíduo começa a comer corretamente, melhores são os efeitos.

A nutricionista explica que cada alimento está relacionado à prevenção de um tipo específico de tumor. “O consumo de 25 a 30 gramas de fibras diariamente pode ajudar a prevenir câncer colorretal, por exemplo”, explica ela.

Miola conta que as fibras  presentes na maçã, pera, feijão e aveia ajudam no bom funcionamento do intestino. “Quem tem intestino preso, fica com as fezes por muito tempo na parede do órgão, o que provoca a liberação de substâncias que aumentam o risco do câncer colorretal”, afirma.

Os alimentos ricos em cálcio , como leite e seus derivados, também podem ajudar a evitar o câncer de intestino. A capacidade do cálcio em se ligar aos ácidos biliares e às gorduras reduz seus efeito tóxicos. A nutricionista pondera, contudo, que por serem alimentos com alto teor de gordura, o ideal é consumí-los na forma desnatada.

“A lactose desses alimentos também atua como prebióticos, tornando-se fonte de energia para as bactérias boas do intestino, ajudando na prevenção”, diz a nutricionista.

Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, também mostrou que o betacaroteno diminui os riscos de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa.

A pesquisa indica que o betacaroteno presente na cenoura, na beterraba e na batata doce protege o DNA contra oxidação e evita a formação de radicais livres.

Vilões da alimentação

Mas, assim como há alimentos que ajudam a evitar a doença, existem outros que colaboram para o aumento das chances de câncer, como o consumo excessivo de carne vermelha , que eleva o risco em 35%.

“Não precisa eliminar a carne vermelha da dieta , mas deve-se fazer o consumo seguro, que seria de 500 gramas por semana nas versões assadas e cozidas, está tudo bem”, garante a especialista do A.C. Camargo.

Sal e alimentos conservados no sal, como os embutidos, também estão relacionados ao aumento de câncer de estômago, por causa do favorecimento na multiplicação da  H. pylori, bactéria que prejudica a barreira protetora do estômago e intestino e estimula a inflamação. IG

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário