Cassilândia Eleições 2020: Plano de Governo de Rodrigo e Rezu

Rodrigo Barbosa de Freitas e Rezu Ribeiro

Plano de Governo para Cassilândia
Coligação “Por uma Cassilândia melhor”
(PDT, PSD e PSB)
Prefeito: Rodrigo Barbosa de Freitas – 12
Vice- Prefeito: Rezu Costa Ribeiro
Ano de 2020

“É audácia, sim, mas aliada a uma visão de futuro”
(Juscelino Kubistchek)

Introdução
Promover o desenvolvimento de Cassilândia, construir para o futuro e
humanizar a cidade cuidando das pessoas. Essas são as bases de nosso Plano de Governo para Cassilândia, que se pretende eficaz, porque vai além de um conjunto de propostas.
Para isso, cuidamos de entender a realidade da cidade e todas as suas
complexidades, e de como isso afeta a vida das pessoas. Para que projetos de campanha saiam do papel e se tornem realidade já aprendemos, há tempos, que é preciso discutir urgências, analisar as contas públicas, definir prioridades e reavaliar estratégias. A partir daí, com bom senso, sensibilidade e competência, propor e realizar políticas públicas
ajustadas, realistas, e demonstrar por que elas são eficazes.
Além disso, o nosso Plano de Governo também defende posições e
valores, firma compromissos, define metas e mostra como fazer. Portanto, o que ora
apresentamos à Cidade Sorriso busca responder, de forma objetiva, todas essas
questões. Elas são resultado de estudo, reflexão, diálogos com especialistas, gestores,
representantes de entidades das nossas mais representativas comunidades.
Aspectos geográficos, econômicos e históricos da Cassilândia.
Cassilândia é um município brasileiro no Estado de Mato Grosso do Sul,
região Centro-Oeste do país. Localizada na Mesorregião da Costa Leste de Mato Grosso
do Sul e na Microrregiões homônima. E também é conhecida como a “cidade sorriso”.
O Solo de Cassilândia é latossolo roxo, e está a uma altitude de 470m, e o
município está sob influência do clima tropical; quanto a hidrografia, está sob influência
da Bacia do Rio da Prata e é banhado pelo Rio Aporé. Sua vegetação se localiza na
região de influência do Cerrado.
Cassilândia ocupa uma superfície de 3.649,830 km², representando
1,02% do Estado, 0,23% da Região, e 0,04% de todo o território brasileiro, e comporta a
sede do município e o distrito de Indaiá do Sul.
História e glória das terras de Cassinha.
Por volta de 1930, nas terras que hoje compõem o Município de
Cassilândia, já se encontravam instalados diversos fazendeiros, entre os quais Antônio
Paulino, Izaias Teixeira Borges, Laudemiro Ferreira de Freitas e Evangelista Cândido
de Oliveira, arrojados pioneiros e que se referiam a essa terra como Sertão dos Garcias.
Em 1931, procedente de Patrocínio, Minas Gerais, chegava Joaquim
Balduíno de Souza se estabelecendo em terras devolutas, junto às propriedades já
existentes.
Em 1943, Joaquim Balduíno, mais conhecido como Cassinha,
considerando a distância e as dificuldades para atingir os centros comerciais, idealizou a
formação de um povoado que servisse de apoio para os fazendeiros que dia a dia se
deslocavam para a região. Procedeu-se, então, a doação de um terreno a São José, onde
seriam construídas uma praça e a igreja. A seguir acontece a demarcação do terreno da
praça e abertura da primeira rua que recebeu o seu nome.
Em 15 de dezembro de 1944, procedente de Bonifácio no Estado de São
Paulo, chega o libanês Amim José, em companhia de sua família, e constrói a primeira
casa em terras ainda pertencentes a Fazenda Salto, de propriedade de Cassinha. No
mesmo ano, surgiu um botequim e uma pensão, dando-se assim início a formação do
povoado.
Com a chegada de novos moradores, Cassinha percebe o futuro da
povoação e resolve doar parte de sua fazenda para permitir a expansão do Patrimônio,
que teve a denominação de São José. Posteriormente, em homenagem a Cassinha,
tomou a denominação de Cassilândia. Em março de 1946, foi instalada a primeira
escola, tendo sido nomeada professora a Sra. Aidê Amin.
Cassilândia se desenvolvia a passos largos, quando Cassinha que além de
suas atividades agropecuárias explorava um serviço de balsas para a travessia do Rio
Aporé, foi barbaramente assassinado por desconhecidos. Coube então a Sebastião Leal,
amigo e colaborador de Cassinha, dar continuidade à sua obra. Em 1948, foi criado o
Distrito de Cassilândia sendo eleito Juiz de Paz Eduardo Pereira da Silva. O Cartório do
Registro Civil instalado em 1949, teve como primeiro titular Hermelinda Barbosa Leal.
Em 03 de agosto de 1954, o Distrito é elevado à categoria de município
com a denominação de Cassilândia, por Lei Estadual nº 368, de 30 de junho de 1954,
sendo desmembrado de Paranaíba, e a Lei Estadual nº 2065, de 14 de dezembro de
1963, cria o Distrito de Indaiá do Sul, incorporado ao Município de Cassilândia.
No ano de 1977, é criado o Estado de Mato Grosso do Sul, a qual
Cassilândia faz parte atualmente. Uma curiosidade no município, é que até hoje vive um
dos primeiros pioneiros da cidade, Seu Clemente Salomão de Lima, que com 78 anos
ainda reside na cidade desde o início.
A cidade tem nos dias atuais 21.939 habitantes, e conta com uma
economia baseada na pecuária, agricultura (soja, milho, silvicultura) e um comércio
forte e pujante. A arrecadação da cidade é de R$ 91.654.385,00 (noventa e um milhões
e seiscentos e cinquenta e quatro mil e trezentos e oitenta e cinco reais) ao ano (dados
do Orçamento 2019), gastando R$ 33.480.028,94 (trinta e três milhões e quatrocentos e
oitenta mil e vinte e oito reais e noventa e quatro centavos) com a folha salarial e
encargos dos servidores municipais.
Além disso a cidade conta com 02 frigoríficos (no momento 01 em
funcionamento) e empresas como a Pluma Agroavícula, Olhos Verdes, Cassiplast, 03
Laticínios em seu parque industrial. Outros setores econômicos que oferecem excelentes
oportunidades de expansão é a borracha e agricultura que vem se expandindo.
A cidade conta com uma rede bancária com agências do Banco do Brasil,
Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Sicred, e 01 agência lotérica. A
Associação Comercial de Cassilândia, fundada em 14 de dezembro de 1975 tem cerca
de 120 associados.
No que tange a Educação, a cidade conta com 06 Centros de Educação
Infantil (antigas creches), 05 escolas públicas Municipais de ensino fundamental, 04
escolas públicas Estaduais de ensino médio. No ensino superior, conta com uma
unidade da UEMS, que oferece os seguintes cursos: Agronomia (Bacharelado); Letras –
Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura (Licenciatura); Matemática (Licenciatura), onde
também possui a pós-graduação em agronomia, na área de produção vegetal. Também
possui uma unidade da FIC/FAVA oferecendo os seguintes cursos: Administração de
Empresas, Ciências contábeis, Educação Física, Pedagogia, Fisioterapia, Enfermagem,
além de diversos cursos em nível de Latu Sensu e uma extensão da Universidade
Anhanguera-Uniderp e UNOPAR (cursos a distância da Universidade Norte do Paraná).
Como atrações turísticas, conta com o Salto do Rio Aporé: situado às
margens do Rio Aporé; Praça São José: Situada no centro da cidade; Praça Elza
Vendrame: Situada às margens do Córrego Cedro; Casa de Pedra: Situada às margens
do Rio Aporé. O município também possui uma vasta quantidade de cachoeiras, sendo a
mais conhecida Cachoeira do Socorro, situada cerca de 10 km de Cassilândia.
Missão
É nossa missão repactuar a relação do Poder Público Municipal com a
população cassilandense. Aproximar a prefeitura de seu povo, torna-la transparente,
parceira do cidadão e de suas entidades representativas. Nosso principal objetivo é
melhorar o cotidiano das pessoas, criar uma cidade funcional, capaz de dar
oportunidades aos que nasceram e aos que escolheram viver na terra de nossos
pioneiros.
Finalmente, reafirmamos que vamos agir no presente e pensar o futuro,
sem olhar para o passado recente, deixando para as próximas gerações uma cidade
melhor, sustentável, democrática e segura.
Percepções
A principal percepção do cassilandense de sua cidade é a de que a
administração pública precisa ser capaz de acompanhar o dinamismo da cidade. É
preciso entender que a cidade é um organismo vivo, pulsante, e uma construção coletiva
que exige contrapartidas de todos. Vivemos um período de queda na receita pública e
retração econômica, o que vai piorar no ano de 2021 por conta dos resultados negativos
advindos da pandemia do Corona vírus.
No entanto, os recursos sempre foram limitados e as carências e
necessidades em constante aumento. É preciso o engajamento de todos, no entanto a
Prefeitura Municipal precisa assumir seu protagonismo, e o gestor a liderança. E esse
engajamento, no entanto, tem uma condição: só vale a verdade. Quando o líder é
transparente e íntegro, a população se mobiliza e a mudança acontece. Por isso, a nossa
missão é oferecer uma nova liderança, com capacidade de gestão, com garra e juventude
aliada à experiência para conduzir nosso município à sua vocação de progresso e
desenvolvimento.
Eixos
Nosso Plano de Governo foi elaborado a partir 5 de importantes eixos,
aos quais enumeramos abaixo:
1- Cidade Transparente: Políticas públicas voltadas ao aperfeiçoamento
institucional e aos mecanismos de promoção da participação, como
transparência nas ações da Prefeitura que, além do Portal da Transparência,
publicar balancetes semestrais nos principais órgãos de imprensa da cidade.
Promove também o fortalecimento dos Conselhos Municipais como forma de a
população participar, efetivamente, da administração municipal.
O eixo Cidade e Transparência contemplará: Cidade Transparente: Fazenda;
Administração e Orçamento; Administração; Ouvidoria;
2- Cidade Planejada: Fluidez urbana com inteligência; infraestrutura com
sustentabilidade e acessibilidade; obras e serviços que verdadeiramente atendam
à maioria da coletividade ao mesmo tempo que contemple o planejamento para o
futuro, requalificação dos espaços urbanos para atender a todos; mobilidade
urbana com ênfase para portadores de necessidades especiais; sinalização de
trânsito inteligente; Plano de Desenvolvimento Regional para evitar
desiquilíbrio entre bairros no crescimento e desenvolvimento; atração de
investidores e apoio a empreendedores locais; cultura verdadeiramente
valorizada; turismo que contemple nossas vocações históricas e culturais;
estímulos ao bom ambiente econômico; saneamento básico e coleta seletiva;
“conecta Cassilândia” com wifi gratuito em locais públicos estratégicos;
fomento à pesquisa e a tecnologia, em parceria com institutos de ensino; entre
tantos.
O eixo Cidade Planejada contemplará: Obras; Serviços Públicos; Agência
Municipal de Trânsito; Desenvolvimento Econômico e Regional; Ciência e
Tecnologia; Subprefeituras.
3- Cidade Solidária: Políticas públicas sociais que acolha e atenda aos necessitados,
principalmente em situação de risco, em parceria com os governos Federal e
Estadual; reconhecimento e fortalecimento das entidades sociais
comprovadamente a serviço da população; fortalecimento dos programas já
existentes, com alimentação oriunda da produção do próprio município; atenção
especial para alunos em escolas municipais oriundos de famílias em situação de
risco.
Cidade Solidária contemplará: Saúde; Ação Social.
4- Cidade Inteligente: Integração de todos os setores da Prefeitura às modernas
tecnologias da atualidade. Ações principalmente em pastas como Saúde,
Educação, Ação Social, Defesa do Consumidor serão otimizadas com tais
medidas, dando celeridade e credibilidade ao trabalho. Para os casos necessários,
serão elaborados e oferecidos aplicativos para facilitar a utilização e integração
dos usuários dos serviços públicos de Cassilândia.
5- Cidade da Educadora e Cultural – Transformar nossa cidade como referência de
Educação e Cultura é o objetivo principal das ações elencadas aqui. Fortalecer a
Educação básica, apoiar a Educação média (de responsabilidade do Governo
Estadual) e firmar parcerias com o Ensino Superior disponível no município se
torna prioritários. Aproximar a Administração Municipal dos sindicatos e
associações de professores, bem como de Associação de Pais e Mestres pode
facilitar o caminho à medida que ouviremos as reais necessidades da
comunidade escolar. A grande meta é alcançar índices ainda maiores no IDEP,
com a inclusão de matérias, de forma transversal, como música, robótica,
informática e outras ferramentas inclusivas.
Na Cultura, é momento de nossa cidade recuperar e valorizar sua história e não
entender a Cultura apenas como realizadora de eventos, shows ou oficinas (que
devem, sim, serem realizados), e que se trata principalmente de uma poderosa
ferramenta de educação e de recuperação, afirmação e manutenção do auto
estima de um povo, e assim será encarada. Além disso, já passa da hora de
investigar, valorizar e recuperar monumentos históricos para que se preservem
para as gerações futuras.
Na Comunicação Social, a Prefeitura de Cassilândia; além dos formais trabalhos
de divulgação de ações institucionais, cerimonial, eventos e de publicidade
relativas à municipalidade terá também a incumbência de promover a
comunicação interna entre todas as Secretarias e departamentos da
administração, criando canais que facilitem o fluxo e democratização de
informações, como por exemplo, criação de canais internos que promovam
informações, dicas de segurança de trabalho, informações relativas à legislação e
ações e eventos da Prefeitura Municipal, entre outras.
Cidade Educadora e Cultural contemplará as pastas de Educação, Cultura e
Comunicação.
Secretarias e departamentos:
A seguir, passamos a detalhar as propostas para as pastas que fazem parte
do organograma da Prefeitura Municipal de Cassilândia. A divisão das pastas não
significa que cada uma comporá uma Secretaria Administrativa e algumas delas
poderão, e deverão ser integradas em uma única unidade administrativa.
1- Saúde:
a) Ampliação do atendimento no Centro de Especialidades Médicas, com
credenciamento de médicos especialistas nas principais áreas da medicina para
atendimento da população sem a necessidade de encaminhamento para outros centros;
b) Implantação nos PSF’s de sistema de agendamento de consultas e outros
atendimentos médicos;
c) Ampliação do atendimento do CEO – Centro Especial de Odontologia
(atendimento de prótese dentária – dentaduras);
d) Ampliação do atendimento do CAPS;
e) Reabertura do Centro de Fisioterapia;
f) Ampliação da farmácia básica;
g) buscar conveniar a Santa Casa de Misericórdia de Cassilândia com o Hospital
da CASSEMS;
h) Zerar a fila de espera por cirurgias eletivas através de mutirão da saúde;
i) Garantia de estabilidade do Agente Comunitário de Saúde;
j) Viabilização da construção de um novo prédio para a Santa Casa de
Misericórdia de Cassilândia, em área pertencente ao município e já com infraestrutura
necessária, tais como: asfalto, rede de água e esgoto e iluminação pública.
2 – Educação:
a) Conclusão das obras da Escola Adriele, com implantação da escola militar em
convênio com o Comando da Policia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul;
b) defender e apoiar a implantação de novos cursos superiores na FIC/FAVA e
UEMS, tais como Direito, Medicina Veterinária, entre outros;
c) Ampliação e reforma de Creches possibilitando atendimento da demanda de
forma a possibilitar que a criança seja atendida o mais próximo possível de sua casa;
d) dotar todas as escolas com salas de informática, TV digital, retroprojetor e ar
condicionado;
e) Readequação da frota do transporte escolar, com vistas a atender o
crescimento da demanda de alunos da zona rural;
f) Desenvolver estudos para implantação de Escola Polo no Bairro Seringueira
para beneficiar os filhos dos seringueiros, encurtando o caminho para a escola;
g) Valorização do profissional da educação com cursos de qualificação;
h) Revisão do Plano de Cargos e Carreira do Magistério;
i) rever os valores pagos por Quilômetros Rodados aos Perueiros do transporte
escolar, proporcionando um ganho real que possibilite a melhoria na qualidade dos
veículos, renovação da frota, segurança no transporte e melhoria na qualidade de vida
desses profissionais.
3 – Geração de Emprego e Renda:
a) Apoiar de forma direta a empresa Seringal, oferecendo condições ideais para
o início da coleta do látex;
b) Apoiar a implantação da indústria de beneficiamento da borracha no
município, como forma de geração de emprego e renda;
c) Agilizar o leilão do Armazém da CIBRAZEM (CONAB) para receber
investimentos privados para armazenar a produção de grãos da região, aumentando a
mão-de-obra de trabalhadores;
d) Apoiar a reabertura do Frigorifico do Galheiros, para a criação de empregos;
e) Incentivar as empresas já instaladas no município para ampliação de seus
negócios com o fim de aumentar a geração de emprego e renda;
f) Travar uma luta permanente para a viabilização de novas empresas para o
município, para gerar emprego e renda;
g) Estabelecer parceria com comerciantes e empresários local, com a finalidade
de intervir junto as instituições bancárias para viabilizar a liberação de recursos com
juros competitivos para capital de giro pós pandemia do covide-19;
h) Apoiar e incentivar os produtores rurais na diversificação de suas atividades,
visando a expansão da agricultura, com plantio de milho, algodão e soja, como forma de
ativar a economia do município e aumentar a geração de empregos;
i) Apoiar a Empresa Pluma Agroavícula, visando a implantação de aviários para
engorda de frangos no município, com vistas a implantação do Frigorífico de abate de
frangos na cidade, com a finalidade de gerar centenas de empregos;
j) incentivar a produção de leite, com apoio na reforma de pastagens, formação
de plantel de gado leiteiro com o fornecimento de embriões e sêmens, ofertando uma
assessoria técnica especializada para transformação e ampliação da bacia leiteira do
município;
k) Incentivar a implantação de tanques para criação e engorda de peixes no
município. Fornecer Assistência Técnica; máquinas para perfuração de tanques; Apoio
para implantação de fábrica de ração; e destinação e doação de área para construção de
frigorífico de abate. (a Tilápia é um excelente negócio. Tanques em 1ha produz 50.000
peixes, ou seja 40 mil kg por hectare, renda de 200.000 mil brutos p/hectare, sobra para
produtor de 30% à 40%, ou seja de 60 a 80 mil reais líquidos – a cada 7 a 8 meses);
l) implantação de projetos para o Jovem Aprendiz, com reforço escolar e
inserção no mercado de trabalho.
4 – Orçamento e Administração:
a) estabelecer nos primeiros dias de mandato, em conjunto com os servidores,
um amplo estudo para Valorização do funcionalismo público municipal, com plano
permanente de qualificação profissional e revisão do Estatuto dos Servidores;
b) disponibilizar toda estrutura jurídica na defesa dos Agentes Comunitários de
Saúde que ainda não dispõe de segurança no emprego apesar dos mais de 20 anos de
trabalho ininterrupto para o município;
c) instituição do auxílio alimentação para o servidor público municipal.
5 – Obras:
a) Manter as ruas da cidade em perfeitas condições de trafegabilidade através de
recapeamento de asfalto e reparo de meio fios e cruzamentos de vias;
b) criação de equipes de tapa buraco, como forma de realização imediata com
serviços de boa qualidade;
c) reforma de escolas, reforma e ampliação de creches e demais prédios
próprios, mantendo em perfeitas condições de limpeza, uso e funcionamento;
d) Implantar projeto de apoio aos proprietários de casas e terrenos para
construção de muros e calçadas, mantendo a cidade limpa e bem cuidada;
e) Construção de Avenida na Rua Candido Barbosa Dias, com início na ponte do
córrego cedro passando pela Feira do Produtor até a saída para a cidade de Paranaíba;
f) Conclusão das obras margeando o córrego Cedro, com a construção de pistas
de caminhada e urbanização da região, integrando definitivamente o centro da cidade
aos bairros;
g) construção de Lago com pistas de caminhada e quadras poliesportivas na
continuidade da Avenida Juraci Lucas, transformando aquela região em ponto turístico e
de prática de exercícios físicos;
h) Interligação e urbanização da Avenida do Jardim Minas Gerais, com a
construção de pistas de caminhada;
i) construção da praça pública do Jardim Minas Gerais, ampliando a área de
lazer para os moradores daquela região;
j) modernização da praça pública do Jardim Laranjeiras, com arborização,
construção de chafariz, construção de vias internas, reforma implantação de bancos,
melhorias do parque infantil e modernização da iluminação pública;
k) conclusão das obras do Balneário da Vila Pernambuco, transformando aquela
região da cidade em uma das principais áreas de lazer e entretenimento da cidade;
l) asfaltamento de ruas de Bairros onde não existem esse benefício;
m) Revitalização da Avenida JK – na Vila Pernambuco (recapeamento do asfalto
instalação de luminárias dos dois lados da via em toda a sua extensão), tendo em vista
que a Avenida JK se transformou num importante ponto comercial e de convivência
social da cidade;
n) Implantação de projeto de energia solar para atender a demanda de todos os
prédios próprios da prefeitura municipal, proporcionando economia de recursos ao
município para utilização em outros projetos;
o) Urbanização da Avenida do Jardim Oliveira;
p) revitalização da Praça São Joaquim, na Vila Pernambuco;
q) implantação do Parque Ecológico do Salto, com obras de infraestrutura,
parques, quadras esportivas, lago, piscinas naturais, tirolesas, ponte pensa para
observação da cachoeira;
r) revitalização do museu do salto preservando a história daquele local;
s) melhorias na infraestrutura do Projeto Conviver para ampliação do
atendimento a melhor idade;
t) construção de área de Lazer no Distrito de Indaiá do Sul aproveitando as
belezas naturais do córrego na entrada do Distrito. (Construção de chalés,
churrasqueiras, instalação de água, sanitários, pontes para contemplação, piscinas
naturais).
6 – Abastecimento de água e esgoto:
a) Transformar o Departamento de Água em Autarquia Municipal, de forma que
todos os recursos obtidos com a água sejam revertidos para as melhorias do sistema;
b) Manutenção de estoque de materiais para pronto atendimento das
necessidades da água, assim como aquisição de bombas reservas, para substituição em
caso de defeitos, acabando com a falta de água na cidade;
c) Implantação de sistema eletrônico capaz de identificar possíveis vazamentos
na rede de abastecimento de água, para que os reparos sejam realizados de forma
imediata, evitando a falta de água;
d) Montar equipes para atendimento no centro e em todos os bairros da cidade
para reparos no asfalto de forma que um corte para reparação na rede de água seja
reparado de imediato, com serviço de boa qualidade;
e) Construir rede de esgoto sanitário com recursos oriundos do pagamento das
contas de água, e daqueles obtidos junto a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA;
f) Construir uma nova Estação de tratamento de esgoto que atenda todas as
regiões da cidade;
g) Criar equipes diferenciadas para atendimento de ligação e religação de água,
reparos de vazamentos, tapa buracos, para atendimento imediato nos diversos bairros da
cidade;
h) Sempre que possível, as redes de esgoto e de canalização de água serão
instaladas nas calçadas evitando o corte do asfalto na eventualidade de necessidade de
reparos nas redes de água e esgoto, barateando o sistema de manutenção dos serviços;
i) Solucionar de forma definitiva o problema da falta de água na cidade, com
investimentos de todos os recursos da água no próprio sistema;
j) manter taxa com preço justo de forma a não penalizar os consumidores;
k) Implantar a Tarifa Social para famílias de baixa renda e com baixo consumo
de água.
7 – Agricultura e Pecuária:
a) Investir os recursos pagos pelos fazendeiros pelo FUNDERSUL nos reparos,
levantamento e cascalhamento de estradas, como forma de facilitar o escoamento da
produção do campo para a cidade, bem como facilitar o transporte de insumos como
calcário, adubos, sementes, rações para os produtores rurais;
b) Investir recursos do FUNDERSUL na reforma e construção de pontes e mataburros, como forma de facilitar a circulação nas vias rurais, e incentivo à produção,
visando o aumento de empregos e fixação do homem no campo;
8 – Questão fundiária e Habitação:
a) Implantar projeto para auxiliar beneficiários de lotes de terrenos urbanos na
construção de suas moradias;
b) Implantar projeto para auxiliar proprietários de lotes urbanos de baixa renda
para construção de moradia no seu próprio terreno, em bairros já urbanizados;
c) Construção de casas populares em parceria com os Governos Estadual e
Federal;
d) realizar a regularização fundiária de bairros já implantados, possibilitando que
seja expedida escritura pública aos proprietários;
e) implantação da indústria pública de placas de muro para auxiliar os
proprietários de lotes de terrenos urbanos a fechar os seus imóveis tendo como
contrapartida a construção de calçadas, com o objetivo de urbanização da cidade;
9 – Mulheres e Direitos Humanos:
Implantação da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, como forma de
proteger a população feminina da violência e as populações mais fragilizadas.
10 – Cultura:
Fortalecimento do Departamento de Cultura da cidade como forma de resgatar e
preservar nossa memória, apoiar os artistas locais e realizar eventos culturais como
forma de agregar as pessoas pela cultura e a arte.
11 – Esportes:
Estruturar a Secretaria de Esportes do município como forma de buscar novos
talentos no esporte, bem como organizar eventos esportivos.
12 – Ciência e Tecnologia:
Buscar condições para a implantação de um grande projeto de inclusão digital,
em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal através de Emendas
Parlamentares para implantação de redes de wifi gratuitos em praças e escolas.
13 – Segurança:
a) Ampliação de convênio com o Conselho da Segurança para investimento no
sistema de monitoramento eletrônico nos pontos principais da cidade, como também,
para contratação de policiais nos períodos de folgas para manter o policiamento
preventivo contra roubos e furtos no comércio local, na porta de colégios e nos bairros
da cidade;
b) Apoiar e gestionar junto ao Governo do Estado para construção de novo
prédio da Delegacia de Polícia, visando melhorar as condições de trabalho do agente de
segurança e consequente melhoria das condições de atendimento da população;
c) Empreender gestão junto ao Governo do Estado para renovar e ampliar a frota
de veículos e Motocicletas das Policias Civil e Militar, sempre que necessário;
d) Empreender gestão junto ao Governo do Estado para retirada do Presídio do
centro da Vila Pernambuco;
e) Empreender gestão junto ao Governo do Estado para aumento do contingente
das Policias Civil e Militar, com vistas ao aumento da população flutuante com o início
da colheita da Seringa;
f) Instalar Unidade do Corpo de Bombeiros na cidade;
g) firmar convênio com o DETRAN-MS para sinalização de trânsito em todas as
vias da cidade;
h) firmar convênio com o DETRAN-MS para implantação de aulas de educação
de trânsito nas escolas públicas.
Além das tradicionais e fundamentais pastas que sustentam a
administração e atendem a contento a população, nossa administração também lançará
mão de ferramentas e projetos inovadores e que possam adequar nossa cidade aos novos
e contemporâneos tempos, sempre de olho no futuro, construindo no presente, de forma
democrática e inclusiva, tais como:
1 – Agência Municipal de Projetos e Atração de Investimentos: equipe de
profissionais capacitados para elaboração e confecção de projetos, que trabalhará com a
convocação de técnicos das diversas secretarias, de acordo com o projeto a elaborar,
coordenados diretamente pelo Gabinete do Prefeito. Posteriormente, com projetos
prontos, a administração buscará recursos externos (Governos Federal e Estadual,
iniciativa privada e terceiro setor) para sua viabilização.
2 – Agência de Economia Criativa: Cassilândia pode e deve, se tornar uma potência da
economia criativa. Temos condições de oferecer produtos culturais de ponta, confecções
populares, produtos artesanais alimentícios, ao mesmo tempo em que desenvolvemos
políticas que os tornem competitivos. Para isso, se dará a criação do Programa de
Fomento da Economia Criativa (CriAtiva) de Cassilândia.
3 – Projeto Viva a Juventude! – Para atenção e atendimentos aos jovens em situação
de vulnerabilidade social oferecendo, entre outros atendimentos públicos, formação em
programação de computadores, aspectos diversos da produção cultural, gastronomia,
entre outros, para formar e encaminhar o jovem no mercado de trabalho mais dinâmico,
em parceria direta com a Agência de Economia Criativa. O Viva a Juventude! também
atuará junto às demais políticas de prevenção contra o combate as drogas e a violência,
bem como iniciativas de intervenção urbana para a segurança.
4 – Guarda Municipal: Atualmente, é mais que urgente a importância dos municípios
no contexto da Segurança Pública, e nossa cidade não pode ficar à margem desse
processo. A União e o Estado, hoje, não comportam mais, sozinhos, tamanha
responsabilidade no que diz respeito à ordem pública e a preservação do patrimônio.
Segurança Pública não é apenas questão policial, mas sim de responsabilidade de todos.
Por isso, a criação da Guarda Municipal de Cassilândia (GMC), com
profissionais concursados – gerando, inclusive, novos empregos para o município, e
devidamente treinados dentro das normas e regulamentações da Segurança Pública
nacional e estadual.
A cidade e o cidadão como protagonistas da retomada do progresso.
Nenhuma dessas propostas, todavia, terá máximo desempenho sem o
envolvimento ativo da população, de entidades e do setor privado. Os problemas da
cidade, afinal, são de todos nós.
Para que o gestor público possa acionar este manancial de ideias e
talentos, é preciso inverter a lógica atualmente em vigor na prefeitura de Cassilândia. A
receita é confiar, pactuar e cumprir, e principalmente, não ter preguiça de trabalhar.
Nossa cidade tem vocação para o trabalho, e não comportará mais administradores que
negligenciam nossos talentos.
Só com a reconquista cívica do que é público, iremos de fato, melhorar a
qualidade de vida na cidade. Aproximar a relação do cidadão com a prefeitura implica
essa conscientização. O papel do prefeito? Dar o impulso que queremos e merecemos.
Responsabilidade do Rodrigo.
Minha trajetória, todos já conhecem. Nasci nessa terra, sou filho de
Cassilândia, me formei em Direito. Atuei em Brasília na Câmara dos Deputados, onde
ajudei a trazer recursos para nossa cidade, mas é em Cassilândia que escolhi viver, criar
minha família e trabalhar.
Como vereador, trabalhei muito e, assim, conheci profundamente os
problemas estruturais da cidade. Por isso, conheço e aceito as responsabilidades do
homem público, sobretudo nesse momento de desacerto e ansiedade. Acredito no
trabalho e tenho fé no futuro e tenho a certeza de que Cassilândia é a melhor cidade do
Brasil para se viver.
E é com esse espírito democrático e empreendedor e pronto para o
diálogo com todos os setores de nossa sociedade – afinal, ninguém é dono da verdade e
senhor de todas as soluções, que me coloco à disposição de minha cidade e minha gente.
Ser escolhido para liderar a construção desse novo tempo de mais progresso, mais justo
e digno, será uma honra e também um enorme desafio. Eu acredito que as pessoas
podem ter uma vida melhor. O que agora apresento é o Plano de Governo que me
comprometo a implementar, caso Deus me permita ser o escolhido pelos eleitores de
nossa querida Cassilândia, e a cada cidadão cassilandense, que dedico essas ações.
Obrigado e que Deus nos proteja e ilumine.

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